Como surgiu o salto alto?

by - 28.5.10


Reuní alguns tipos de saltos altos e os identifiquei para ilustrar essa postagem da seção 'curiosidades'. Que mulher não gosta de um salto alto, né? Eu não uso muito porque meu estilo de vida me exige mais mobilidade e conforto. Levo Sofia a tiracolo pra todos os lugares e deixo o salto alto só pra noite e pra eventos especiais, mas adoro e acho que qualquer mulher fica mais feminina usando um. Dizem que salto pra ser considerado alto tem que ter mais de 8,5 cm, abaixo são saltos médios ou pequenos, mas como é que salto alto virou mania? Quando é que inventaram esse conceito? E será que sempre foi um conceito feminino?

Tá vendo lá no topo da imagem que fiz? Aquele é um salto Luis XV que representa o início de tudo! Foi no reinado de Luis XV, na França do século XVII, que o salto alto ganhou fama. Mas apesar disso, no reinado anterior de Luis XIV, esse mesmo salto já era usado pela corte que cultuava o luxo e cujo rei, pequeno, (dizem que não chegava a 1,60m!) não abria mão dele. Mas Luis XV levou a fama e seu nome foi dado ao tal salto que lembra uma ampulheta, pois é 'acinturado'.

Mas por que será que ninguém sabe quem inventou o salto alto? Parece que ele é um artifício bem antigo na história da humanidade e até a corte de Luis XV, o salto era item exclusivo do vestuário masculino. Isso quer dizer que Luix XV até merece ter levado a fama pelo salto alto, já que foi em seu reinado que as mulheres começaram a adotar pra si essa peça que virou mania e que realmente deixa qualquer uma com um andar mais bonito, concordam?
E estilistas fantásticos foram responsáveis pela criação de outros tantos tipos de salto que adoramos, como por exemplo o vírgula, criado por Roger Vivier em 1950, na França. Parece inovador até pros dias de hoje, na minha opinião.


You May Also Like

5 comentários

  1. As coisas que eu aprendo aqui, meu Deus,umas giras outras uteis mas sem pre me ensinam, bj e muito amor e luz em vossas vidas

    ResponderExcluir
  2. Eu não uso muito salto, primeiro porque ando de ônibus e segundo pq como sou alta, nunca tive o hábito de usá-lo. Depois que conheci maridôncio que é alto tbm passei a amar os saltos, mas só uso pra sair à noite e em festas. Em 90% das vezes uso sapato baixinho ou tênis (minha paixão).

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Não consigo sentar para trabalhar, por isso não uso salto......pois é, isso mesmo, o salto foi inventado por homem e a cintura mais fina do mundo usando espartilhos, também é de um homem, falam que é uma mulher esposa de um ortopedista, esquecí o nome....mas é um homem tb.....curiosidades...r.s....bjks...ébom aprender sempre.....bjks...Gil

    ResponderExcluir
  4. Oi, Armalu,
    Obrigada. Desejo muita luz pra você também.

    Oi, Jú,
    Eu meio que sabia que você adorava tênis, a rotina é pesada, né amiga? Lembro do meu tempo em BH onde tudo é longe e os ônibus estão sempre lotados! Por aí imagino que deva ser pior. Mas de tênis ou sapatilha fica tudo tranquilo, né?

    Gil,
    Essa do espartilho eu não sabia! Vou pesquisar, rs. Obrigada.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que os homens hj em dia não usam, né??!! kkkk...

    Sinceramente não sabia que o salto era tão antigo.Mas ele tinha que ter um passado ligado a França, glamouroso que é, não acha??

    Amo seu blog e visito sempre q posso.

    Bjus
    Manu

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.