Canelones de damasco

Além de ser prático de fazer, acho o canelone uma ótima opção pra variar a massa. A ideia aqui é recheá-lo com damasco que é ótimo pra ser usado na culinária e dá um gostinho adocicado bem interessante em pratos salgados. Dessa vez foi meu marido que foi pra cozinha e eu fiquei só assistindo... (e tirando fotinhas, rs):

Essa é a massa de canelone encontrada à venda em supermercados:

Damascos secos também são fáceis de achar em supermercados:

Primeiro fazemos o recheio que pode ser de ricota com damasco, mas preferimos fazer dessa vez algo menos light mais incrementado. Primeiro trituramos no multiprocessador o queijo mussarela com os damascos (a quantidade deve ser considerada para o número de canelones e a preferência por cada ingrediente):

Depois resolvemos colocar um pouco de peito de peru defumado, mussarela de búfala e orégano:

E, por fim, pra deixar o recheio ainda mais molhadinho, trituramos junto um pouco de requeijão de barra:

Depois que o recheio está pronto, é necessário colocar os canelones pra pré cozinharem em água por 7 minutos de fervura (é necessário conferir a indicação na embalagem, já que há massas de ingredientes diferentes e consequente ponto de pré cozimento também):

E aqui deveriam entrar as fotinhas do preparo do molho, recheio dos canelones e montagem do prato pra ser levado ao forno, mas as fotos ficaram tão ruins que não pude publicar. Então, é necessário fazer um molho bem 'aguadinho' pra assar os canelones que ficam em torno de 30 minutos no forno. Pode ser molho vermelho ou molho branco ou os dois juntos ou outro que já é sua especialidade. Aí montamos na ordem molho, canelones recheados, molho, queijo ralado e orégano:



Deixe uns 30 minutos em forno médio ou um pouco mais, mas não deixe ressecar. No caso do nosso, ressecou um pouquinho (veja como o queijo chegou a queimar e o molho reduziu demais) porque fomos dar banho em Sofia achando que ia dar tempo e não deu porque ficamos brincando e conversando e esquecemos do jantar no forno e passou do ponto, mas mesmo assim o sabor ficou maravilhoso. É bem interessante essa mistura de queijos e damascos. Com ricota também fica gostoso, mas mais sequinho.


E o milho verde que foi decidido ao final, quis aparecer na foto, rs:

You May Also Like

6 comentários

  1. Que interessante :) não fica muito doce??

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm que delicia
    vou anotar essa receitinha pra fazer qualquer dia.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Vou ver se Andrea anima a fazer neste feriado. Eu ajudo lavando as vasilhas.
    Mas ela está numa gripe!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  4. Hmmmm, que delícia Talita!
    Tá com uma caraaa.. me deu água na boca!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Talita eu adoro suas receitas ,fiz um risoto ,naõ foi a sua receita ,mas vc que me inspirou .
    Esse vou seguir a risca

    ResponderExcluir
  6. Não fica muito doce não. É o adocicado já conhecido do damasco atenuado pelos queijos e outros ingredientes. Na minha opinião, doce na medida certa e uma delícia.

    Oi, Mônica, Oi, Andrea,
    Adoro recadinhos de vocês. Melhorou, Andrea? O clima está realmente pra gripe. Por aqui, um frio de bater queixo, rs. Môniquinha! Um dia, quando estivermos morando em BH, você, Andrea e sua mãe serão nossos convidados pro jantar e você poderá escolher o prato, viu?

    Beijos, meninas, obrigado pelos recadinhos,

    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.