Sonhos e pesadelos

by - 18.5.10

Eis que sou daquelas pessoas que tem pesadelos todas as noites. Desde que me entendo por gente, acordo e me lembro de tudo que sonhei. Normalmente são mais de 2 pesadelos, histórias terríveis emendadas. Algo estranho de se contar? Bem... talvez. Já que há um monte de teorias a respeito. Mas nenhuma que ouvi até agora me fez achar uma razão para o que acontece assim que adormeço. Eu fico exausta com essas histórias medonhas e chego por vezes a despertar 3, 4 vezes por noite. Acordo pedindo descanso. E por vezes acordo paralisada pelo medo. Realmente eu poderia escrever estórias thriller das mais elaboradas, pois são me dadas de presente por minha mente, sei lá, será que é mesmo por minha mente? Claro que reparo em mil e uma coincidências com fatos da vida real, mas são apenas os fatos e os sentimentos, nada que pudesse virar pesadelo de verdade, pelo menos não da forma que viram. Há algo por trás dos sonhos? Vai saber! Alguém sabe? Você se lembra dos seus sonhos?


You May Also Like

12 comentários

  1. http://acuadoiro.blogspot.com/2010/05/cacador-de-sonhos.html

    Já experimentaste um caçador de sonhos?

    ResponderExcluir
  2. Oiiii. Eu geralmente me lembro dos meus sonhos, e são tão longos q da até para colocar um comercial para pausa rsrs, mas acho que na maioria sao preocupações do dia a dia mesmo, nada demais.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Bom Tatá, geralmente vario entre sonhos bons, insignifiantes e pesadelos, mas nada q atrapalhe minha noite...
    Dizem q os sonhos são uma válvula de escape do cerebro, processando informações acumuladas na mente, so não sei se isso explica pesadelos e sonhos q não tem nada a ver com a vida da gente..rs
    Creio q, se isso está atrapalhando de alguma forma seu sono, te deixando cansada, seria o caso de procurar um terapeuta ou alguem espcializado em sonhos pra verificar isso, talvez existam tecnicas para reduzir esses fenomenos...bjokas

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita,

    Tenho sonhos longos, detalhados e que muitas vezes continuam entre um despertar breve e outro. Daqueles sonhos que quando conto pra alguém, sempre ouço "nossa, você sonhou tudo isso?".

    Sou espírita e acredito que durante o sono, nosso perispírito se desprende do corpo e faz algumas "viagens" ao plano espiritual.
    E claro que nem todos os sonhos que temos se encaixam nessa teoria, mas sim aqueles em que temos sensações tão reais (tato, olfato, etc) que parece mesmo termos vivido aquilo.
    Guardamos também muita coisa no nosso subconsciente, de vidas passadas.

    Como diferenciá-los? Impossível! A menos que tenhamos uma mediunidade muito aflorada para distinguirmos o que é apenas um sonho inconsciente gerado por informações do nosso cotidiano e o que é espiritual.

    Mas, independente de espiritualidade, acredito que as energias que recebemos no nosso dia a dia se acumulam e refletem em sonhos. Já tive uma época de muitos pesadelos também e desde então evito assistir a programas ou filmes que possam me impressionar ou me desestabilizar emocionalmente (telejornais sensacionalistas são excelentes pra isso).
    Também faço uma prece antes de dormir, pedindo proteção e auxílio durante o meu sono, para que este seja relaxante e revigorante.
    Tem funcionado e acho que não custa tentar!

    Um grande beijo e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  5. NORMALMENTE ESTÁ FALTANDO OXIGENAÇÃO NO CÉREBRO, APNÉIA, PROBLEMAS DE COLUNA, QUANDO ALGUM NERVINHO PRENDE A CIRCULAÇÃO, UMA CRIANÇA OPEROU A COLUNA E EU DISSE, VC ESTÁ TENDO PESADELOS, E A MÃE DISSE: COMO SABE? RESPONDÍ QUE ERA A COLUNA, PQ JÁ TIVE PROBLEMAS SEMELHANTES AO SEU E FUI NO MÉDICO.....É PROBLEMA DE SAÚDE....BJKS.....E BOA SORTE, PQ RESOLVÍ OS MEUS TRATANDO A COLUNA COM ALONGAMENTOS......GIL

    ResponderExcluir
  6. Não costumo ter pesadelos, mas sempre que os tenho tem a ver com ansiedade. Talvez seja caso de consultar uma psicóloga...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá eu tb tenho sonhos e pesadelos todos os dias, já fiz até post sobre isto sairá esta semana rs. Pois tem alguns que não quero esquecer...
    bj

