"Eu sou o mensageiro" de Markus Zusak: LIVRO - e apresentação minha em vídeo

by - 13.3.10

Esse é um vídeo bem amador... mas ficou muito digno, simples como eu queria que fosse o primeiro. Até pensei em fazer um melhorzinho, mas deixei pra uma próxima vez. Basta o primeiro pra gente criar interesse e ir aprendendo, não é?
Aqui estou pra me apresentar pra vocês, mas não esperem muito, tá? Sou melhor na escrita que na fala (rs) e por isso mesmo resolvi só dar um oi e mostrar o livro que indico hoje. Deixei a resenha pro texto que segue e gostaria que relevassem os errinhos que cometi em frente à câmera, especialmente a leitura do sobrenome do autor que fiz errada: reparem que li "Suzák"... (não podia passar sem ao menos uma, duas ou três mancadas - rs). Achei bem difícil imaginar vocês aí me assistindo e, ao mesmo tempo, bateu minha timidez nata que talvez justifique a voz baixa, tão baixa que talvez seja necessário que fechem portas e janelas pra conseguirem me ouvir. Desculpa aí... prometo que no próximo vídeo uso a filmadora digital e melhoro a qualidade da ´película´... Enquanto isso, aqui estou com a cara, mas nem tanta coragem assim:


Deixo pra vincular ao You Tube algum próximo vídeo relevante. Esse fica só aqui no dona perfeitinha pra que a minha contribuição na lixeira virtual não seja tão grande, tá?

´Eu sou o mensageiro´ é simplesmente o melhor livro que li nos últimos tempos. Me impressionou, me assustou e me encantou. É o primeiro livro do autor que leio e agora quero ler mais, muitos mais. Acho o máximo descobrir do nada bons autores como esse. Ele tem algo de especial e diferente no narrar dos fatos. Não é algo informativo, mas incorpora de forma fantástica a intriga e o processo de auto conhecimento do personagem. Cria em nós uma curiosidade enorme, mas mais ainda uma vontade de análise dos nossos próprios atos. Enquanto o personagem principal, um rapaz inteligente, mas acomodado, é levado a ajudar pessoas das formas mais variadas e estranhas: complexas ou simples, dolorosas ou alegres, traumatizandes ou não, nós leitores vamos nos deliciando com a transformação no comportamento e nos pensamentos desse herói. Um herói para outros e para si mesmo que ele vai descobrindo aos poucos. As cartas de baralho que recebe com nomes ou dicas de quem deve ajudar parecem, no início, uma punição, já que sua vida está em risco caso não cumpra as ordens de sabe-se lá quem. E no texto há frases marcantes, há falas incríveis, há muito pra gente se emocionar... e ainda há amor, saudade, segredos e mágoas ocultados. É um grande livro, sem dúvida. Por mais que seja escrito por homem, com personagem principal masculino, alguns livros como esse às vezes me parecem feitos para agradar a alma feminina. Mas não que seja feminino... é humano e simplesmente isso. O fato é que o ser humano deve sempre seguir bons exemplos... e eis um bom livro pra nos passar uma mensagem assim.

Tenho que transcrever essa parte que é linda (acho até que foi isso que me deu um empurrãozinho pra decidir fazer o vídeo de apresentação junto com a resenha- pensei em todos vocês que passo a conhecer um pouquinho através do dona perfeitinha...):

"(...)
Às vezes as pessoas são bonitas.
Não pela aparência física.
Nem pelo que dizem.
Só pelo que são."*
 
* Markus Zusak, Eu sou o mensageiro, 2007,  p.199.


You May Also Like

31 comentários

  1. Aline (aline@josedossantos.com.br)13 de março de 2010 10:07

    Talita,,bom dia!

    Acompanho seu blog diariamente, e tento me inspirar em você pra ser boa esposa..boa mãe..e boa dona de casa, nas horas vagas.
    E gostaria de te pedir uma dica, sobre livro, filme...ou alguma coisa que possa me ajudar nas peripércias da minha menina de 5 anos, que é uma pimenta, muito nervosa, estressadinha, e que tem me feito perder a paciência.
    Até choro ao vê-la dormir,e pensar que até 10 minutos atrás briguei tanto com ela.Eu quero muito mudar, e preciso muito de ajuda.
    Sei que a "atmosfera" lá de casa, contribui para que ela fique assim, mas quanto à isso eu nada posso fazer. Estou querendo ir de contra-partida para me ajudar e faze-la mais feliz e segura.

    Te admiro muito.

    beijão.

