Le Creuset e La Cuisine - panelas de ferro

2.6.10 Talita Cavalcante 37 Comentários

Como adoro panela boa (mesmo tendo minhas panelas velhas que também fazem comida boa, rs), esse assunto vai ser sempre corriqueiro aqui no dona perfeitinha. Já contei um pouquinho da história da Le Creuset aqui, marca que considero a melhor dentre as panelas de ferro, já que carrega uma bagagem de tradição e experiência no nome, além de ter, até hoje, o design mais bonito. Mas mesmo assim, a marca é expensive cara e, por isso, venho fazer uma comparação agradável entre a Le Creuset e a La Cuisine, esta última, marca que lançou uma linha de panelas de ferro com a intenção clara de se parecer com a primeira e, devo dizer, faz um bom trabalho. E sabe o melhor? É muito mais barata (os links acima levam a sites de lojas de venda dos produtos).

A panela de ferreo Le Creuset que aparece nas minhas fotos foi presente de uma amiga nossa muito querida, a Carol. Já as demais são panelas La Cuisine que compramos há pouco tempo. E com elas vou mostrar as diferenças.










E aí, gente? Acho que são bem parecidas, né? E o peso e resistência considero bem semelhantes também. Adoro as duas marcas e acho que vale a pena o mimo pra nossa cozinha, além de ser as melhores panelas, na minha opinião, pra fazer aquela bacalhoada... e outros tantos pratos gostosos.


37 comentários :

  1. Q prsentaço hein minha amiga.... essas panelas le creuset são tudoooo!!!
    Ainda vou ter uma...
    Bjokas
    Adoro!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro...mas são muito caras....com toda razão...mas é meu sonho de consumo no momento....verdade...rs...bjks....Gil

    ResponderExcluir
  3. Tambem comprei uma no shoptime, na verdade pq achei lindona, a minha é azul. e ate hoje nao usei..rsrsr
    bjo
    Gracinda

    ResponderExcluir
  4. Talit's, será que essa panela é boa para muqueca? Maridôncio adora fazer muqueca e eu tinha pensado em comprar uma panela daquelas pretas para ele, mas confesso que achei essas daí um charrrrme!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Naná,
    São ótimas mesmo! Você TEM que ter uma! Rs.

    Oi, Gil,
    São caras mesmo. Uma forma pra cada uma para ser feita! É um consumo caro que vale muito.

    Oi, Gracinda,
    Você tem que usar! As azuis são mesmo lindas!

    Jú,
    Meu marido diz que deve ser boa sim, já que muqueca tem muito molho, né? É uma panela esmaltada e o ferro conserva bem o calor. Acho também que deve funcionar bem. Mas acontece que aqui em casa não somos muito fãs de muqueca e nunca fizemos, mas sei que a panela mais usada é preta e porosa, né? Mas não sei dizer a razão. Nossa opinião é que vai servir bem.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  6. Olá, dona perfeitinha (rs)
    Muito obrigada por este post; ele foi determinante no momento que me decidi por comprar uma panela de ferro fundido. As panelas feitas deste material são ótimas para confecção de doces, como o brigadeiro. Como trabalho com confeitaria, acabei comprando logo duas da Le Cuisine. Valeu!! Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Claudia,
    Que bom que pude te ajudar na escolha. Elas são muito boas mesmo, mas nunca usei para fazer brigadeiro.... vou tentar. Obrigada pela dica.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  8. adorei o post sobre as panelas. Tenho várias panelas de ferro e adoro: pretas gaúchas e mineiras, le creuset, la cuisinart e uma outra francesa que nunca vi no Brasil. As pretas não dão trabalho, são facílimas de manutenção e fazem arroz, cozidos e assados perfeitos. A questão maior é se o esmalte e o fundo de porcenalato são resistentes.
    Vi uma promoção da shoptime destas panelas la cuisine...são resistentes?

    ResponderExcluir
  9. Oi, Celeia Machado,
    Essas panelas tem o esmaltado mais resistente que já vi. Tanto as le creuset, quanto as mais baratas la cuisine - todas aparecem na postagem com comparações. Eu adoro as minhas, mas realmente são mais difíceis de limpar que as pretas que tem. Eu gosto muito das la cuisine. Recomendo.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  10. Este comparativo foi muito importante para minha compra.
    Comprei vários modelos e estou muito satisfeita com elas!!
    Só tem um problema: São vendidas exclusivamente pela Shoptime. Tive um item avariado e já esta indo para um mês e ainda não recebi o item novo. Fiquem atentos, pq comprar lá é fácil, mas quando dá problema é fogo!!
    Um abraço, Camila

    ResponderExcluir
  11. Comprei duas na shoptime,uma laranja e outra vermelha, amei , a comida fica muito boa, além de irem direto pra mesa, o que gera surpresa e bom gosto.Pra lavar, costumo deixá-la de molho , pois caldo de feijão e tomates marcam o esmalte, o que sai facilmente depois de algumas horas na água com detergente.Um abraço, Elisabete.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila,
    São exclusivas do shoptime mesmo e como qualquer compra pela internet, temos que ter paciência quando o assunto é troca. A logística de entrega é até boa, mas de troca é demorada mesmo. Já aconteceu comigo também por motivo de defeito, tanto no shoptime como em outros sites e foi complicado, mas felizmente todos resolvidos. Tomara que chegue logo a sua.

