Comprimento e cumprimento

11.5.10 Talita Cavalcante 2 Comentários


Adoro trazer pra cá o que escuto de errado no cotidiano. E "comprimentar alguém" é algo que, acreditem, ouço muito. Mas aí já não sei se é um erro por ignorância ou por sotaque diferente, isso porque tem gente que adora trocar 'e' por 'i', 'o' por 'u' e talvez também 'u' por 'o', sei lá, pode ter. Tem gente que adora chamar minha Sofia de 'Sufia'.

Enfim... As pessoas se cumprimentam e nunca se comprimentam. Comprimento é uma medida, ponto a ponto, é o tamanho de algo e o verbo 'comprimentar' não existe. Cumprimento é uma saudação como um aperto de mãos ou como um elogio. Cumprimentar alguém é algo que esperamos que todos saibam fazer e dizer.


2 comentários :

  1. eu sou doente com esse negócio de falar/escrever errado, principalmente quando são palavras ou expressoes bastante usadas no dia-a-dia. Ontem, peguei uma prova da minha filha onde ela escreveu "mau educada" e a professora deu certo na questão sem assinalar a grafia correta. Peraí!!! Até onde eu sei, mau é o oposto de bom, o sujeito é mau feito picapau; mal é o oposto de bem, o troço é mal feito , o sujeito é mal-humorado (agora me perdoem, não sei nada da nova ortografia, não sei onde tem hifen, acento, etc). Essa é uma outra questão que muita gente erra, igual o "pra mim fazer" (ai, doeu meu ouvidinho)

    PS: a propósito, picapau é junto ou separado? com ou sem hífen?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvia,
    Deve ter passado despercebido pela professora, né?

    Quanto ao pica pau, era com hífen, agora acho que ficou sem hífen, mas continua escrito separado, mas não tenho certeza.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.