O bolo do aniversário de Sofia: massa de chocolate com recheio de brigadeiro branco e morangos, cobertura de chocolate e chantilly cor de rosa

24.6.10 dona perfeitinha 19 Comentários

Eu ainda não tinha contado pra vocês sobre como foi fazer o bolo de aniversário pra minha filha. Ela queria um bolo rosinha e o recheio foi escolhido por meu marido: brigadeiro branco com morangos. Até aí tudo certo. Eu cobriria o bolo com chantilly cor de rosa e já sabia o recheio. Mas o que me preocupava era achar uma boa receita para a massa (porque até aquele dia só sabia fazer bolo de cenoura e petit gateâu), o que foi solucionado com a ajuda de uma blogueira super talentosa com bolos e afins - vale super a pena visitar e seguir as dicas do blog dela, o Saboreando a vida! A Marly viu minha preocupação e me deu a dica da massa do último bolo que ela tinha feito e publicado. Eu adorei e então precisava só pôr as mãos na massa, rs:

Olha só a receita da massa de bolo maravilhosa da Marly:

Para misturar numa vasilha e reservar:
2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal (coloquei cerca de 1/5 de uma colher de chá)
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicabornato de sódio

Para bater no liquidificador (ingredientes continuam na descrição da segunda imagem):
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
2 ovos
(continua...)


E ainda no liquidificador...

1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 colher de chá de café instantâneo
10 gotas (equivalente: 1/3 de colher de chá) de essência de baunilha



E aí é só virar a parte do liquidificador na vasilha que ficou reservada com a farinha e os outros ingredientes e misturar até obter uma massa homogênea, untar e enfarinhar a fôrma e levar pra assar:


Depois do teste do palito aprovado, o bolo assado e apetitoso tinha que ser cortado ao meio! Primeiro eu tinha que desenformar...


E era hora de cortá-lo com uma dessas facas de pão enormes que são excelentes para fazer isso:


 E o RECHEIO foi fácil de fazer:

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa rasa de margarina

Morangos muito bem lavados (vale deixá-los de molho com um pouco de vinagre - ou cloro - por meia hora). Escorridos. Secos. Fatiados.


E aí foi só rechear...

E aí que eu cismei que mesmo com cobertura de chantilly, tinha que cobrir o bolo antes com chocolate pra ficar mais gostoso e fiz a receita de ganache (também da Marly - aqui):

1 barra de chocolate ao leite (a Marly indica o meio amargo, mas como eu não tinha, usei o ao leite)
1/3 colher de chá de margarina
1/4 de xícara de creme de leite

A Marly fala para deixar a ganache na geladeira para endurecer e colocar sobre o bolo - fica mais bonito  e dá pra trabalhar a cobertura - mas eu acabei não fazendo isso por falta de tempo e porque eu ia cobrir mesmo e ficou bom também.


E então ficou faltando só o chantilly... que comprei daqueles de caixinha que vende em supermercado. Deixei no freezer por uma hora e bati na batedeira e colori com esse corante de alimentos que também encontramos em supermercado:


E Sofia teve seu bolo rosinha que ficou saborosíssimo - apesar de não tão bonito assim (porque não tive mais tempo para ser criativa, rs):


Obrigada, Marly, pela receita da massa e também da ganache. Todos nós adoramos e meu marido já disse que vou ter que repetir a receita no aniversário dele porque virou seu bolo preferido - e meu e de Sofia também - posso falar por ela porque ela quer comer bolo rosinha todos os dias apesar de ter acabado em dois dias!

E aí, gente? Receita ótima essa, né? Gostaram?



19 comentários :

  1. Olá!
    Q. maravilha de bolo parabéns!
    Vou anotar a receita,obrigada por partilhá-la...
    Um abençoado dia pra vc.


    Ana.

    ResponderExcluir
  2. Que Bom aspecto, acho que me vou servir, mas sem pedir ;D
    Jinhos fofos

    ResponderExcluir
  3. Que bolo maravilhoso, Tatá... vou anotar a receita, parece realmente delicioso... eu quero!!! rs
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Como você é prendada, guria! Fiquei com água na boca aqui!

    Felicidades infinitas pra Sofia, sempre!!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo aniversário de sua filha. Quando é? O aniversário do meu filho é hoje. Sempre fiz bolo para ele, mas ele pediu que uma vez na vida queria um comprado. Que coisa. Hoje eu comprei.
    O bolo que vc fez é lindo e prático, adorei.
    Elisa

    ResponderExcluir
  6. TEM

    D I A s
    D I a s
    D i a s

    d i a s
    d i a S
    d i A S
    d I A S

    D I A S

    DIAS

    D I A S

    ...

    a graça de tudo está na #

    tUdO é diferente

    ...

    nada a ver ... tô ficando louco?

    não!

    ...

    passei por aqui apenas pra te deixar um beijo.

    TE AMO, minha TATAI.