    Oi, Elisabete,
    Lavá-las é complicado mesmo. Tem que deixar de molho horas... mas vale a pena, né? São mesmo lindas e vão pra mesa com orgulho, rs.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  13. Olá... Estou fazendo meu enxoval e Gostaria de saber se vc acha aconselhável eu comprar as panela La Cuisine. A minha preocpação tbm é com a empresa Soptime. Alessandra

    ResponderExcluir
  14. Olá... Estou fazendo meu enxoval e Gostaria de saber se vc acha aconselhável eu comprar as panela La Cuisine. A minha preocpação tbm é com a empresa Soptime. Alessandra

    ResponderExcluir
  15. Oi, Alessandra,
    As La Cuisine te recomendo sim!!! E a shoptime é a única que vende, já que é marca exclusiva. COmpro muito lá e gosto bastante.

    Beijos, e um bom enxoval pra voxê,
    Talita.

    ResponderExcluir
  16. Oi Talita,
    Te mandei vários email sobre as panelas de ferro e você respondeu a todos. Obrigado pela atenção.
    Vou comprar a panela la Cuisine.
    Só que estou apaixonada pela le creuset. kkk
    Olho as duas e ficando pensando em qual comprar.
    Se o efeito é mesmo, para que comprar a mais cara ne?
    Bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  17. Queria uma panela q fosse do fogão para o forno, as da La Cuisine se conportam bem nesse caso?

    desde já agradeço!
    Juliana

    ResponderExcluir
  18. comprei uma la cuisine e ao usá-la pela terceira vez tive a desagradável surpresa de ver todo o esmalte do fundo da panela soltar. Quando entrei em contato com o shoptime, pensando que poderia trocá-la, pois evidentemente se tratava de um defeito, fui informada de que o prazo para troca (sete dias) já tinha passado. Muito triste a maneira que a empresa trata o cosumidor...

    ResponderExcluir
  19. @Sônia

    Oi, Sônia,
    O resultado final é o mesmo, te garanto, mas claro que o efeito de uma em relação a impressionar as pessoas é diferente e acho que se deve a isso sua quedinha. Afinal de contas... tem toda uma história de sucesso. Mas eu tô numa fase de economias e não posso querer te influenciar, né?

    ResponderExcluir
  20. @Juliana
    Oi, Juliana,
    Super se comportam, menina... são ótimas pra forno e fogão, mas são muito pesadas.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  21. @Anônimo

    Nossa! Que pena! Eu já tive sorte... tenho umas 4 da marca e uso muito e são perfeitas. Tomara que consiga resolver seu problema. Fiquei chateada agora com a shoptime sabendo que estão te tratando assim. Tem que insistir na reclamação... boa sorte!

    ResponderExcluir
  22. BOM DIA, ACABEI DE ADQUIRIR AS PANELAS DE FERRO DA LA CUISINE, ESTOU ADORANDO, GOSTARIA DE SABER SE ELAS PODEM IR PARA O FORNO E AS TAMPAS TAMBEM? UM BJUS SILVIA.

    ResponderExcluir
  23. @silvinha
    Oi, Silvinha...
    Se elas forem de ferro fundido como as minhas, pode sim.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  24. Amiga, navegando aqui na net, vi seus comentarios e gostei muito. vc poderia me dizer se as panelas la cuisine é preciso curar-las antes de usar? tenho umas pretas de ferro que comprei na panelade ferro.com; mas acho que elas dão muito trabalho já que temos de secar bastante no fogo e depois untá-las pra poder guardar.desde já agradeço. edinalva@miriri.com.br

    ResponderExcluir
  25. Não precisa curar como as de ferro tradicionais. É só usar direto. Recomendo muito as panelas da La Cuisine que estão com preços muito bons no Shoptime. Abraços. Eric - SC

