Como plantar manjericão

1.3.10 dona perfeitinha 14 Comentários

E o final de semana, gente? Tivemos tantas chuvas e caos por aí (principalmente por mais um terremoto terrível - agora no Chile) que é difícil falar do nosso mundinho particular, mas espero que o desespero passe e a esperança chegue sempre de volta àqueles que por algum motivo a perderam.

Vim mostrar e dar a dica de conservar o manjericão em vaso com água:

A primeira foto trás um ´apanhado´ de manjericão - hastes e folhas - colhidos no dia já em vaso com água. É assim que fazemos aqui em casa. Quando não temos o manjericão em vaso, trazemos um pouco do quintal da casa da minha sogra e colocamos na água para que fique sempre hidratado e fresco. Dessa forma, podemos usar durante toda a semana (e é só ir completando ou trocando a água todos os dias).


E quando sobra manjericão depois de uma semana na água, plantamos as hastes em vasos e aguamos todos os dias. Algumas vão pra frente, outras não. Mas se fazemos isso sempre, nunca ficamos sem essas folhinhas que tanto adoramos pra acompanhar pizzas e massas:


Antes de colocar na terra, debastamos um pouco as folhas - gosto de deixar só as pequeninas do topo, para que seja mais fácil desenvolver e criar raízes (já que folhas grandes sugam mais água da terra):

E aí é só colocar na terra e regar todos os dias. Os galhinhos que secarem devem ser retirados. O legal é sempre plantar bastante e esperar a formação de um arbusto cheio e com uma altura mediana pra colher.

Esse deu certo... depois de uma semana:


14 comentários :

  1. Oi, Talita, aqui em casa usamos mto manjericão pque faço bastante molho de tomates. Como tenho quintal, o manjericão vira um arbusto com um metro de altura, às vezes vou desbastá-lo para conter o crescimento e fico com dó de jogar os galhos cheios de folhas bonitas e coloco na água como enfeite na cozinha. Assim tbém ficam à mão qdo vou cozinhar. Depois de algum tempo na água, criam raízes, então planto em saquinhos ou caixinhas de leite e ofereço as mudas aos vizinhos e às visitas.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tânia,

    Os da minha sogra são arbustos também! E ela faz o mesmo que você... Espera dar raízes pra plantar, mas funciona bem plantando como orientei nas fotos também... Mas não é a maioria que desenvolve como quanto as com raízes, né?
    Adorei seu recadinho. Ajudou bastante!

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  3. Talita,
    Adorei a dica, parece meio bobo da minha perte, mas eu não sabia como se plantava, achei super fácil e vou tentar.
    bjos
    Alcione Vequione.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica , so nao sei como eu vou arruma, um galhinho de manjericao,nao conheco um pessoa se quer que tenha um pe de manjericao ....

    beijoss

    adora todas suas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Oi tatá... qdo faço alguma muda, retiro todas as folhinhas do galho, tanto as secas qto as verdinhas, dizem q aumenta as chances da muda vingar... e sempre dá certo...
    BJOKAS

    ResponderExcluir
  9. Oi Talita !
    Eu não digo que você é perfeita em tudo , que boa ideia. Fico á espera todos os dia para ver suas dicas.
    Beijos
    Xanó

    ResponderExcluir
  10. oi Talita!
    adoro manjericao tambem.
    ainda to pra plantar uma muda...
    dia vinte e cinco foi niver da minha irmã, fiz aquela massa de pizza que vc postou. Todos aprovaram!
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Menina eu adoro esses temperos naturais, dão um toque todo especial nos meus quitutes!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Qrida D.a Perfeitinha!

    Agradeço suas dicas e o cuidado com o plantio do manjericão. Só quem é da alta culinária doméstica como nós, é que sabemos dar valor a essa folhinha maravilhosa!!

    Obrigada!!

    Josy

    ResponderExcluir
  13. Talita, adorei o blog, pricipalmente a história do manjericão, que eu amo de paixão! Costumo dizer que na minha cozinha não pode faltar: alho, tomate e manjericão! Depois lhe mando uma receitinha simples que amo fazer! abraços...Léa

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Talita, dica utilíssima. Plantei hoje as hastes, acho que vai dar certo!!
    Obrigada. Abraços!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com