Aquário da prefeitura de Belo Horizonte

19.5.10 Talita Cavalcante 5 Comentários


Lembram que eu contei aqui sobre a inauguração do aquário com peixes do rio São Francisco no zoológico de BH? Quando ainda não tinha ido, tudo que lia a respeito dizia ser o maior aquário de água doce do Brasil, mas depois de conhecer, sinceramente, achei tudo um pouco estranho. Primeiro que não é um único aquário como idealizei com as informações que lia. São vários pequenos e médios aquários. O maior deles é o mais interessante, mas também nem tanto assim, já que temos que manter certa distância e com o agravante do reflexo do vidro, não dá pra ver muito. Entendo perfeitamente como deve ser difícil tentar reproduzir o ambiente do rio São Francisco em aquários de vidro e ainda controlar as malcriações de alguns visitantes, mas esperava ver mais. Um volume maior de peixes, por exemplo. Pra se ter ideia da decepção que tive, só há um cascudo no local, em um aquário de cerca de dois metros quadrados. Ele é bonitinho e fica o tempo todo de lá pra cá sugando o vidro, mas achei que encontraria mais deles, pelo menos pra um fazer companhia pro outro, sei lá. Criticar é muito difícil, mas a minha crítica aqui se deve exclusivamente a achar que se não fosse o fato de dizerem que o aquário custou 5,5 milhões de reais, eu daria a ele nota 10, já que é um lugar divertido e bonito pra se visitar. Minha filha adorou o passeio. Mas já que sei que disseram terem gasto lá esse valor, acho que muito mais poderia ter sido feito. Ainda mais sabendo que a visitação gerará uma renda boa, provavelmente bem superior ao gasto com a manutenção.

Olhem só a fila pra entrar...

Do lado de fora, fizeram um paisagismo simples, mas bem bonitinho...

Com direito a pequena cascata. Reparem no ingresso. O valor é R$5,00.

Já lá dentro, há um jardim cercado ao centro do prédio.

E nas laterais estão os aquários. Reparem na minha filha querendo ultrapassar a faixa, rs. Papai e mamãe atentos pra ensinar que não pode. O maior aquário de lá é esse mesmo da esquerda, para o qual está olhando minha filha. Acho que ele tem formato hexágono.

Esse é um aquário bem pequeno, tamanho de aquário que quem gosta tem em casa. Só peixinhos miúdos. Como não se pode tirar fotos com flash por lá na tentativa de amenizar os incômodos para os peixinhos, algumas fotos ficaram um pouquinho tremidas.
Outro aquário pequeno...

Esse já é um dos aquários maiores....

E é possível vê-los por cima onde fizeram uma ornamentação interessante, tendo até uma reprodução de uma casinha de sapé e barro. Legal, né? É o segundo andar, no topo de uma sequência de aquários. Gostei. Só torço para que ninguém jogue objetos para poluir os aquários. Tem gente que é bem capaz, né? Já que se fazem isso com a natureza de verdade, imaginem com um aquário!





Deixo claro que a visita vale a pena, minha crítica foi apenas direcionada em achar que com 5,5 milhões de reais, muito mais poderia ter sido feito, começando pelos banheiros que com pouco mais de um mês e meio de uso parecem bem antigos, sem estrutura para crianças, provavelmente problemáticos para cadeirantes, e ainda com aparência de sujo. Mas os peixinhos são lindos, gente! Tem os mais agitados, tem os quietinhos, tem os diferentes, tem os que já conhecemos de longa data por fazerem parte da nossa alimentação como carpas e tilápias, entre outros tantos que fazem da visita ao aquário bem divertida.

5 comentários :

  1. Muito legal...
    Não discordo de você...
    5,5 milhões???
    Xiiiiiiiii...rs
    Mas deixando as incoveniências de lado...aposto que a filhota adorou o passeio!!!!!!!!
    Bjo da amiga Jô

    ResponderExcluir
  2. Com esse valor tinha que ter boto, sereia....rs.....achei engraçado vc falar dos cascudos, só tinha um...rs....eu dei risada...não deveria perante sua indignação...mas vc foi engraçada....tem alguma coisa errada nesse valor, com certeza....bjks....Gil

    ResponderExcluir
  3. Que bom que voces já foram! Eu estou aguardando algum dos sobrinhos. Porque com a moçada é que é divertido!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita!
    Vc tem que conhecer o aquário aqui de Santos(SP). Interagimos muito mais com os tanques....podemos chegar bem pertinho! Segue o link para conhece-lo, mesmo que virtualmente! http://www.vivasantos.com.br/aquario/index.htm
    Tenho um filhinho de 02 anos que ama ir lá. Confesso que eu já cansei....rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Jô,
    Ela curtiu muito mesmo. Ainda mais que é dentro do zoo e depois fomos ver o gorila, as girafas, ...

    Gil,
    Só tinha um cascudo... também achei engraçado.

    Mônica,
    Não sei o que está acontecendo que até hoje não consegui te convidar pra um passeio.

    Manuella,
    Simplesmente encantador! Nunca tinha ouvido falar e o site é maravilhoso também. Super divertido. Minha filha sentou no meu colo e ficamos vendo as fotinhas, lendo sobre as atrações... Pessoalmente, achei o seu muito mais divertido que o nosso aqui... quem sabe um dia conhecemos, né?

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.