    Aline Nicácio - Ubá-MG

    ResponderExcluir
  2. Ficou fera o vídeo, Tá!! E vc bem lindona! ;)
    Está aprovado, pode fazer outros! rsrs.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita,

    Adorei o seu primeiro vídeo!

    Vc se saiu mto bem! Te admiro mto e leio seu blog todos os dia. Acho que já lhe disse isso. E vc é mto bonita tb!

    Parabéns!

    Bjos.

    Marisa.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, como vc é bonita, já tinha percebido isso mas agora tenho certeza.
    Gosto demais das experiências que vc passa para nós leitores e agradeço a esse bom coração que gosta de dividir a sabedoria de vida.
    Realmente o som do vídeo ficou muito baixo, e para o primeiro vc foi dez!
    Com o tempo, de tanto fazer, essa timidez aparente que percebemos no vídeo vai passar.
    Bjão e sucesso

    ResponderExcluir
  5. Olá Talita

    Adorei o seu video , vou ficar á espera de ver mais , eu estou sempre dando os parabéns a você , mas tem que ser , você é mesmo perfeita , muitooooo bonita . Beijos grandes sa Xanó

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindo seu primeiro vídeo,vc é linda, pode ter certeza, e fazer mais videos, vou ver novamente no meu trabalho segunda feira pois aqui do note não consegui ouvir a sua voz, ficou muito baixinho. bjssss

    ResponderExcluir
  7. Ei Talita!
    Menina, parabéns pelo vídeo. Você é muito linda, meiga e delicada. Mas antes de falar mais, quero pedir desculpas... li todo o seu texto em que vc pedia opinião no final e não dei, no próximo post vc agradeceu e eu perdi a chance de ser lembrada por vc... (snif, snif...) Brincadeira. Mas olha, estou mais encantada ainda por sua figura, sua pessoa encantadora.
    Agora que já elogiei, vou te dar uma dica, posso? Conhece o site www.trocandolivros.com.br? Eu estou iniciando nele mas já fiz boas trocas... mandei e recebi bons livros, em perfeito estado. Não sei se vc costuma aplicar o desapego neste sentido. Eu era muito apegada mesmo, mas com o tempo, nossas prioridades mudam, os gostos idem. Estou lendo e repassando... Eu tenho "a menina que roubava livros" e estou lendo aos pouquinhos. A leitura é muito gostosa mesmo. Se conseguir esperar, quando eu terminar, te mando... ou entra no site e faz uma troquinha...
    Beijos e excelente final de semana lindinha.
    Fabiana

    ResponderExcluir
  8. Oi Talita,
    Tdo bem? É a primeira vez que comento no seu blog, mas tem um tempinho que o acompanho "secretamente" rsrs. Achei legal o video. Não sabia que vc era tão tímida, mas achei ótima a iniciativa. Parabéns!
    Parabéns também pelo blog que sempre me inspira a ser uma pessoa melhor.
    Bjs
    Lúcia
    luciadnt@yahoo.com.br

    p.s. Eu soube através de vc do sorteio da Almira do blog Livro e Arte. Me inscrevi, e não é que ganhei o cachecol? kkkk Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Oi Talita,
    Tdo bem? É a primeira vez que comento no seu blog, mas tem um tempinho que o acompanho "secretamente" rsrs. Achei legal o video. Não sabia que vc era tão tímida, mas achei ótima a iniciativa. Parabéns!
    Parabéns também pelo blog que sempre me inspira a ser uma pessoa melhor.
    Bjs
    Lúcia
    luciadnt@yahoo.com.br

    p.s. Eu soube através de vc do sorteio da Almira do blog Livro e Arte. Me inscrevi, e não é que ganhei o cachecol? kkkk Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  10. ADORO!!! Nem preciso falar que amei o video... tava com saudade de te ver e ouvir sua voz ao mesmo tempo...rs... ;)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  11. adorei o vídeo, só não consegui ouvi-la... parabéns pela iniciativa, seu blog é muito legal, criativo e possui inúmeras dicas importantes! beijos. Mendes, Uberaba-MG

    ResponderExcluir
  12. Marisa,

    Que bom ter um recadinho seu aqui. Fiquei toda feliz...

    Talita.

    ResponderExcluir
  13. Lívia,

    Que recadinho mais lindo você me escreveu! Adorei que disse eu ser um "coração bom" e me encheu os olhos de lágrimas... de alegria, viu? Isso porque é muito legal saber que ao escrever consigo transmitir bons sentimentos pra quem lê. Você é uma leitora especial...

    Talita.

