"dar asa a" X "dar asas a" X "dar azo a"

by - 19.4.10

Popularmente usamos expressões das mais variadas em nossas conversas. E acho gostoso usar a nossa língua de forma divertida e diferente sem deixar de falá-la corretamente. Aos poucos, ao longo de leituras, pesquisas e acasos, vamos conhecendo e aprendendo cada dia mais um pouquinho do nosso vasto vocabulário.

Quem nunca ouviu a expressão 'dar asa a cobra´?

Apenas tem gente que diz 'dar asas à cobra' e, neste caso, não fica correto.


Dar asas à imaginação, tudo bem... está corretíssimo! Mas dar asas à cobra, não faz sentido. Literalmente imaginamos a cobra voando, mas isso é literatura, é ficção. A expressão correta é "não dê asa a cobra!", no mesmo sentido de "não dê asa a este rapaz, pois ele é um malandro". Dar asa significa dar intimidade, dar confiança. Portanto, não deem asa a qualquer cobra, tá bom? Ah! E nem mesmo dê à cobra azo. Azo significa motivo, ocasião. Dar azo à cobra é dar motivo a ela de dar o bote, seja ela uma cobra mesmo ou alguém muito cobra, rs. Portanto, não deem nem asa e nem azo à qualquer cobra, combinado? Mas usem bastante as expressões, pois são divertidas, não acham?

Mas se você insistir em dar asas, dê a quem quiser, pois na imaginação tudo acaba bem. Mas se quiser dar asas a alguma coisa de forma a fazer sentido, lembre-se que dar asas significa 'dar expansão a', ou seja, se for dar asas à sua escrita e à sua imaginação, poderá perfeitamente criar uma cobra fictícia que tenha asas e que saiba voar.

Depois de aprender o significado de azo, quis dar azo em meu texto à brincar com as palavras. E que boa ideia tive em dar asas às minhas maluquices e a estreitar nossa amizade, dando-lhes asa a ler minhas esquisitices. Adoro saber que a maioria consegue ir até o fim do texto. Obrigada.

You May Also Like

2 comentários

  1. Aprendendo coisas novas logo pela manhã...adorei e vou ensinar minhas filhotas a usar as expressões corretamente!

    ResponderExcluir
  2. oie tudo bem???
    te achei passeando pelos blog...
    amei seu blog...
    add nos meus favoritos...
    amei suas ideias...me identifiquei muito com vc...
    bjs

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.