    Samuel

    ResponderExcluir
  7. A cara está ótima
    Eu amo bolo de chocolate c morangos!!
    Parabéns para a filhota, bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Talita,

    Veja só, como são as coisas: eu ando num corre-corre tão grande que nem tô podendo visitar os blogs amigos; hoje nem entraria na Internet, agora à tarde. Mas aproveitei a hora do almoço (com o pratinho aqui do lado, rsrs) para dar uma olhada nas novidades surgidas na relação dos blogs que sigo. E aí li sobre o bolo que você fez. Menina ficou ótimo! você tem jeito pra coisa, pois é metódica, rsrs.
    Esse bolinho (invenção minha, rsrs) é um curinga e eu o faço sempre que quero um bolo rápido e garantido! Ao contrário do que as pessoas pensam, o bolo de chocolate não é lá muito fácil de fazer de forma econômica, pois o cacau do chocolate em pó pesa na massa e a impede de crescer normalmente. Esse, no entanto, leva só dois ovos e cresce bem, fica sequinho (e não melequento que é outra ocorrência comum, nesse tesse tipo de bolo), não é verdade? E o brigadeiro com os morangos faz uma dupla "TUDO DE BOM", rsrs. O chantilly também é uma delícia, enfim o bolo deve ter ficado saboroso!
    Olha, obrigada pela menção e elogios ao meu bloguito, fiquei muito feliz em ajudar você nesse desafio (que deu super certo, né?).

    Beijão e boa tarde.

    ResponderExcluir
  9. Nossa ...posso te dizer que vou voltar para anotar a receita...por que só consegui ficar nas fotos...me deliciando...sabe que me senti mais pesadinha na cadeira...beijinhos...

    ResponderExcluir
  10. Amei a receia vou fazer para minha paula tbm, rdrdrdrd...fcou lindo, udo o q agente faz com amor, ainda mais sendo para um filho, fica delicioso e bonito...parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Hummmmm... o cheirinho deste bolo chegou aqui... rsrs
    Que delícia!
    Vou tentar fazer também..
    Parabéns pela iniciativa e pela festa!
    bjs
    http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Que blog fofo o seu, estou adorando. Vou voltar tirar a receita.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Não...fala sério...gente eu nem sei fazer bolo...imagina para aniversário...rsrsrs, e ficou lindo e delicioso(pelo visto),e incrivel....eu já compro pronto,não sei se acertaria....
    Por um acaso......se voçê descobrir como fazer uma menininha colocar o sapato certo no pe certo...me diz....a Maitê não acerta de jeito nenhum...as vezes vou buscar na escolinha e olho pro pezinho e esta um sapatinho apontando pra cada lado....não sei se rio,ou se me preocupo....
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  14. Talita, seu bolo ficou muito bonito mesmo e gostoso só de olhar. Agora deixa eu te dar uma dica, se é que vc ainda não conhece. Experimente o brownie da dr. Oetker. Menina, é a coisa mais fácil do mundo. Basta uma caixinha da mistura, 2 ovos, 2 1/2 de manteiga e 50ml de água. Bata tudo e coloque em forma untada. Eu acescento nozes picadas grosseiramente à massa e levo para assar. E pra completar, cubro com Nutela e decoro com morangos. Você não tem ideia do quanto é gostoso e rápido de fazer, pois são só 25 minutos no forno. Por causa de toda essa praticidade e gostosura, acabei viciando meu marido: agota tenho que fazer quase que de 3 em 3 dias. Do contrário ele fica maluco...vivia mesmo...rsrsrs Experimente e depois nos conte.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi, gente, quanto recadinho bom de se ler, obrigada!

    Elisa,
    Sofia fez aniversário esse mês, dia 11.

    Marly,
    Sua receita realmente é maravilhosa. Você é expert mesmo. Seu blog é uma aula e tanto pra gente se arriscar e acertar na cozinha. Interessante isso que disse sobre o chocolate em pó pesar na massa. Já tinha mesmo ouvido falar que bolo de chocolate nunca é tão fofinho, mas esse seu ficou super aerado e fofo. Todos nós amamos.

    Deusa,
    É normal... e quando eu conseguir ensinar a minha a calçar certinho, eu te falo, rs.

    Evelise,
    Que ótima dica. Já vi dessa caixa Dr. Oetker no supermercado. Dia qualquer sigo à risca sua dica. Obrigada.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  16. Oi Talita,

    Que receita maravilhosa, não resistimos e toda familia ficou esperando o bolo do " Blog da Dona Perfeitinha" ( todos aqui já conhecem ) ficar pronto ... deu tudo certo... é muito gostoso !!!
    Só não fiz a cobertura de chantilly.
    Obrigada !

    PS : Adorei o blog da Marli tb !

    Abç
    DENISE

    ResponderExcluir
  17. Olá Talita, já tem um tempo que sigo o seu blog,mas hoje é a primeira vez que comento. Preciso fazer um bolo de aniversário para meu marido, e amei esta receita... No entanto, a gente não gosta de gosto de café em receitas, gostaria de saber se você já testou fazer sem o café e se deu certo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Eu fiz só troquei o recheio por baba de moça, todo mundo adorou e agora faço sempre. Já fiz até por encomenda kkkkkk. #melhor receita do mundo

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com