    ResponderExcluir
  8. Nossa, deve ser horrível ter pesadelos todas as noites.
    Eu tenho poucos, bem poucos e o melhor é que consigo ir até o limite deles e despertar no momento que quero. Como se por curiosidade eu fosse deixando o sonho seguir, mas se o medo aumenta ou me sinto em perigo, desperto.
    O sonho é um enigma, não é?! Tantas vezes busco resposta para eles...
    Ou eu não sonho mais todas as noites ou não me lembro deles como antes. Nem sempre eu acordava me lembrando deles, mas durante o dia, vendo um objeto, uma amiga ou algo com que tinha sonhado, o sonho todo vinha à minha cabeça.
    Outro fato curioso é que tenho os mesmos sonhos desde a infância. Sempre igualzinhos!... E também já tive o mesmo sonho que a minha irmã... Ao amanhecer, fomos contar uma para a outra o sonho ruim que tivemos e eram idênticos.
    Curioso demais...
    Beijão pra você!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Tata, comigo eh exatamente igual. Meu namorado fica ateh preocupado, diz que nunca viu ninguem ter tantos pesadelos como eu. Nao tenho todo dia, mas com certeza algumas vezes na semana. E tb lembro sempre dos meus sonhos. Queria mto saber o significado disso, pq as vezes chego a acordar chorando. E minha vida, meu trabalho durante o dia eh bem tranquilo, nao assisto filmes de terror e nem me sinto insegura ou com medo de algo. Mto pelo contrario. Se descobriri algo meu avisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. me identifico muito com vc, escrevo muito, sou ativa, sonhadora, e põe sonhadora nisso, todas as noites, pesadelos e sonhos longos, parecendo filmes, daria pra escrever um livro com tantos sonhos, bom, eu sou bipolar, faço acompanhamento, terapia...mas os sonhos continuam, quer saber desencanei....beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá querida!
    Eu sempre lembro dos meus sonhos e as vezes consigo até interferir nele ou acordar quando algo não é agradável...após conversar com pessoas entendidas no assunto, comecei a fazer um diário dos sonhos e isso me ajudou a entender melhor a origem deles. Outra recomendação muito eficaz é fazer uma prece pedindo proteção, amparo e que possas ficar na companhia dos seus anjos protetores.
    Sugestões de livros sobre o assunto:
    - "Sonhos: Mensagens da alma" de Adenauer Novaes (posso te mandar por email em pdf);
    - "A visão espírita do sono e dos sonhos" de Carlos Bernardo Loureiro;
    Links de artigos sobre o assunto:

    http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=8066

    http://www.partidaechegada.com/2008/07/pesadelos-vidas-passadas-e-espiritismo.html

    Espero ter ajudado! Beijão, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  12. Interessante o caçador de sonhos, não é? Lembro-me dele num dos filmes da saga Crepúsculo. Até aquele dia ainda não conhecia.

    Oi, Adriana,
    Sonhos longos, mas não pesadelos como os meus, né? Eu hoje lido muito bem com eles,já que meu dia a dia é bem alegre.

    Oi, Naná,
    Lido muito bem com meus pesadelos hoje em dia. Já foram um problema, mas não mais. Digo que faço muita terapia, você sabe partes da história, né? Meu marido é um grande terapeuta também. Mas se algum dia achar que preciso de ajuda específica, vou procurar sim, sem dúvidas e obrigada por sempre se preocupar comigo.

    Oi, Kelly,
    Meus sonhos são assim também, super ricos em detalhes e muito longos. Já li sobre a alma se desprender do corpo e por vezes tenho essa sensação sim, mas não quando a parte do sonho está muito pesada, sabe? Desperto mesmo. Sou de agradecer e pedir proteção pra mim e pra minha família todos os dias e graças a Deus tenho uma vida bem alegre e tranquila. Adorei seu recadinho e claro que vou levar em consideração suas dicas. Obrigada, de coração.

    Oi, Gil,
    Felizmente minha saúde está ok. Mas obrigada pela preocupação.

    Ei, Sandra,
    Acho que todos que tem hipotiroidismo é ansioso, não tem jeito. E por enquanto consigo lidar bem com ela sem gerar nenhum problema pessoal. Se algum dia precisar, vou sim a um bom terapeuta.

    Oi, Kel,
    Eu me lembro de todos no dia, mas depois faço questão de esquecê-los, pena que alguns pesadelos me marcam.

    Oi, Daniela,
    Hoje desperto fácil também dos pesadelos, mas eles continuam assim que pego no sono de novo. É como se a história tivesse que terminar. Interessante o sonho que teve com sua irmã, muito interessante.

    Rê, minha amiga,
    Acho que somos iguaizinhas nesse quesito, então. Porque também eu tenho uma vida muito tranquila e nada que minha mente compreende pode justificar os pesadelos. Mas já estou bastante acostumada com eles, quase não grito ou choro mais. Agora é como se meu sono fosse sempre leve e me permitisse acordar quando quiser. Se eu decifrar a razão disso em algum momento, vou lembrar de te falar sim, com certeza.

    Oi, ninive,
    Meus pesadelos não tem muita ligação com minha vida do dia a dia. Acredito que não e por isso já não me preocupo tanto com eles. Obrigada pelo recadinho e pelo depoimento. Já entrevistei uma bipolar, você leu? A luta diária de vocês é admirável. Torço para que a qualidade de vida seja tranquila de manter com a terapia.

    Oi, Linda,
    Te respondi por e-mail. Adorei as dicas de livros. Obrigada.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.