    ResponderExcluir
  26. Oi Talita!
    Parabéns pelo seu blog. Meu sonho é ter panelas de ferro em minha cozinha. Estou querendo comprar algumas no shoptime, mas lá não tem disponível todos os tamanhos na mesma cor. Queria te perguntar qual é o tamanho das duas caçarolas que estão na foto. Gostaria de saber também se vc já levou a sua La Cuisine ao forno com a tampa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. @Cristina Gullino
    Oi, Cristina,
    As minhas são 23 e 27 cm de diâmetro, mas a tampa não vai ao forno, pois tem plástico. Há peças próprias para forno na linha. Se está em falta algum, recomendo que espere para comprar, pois a rotatividade do site é alta. Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pela atenção! Acabei comprando estes dois tamanhos, mais uma frigideira. Minha dúvida era realmente esta por causa do pegador da tampa, mas acredito que se eu retirar o pegador, eu possa levar a panela com a tampa ao forno, pois estava querendo muito fazer a receita do No-Knead Bread - Pão Rústico (que foi publicada no The New York Times)...na receita o pão é justamente assado em panela de ferro tampada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Também passo por essa infelicidade... com apenas 2 meses de uso, enquanto fazia arroz o esmalte da lateral se soltou, espirrou água e arroz pra tudo que era lado e fez um barulhão feito um tiro! entrei em contato com o shop time hoje e me pediram um prazo de 4 dias para encaminhar ao setor responsável. Não estou esperançosa por uma troca por parte da empresa por causa do prazo, mas espero que consiga, através deles, um contato com o fabricante. Vale ressaltar que como tempo o esmalte do fundo da panela começa a apresentar umas rachaduras, o que me decepcionou bastante pois pelo preço que valem esperava que ficassem intactas por pelo menos alguns bons anos. E também mancham com alguns alimentos como molho de tomate e feijão. Normalmente consigo apagá-las usando um pano limpo e água sanitária e esfregando diretamente sobre a mancha. Parabéns pelo site, dona perfeitinha!! Estou sempre por aqui, adoroooo!!!

    ResponderExcluir
  31. Encontrei a origem das panelas La Cuisine, elas são irlandesas. Mas devo dizer que são lindas e não parecem em nada com as La Cuisine vendidas no Shoptime, as irlandesas parecem ser melhores e tb tem na tampa a marca La Cuisine( bem diferente desta que encontramos aqui) o que explica a diferença, acredito, é que em um artigo sobre design das panelas La Cuisine se explica que elas tb começaram a ser produzidas na China, talvez a que tenhamos aqui no Brasil seja uma segunda ou terceira linha da original La Cuisine irlandesa, só isso explica.
    Encontrei os preços num site que a La Cuisine indica para compra o que tinha preço contava com uma caçarola de 20 cm à 44 libras ou seja cerca de R$ 130,00 numa panela de primeira linha e fabulosa.
    Confiram no site da marca, no site do prêmio de melhor design e da loja no Reino Unido:
    http://www.lacuisinecookware.com/index.html
    http://www.industrialdesignserved.com/gallery/Award-winning-Cast-Iron-Cookware-for-La-Cuisine/2484495
    https://jemreaderoffers.co.uk/index.php?q=lacuisine

    ResponderExcluir
  32. @dona perfeitinhaDei um baita azar... Já no primeiro uso o esmalte interno deu indícios de que descascará (está oco). Uma pena, pois apesar de mais barata que uma le creuset, a la cuisine tbm é salgada pra apresentar esse tipo de falha!

    ResponderExcluir
  33. @Anônimo
    Nossa!
    Acho que deveria usar a garantia, no seu lugar eu reinvidicaria uma nova peça, isso não poderia acontecer. Abraço.

    ResponderExcluir
  34. Oi, De repente, até já perguntaram isso, não tive tempo de olhar! Sorry! Mas, fiquei com duas curiosidades. Se puder ajudar...!

    Seguinte:

    01) Você já testou as frigideiras esmaltadas desta marca? Na Le Creuset, para aguentar o calor, os skillets não têm o velho esmaltado cor de areia. Eles usam uma esmaltação preta. Já a La Cuisine usa uma esmaltação branca mesmo nas frigideiras. Será que ela "aguenta o tranco"?

    02) Você já testou as suas panelas no forno? Aguentam bem? O pegador da tampa não amolece?

    Desculpe pelo interrogatório e muuuiito obrigado!

    ResponderExcluir
  35. Olá, adorei seu blog, parabéns!

    Estou querendo uma panela fazer boeuf bourguignon, você poderia me indicar uma panela com um bom custo x benefício?

    Obrigada e abraços.

    ResponderExcluir
  36. @Daniele Almeida Ceccarelli
    Oi, Daniele...
    O Boeuf bourguignon fazemos no forno, horas cozinhando no forno, tinha me esquecido e acho que se te respondi antes, deve ter lhe dado dica errada. Realmente para cozimentos prolongados no forno, a melhor opção são panelas de ferro fundido como as dessa postagem. O la cuisine tem melhor custo benefício e para o formato, eu escolheria uma mais profunda e com cabos curtos, apesar que se seu forno for espaçoso, as de um cabo longo fundas são ótimas também.
    Abraço,
    Talita.

    ResponderExcluir
  37. @Raul Silveira
    Oi, Raul...
    Uso as panelas no forno sem tampa, nunca tampei... realmente o pegador de plástico não deve ir ao forno.

    As frigideiras de acabamento preto são ótimas também, mas é claro que para elas devemos usar talheres apropriados, mas são bem resistentes, nada parecido com o teflon que arranha fácil.

    Atenciosamente,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.