    ResponderExcluir
  14. Xanó,
    Obrigada, tá? Fiquei sem graça, mas me fez muito bem seus elogios...

    Talita.

    ResponderExcluir
  15. Dri,
    O som ficou baixo mesmo...tomara que consiga ouvir... obrigada pelo carinho, tá?

    Talita.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Fabiana,

    Como poderei esquecer um recadinho tão lindo como esse? Fiquei muito feliz com tantas palavras lindas e agradeço de coração pelo carinho. Quanto ao site, eu conheço, mas sempre fico pensando se o frete não vai ficar o preço do livro... Eu tenho total desapego com meus livros. Gosto de emprestar todos - inclusive já está com minha cunhada o ´eu sou o mensageiro´ porque ele é maravilhoso! Quem sabe a gente não troca, então? O seu pelo meu? Mas acontece que esse já vou emprestar pra mais duas pessoas da família e mais uma amiga e acho que vai demorar tê-lo de volta. Mas quem sabe um outro título?

    Talita.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lúcia,

    Eu vi sua fotinha lá... Achei linda! Que sorte ganhar um cachecol da Almira, né? Ela faz cada um mais lindo que o outro e o seu é incrível. Ganhei um lindíssimo também dela. Ela é uma amiga da blogosfera muito especial.

    Adorei que tenha me deixado um primeiro recadinho. Com o tempo vou me abrindo mais e tenho certeza que os vídeos vão ficando mais naturais.

    Talita.

    ResponderExcluir
  18. Naná!
    Sinto saudade de te ver também... a gente vai ter que combinar de visitar uma a outra, viu? Obrigada por me deixar um oi aqui.

    Talita.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do vídeo, você passou a imagem de uma pessoa tranquila. Te achei muito jovem pela maturidade que demonstra em seus escritos. Parabéns e esperamos pelos próximos!
    Ah! Adorei a resenha do livro, fiquei com vontade de ler! Fui uma leitora costumaz por toda a vida, mas, há cerca de dois anos, tive uma crise depressiva e nunca mais consegui me concentrar na leitura. Como lia bastante, tinha bagagem para escrever e adorava fazê-lo. Blogar tem me ajudado a voltar lentamente a esses hábitos que lamento muito ter perdido, mas meus posts ainda são breves e sofro para conseguir ler um texto longo.Seu estilo tem conseguido me prender e estou lendo até o final, o que significa uma grande vitória para mim. Obrigada por você existir e se expressar aqui!
    boa semana, beijo

    ResponderExcluir
  20. Talita
    Eu já vi este moço em algum lugar.
    Na TV abera contando histórias para as crianças. Será que estou confundindo?
    Vou comprar o livro.
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  21. Eu não escutei nada porque aqui em casa o som está baixo.
    Parabens minha amiga
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  22. Eu estou acabando de ler esse livro, ele é incrível, muito reflexivo. Sua resenha ficou excelente, parabéns.
    Nana

    ResponderExcluir
  23. Obrigada, Nana,
    Bons livros como esse sempre me inspiram.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  24. Estou lendo "A menina que roubava livros" e simplesmente me apaixonei pela escrita, pela linguagem, pela historia... Enfim, agora sei que preciso de mais historias desse autor, preciso respirar mais suas palavras... Otima recomendação, ta aqui a minha, leiam também a menina que roubava livros. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Estou lendo o A menina que roubava livros. É bem diferente, mas muito bom também.

    Talita.

    ResponderExcluir
  26. Oi! Me chamo Danilo, li EU SOU O MENSAGEIRO, de Markus Zusak.

    E é muito bom! Concordo com tudo o que você disse. Pra mim também foi um dos melhores livros que já li, gostei muito do desenrolar da história e da ajuda que o Ed dá a outras pessoas.

    Achei muito original essa história, estranhei a linguagem no inicio mas depois acostumei.

    Eu digo, sou homem, dificil de chorar, mas me emocionei com a historia deste livro.

    Gostei tanto que to vindo em páginas na internet para elogiar, e isso eu nunca fiz pro outro livro.

    LEIAM GALERA, VALE A PENA!

    Belo blog!

    ResponderExcluir
  27. Oi adorei seu blog, vc é linda hahahm, mas enfim eu acabei de ler o livro e adorei, mto, mto bom, a Menina que Roubava Livros também é otimo...eu indico pra qualquer um, apesar de abordagens diferentes o contexto é mto interessante.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Danilo,
    Obrigada pela contribuição, o livro é mesmo muito bom.

    Olá,
    Obrigada também pela sugestão. Também achei totalmente diferentes os dois livros.

    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.