Projeto Tamar na Praia do Forte, na Bahia

29.4.10 Talita Cavalcante 0 Comentários

Acho super proveitoso visitar as bases do projeto Tamar em todas as praias brasileiras em que ele atua. Além de nos informar mais a respeito do bonito trabalho de proteção às tartarugas, podemos conhecer algumas espécies de perto nos aquários de visitação. E assim fizemos na Praia do Forte, litoral norte de Salvador, no município de Mata de São João, na Bahia.


No dia 10 de abril, em comemoração aos 30 anos do projeto Tamar, 10 milhões de filhotes foram soltos em evento simbólico e conjunto nas 23 bases do projeto pelo país. Ao todo, 5 espécies de tartaruga que ainda se encontram em perigo de extinção foram representadas pelos filhotes nesse "dia da volta".

Essa tartaruga da foto é enorme. Acho que é a tartaruga verde que pode chegar a 350 quilos (não tenho certeza porque não tirei foto da plaquinha, mas acho que é isso mesmo, quem souber me corrija ou me embase, por favor).

Algumas simulações do tamanho que algumas espécies podem alcançar. De pé, ficam ainda mais gigantes:

Por lá também encontramos um aquário com tubarões lixa... inusitado, né? Mas atrai a galera...

O mais legal de tudo é caminhar pela praia e perceber que estamos numa praia em que o projeto Tamar atua protejendo os ninhos das tartarugas. Por toda a extenção da praia entre o hotel e a vila, encontramos vários ninhos e suas numerações. É incrível... Um dia gostaria de presenciar as tartaruguinhas caminhando em encontro ao mar... a natureza é muito linda!
 




Lindo, né?


0 comentários :

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.