Risoto de carambola e filé para acompanhar

Risoto de carambola é minha especialidade. É o top dos pratos preferidos de 3 dos 3 daqui de casa, ou seja... eu, meu marido e Sofia. Nossa princesa bate um pratão mesmo! E apesar de já ter dado uma vez o nome risoto de carambola a uma postagem antiga, as fotos eram de risoto de funghi secci e, portanto, só hoje venho publicar as fotinhas passo a passo da minha receita preferida, elaborada por nós e da qual temos o maior orgulho, rs.

Sempre digo que fazer risoto exige um ritual com o tempo quase cronometrado. Isso porque risoto não pode ficar macio demais, seco demais... enfim. E com a experiência, vamos adquirindo maestria em prepará-lo cada vez melhor. Hoje, através das fotinhas, dou as dicas de como costumo fazer para que o risoto fique perfeito, servido na hora certinha.

obs.: Segue receita para 2 pessoas

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
2 cebolas médias picadas em cubinhos
3 cubos de caldo de galinha com azeite
1,5 l de água
1/4 de xícara de vinho branco seco
3 carambolas grandes picadas em cubinhos
Queijos ralados: apenas parmesão ou parmesão e gorgonzola ou parmesão e prima donna ou parmesão e old dutch master ou parmesão e vicent ou todos esses misturados

PREPARATIVOS (fotos 1 e 2): A primeira coisa a se fazer é colocar para ferver cerca de 1,5 litro de água com 3 cubos de caldo de ´galinha com azeite´ (ou galinha ou peito de frango ou o de sua preferência). Depois, lava-se o arroz arbório, próprio para risotos (medida de uma xícara cheia para duas pessoas comerem bem).

(fotos 3 e 4): Na panela em que for preparar o risoto, refogue em um pouco de óleo a cebola picada e tampe até que ela doure e reduza. Acrescente o arroz já lavado e refogue. Desgrude o que tiver grudado na panela e acrescente um pouco de vinho branco.

(fotos 5, 6, 7 e 8): Depois que o vinho branco secar, desgrude o arroz da panela e coloque 3 conchas do caldo de galinha que já está fervendo. Misture e tampe. A panela deve ser mantida na menor trempe e com o fogo baixo.

(fotos 9 e 10): Tampou a panela, deixe ferver por um minuto e desligue o fogo. Enquanto isso, vamos preparar outros ingredientes. Como o risoto não pode cozinhar muito, mas ele incha muito rápido (absorve o líquido), colocamos apenas uma porção de caldo antes de finalizar.

Com o fogo desligado, pode-se ralar os queijos de sua preferência com calma, assim como lavar e cortar as carambolas. (Os queijos mais baratos e cuja combinação fica incrível são o parmesão e o gorgonzola. Com apenas parmesão também fica ótimo. Mas quem quiser dar uma incrementada no sabor, além dos queijos da foto considere também o Prima Donna vermelho).




Com a carambola e os queijos ralados, podemos caminhar para finalizar o jantar. O risoto pede um acompanhamento como filé de boi, mas quem é vegetariano, poderá, por exemplo, fazer bolinhos de PVT grelhados. É legal um tempero ou um caldinho tipo barbecue. Para o filé, deixe sua grelha ficar bem quente antes de colocar os bifes já temperados com alho e sal e shoyo. Não mexa! Deixe a carne grelhar e marcar e só então vire e deixe no ponto de carne que gostar, mas nunca deixe que ressequem.

Retire os bifes e faça o caldinho com um pouco de vinho branco, água e molho barbecue. A vasilha da carne poderá ter sido aquecida anteriormente para preservar a temperatura. Nesse momento, finalize o risoto. O caldo deve ter sido mantido no fogo e já está fervendo de novo, coloque mais caldo até que fique numa quantidade ideal para servir (veja fotos posteriores):

Acrescente os queijos ralados e as carambolas cortadas, misture e acrescente mais caldo se necessário:
Essa é a textura ideal do arroz arbóreo e essa é a quantidade de caldo que o risoto deve ter. É hora de todos se servirem.
Vinho tinto pra acompanhar é sempre bom!

Vai um risotinho de carambola aí?

Que tal minha receita preferida? Gostaram?

Não estamos recebendo comentários. Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com

Arquivo

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!