O bolo do aniversário de Sofia: massa de chocolate com recheio de brigadeiro branco e morangos, cobertura de chocolate e chantilly cor de rosa

Eu ainda não tinha contado pra vocês sobre como foi fazer o bolo de aniversário pra minha filha. Ela queria um bolo rosinha e o recheio foi escolhido por meu marido: brigadeiro branco com morangos. Até aí tudo certo. Eu cobriria o bolo com chantilly cor de rosa e já sabia o recheio. Mas o que me preocupava era achar uma boa receita para a massa (porque até aquele dia só sabia fazer bolo de cenoura e petit gateâu), o que foi solucionado com a ajuda de uma blogueira super talentosa com bolos e afins - vale super a pena visitar e seguir as dicas do blog dela, o Saboreando a vida! A Marly viu minha preocupação e me deu a dica da massa do último bolo que ela tinha feito e publicado. Eu adorei e então precisava só pôr as mãos na massa, rs:

Olha só a receita da massa de bolo maravilhosa da Marly:

Para misturar numa vasilha e reservar:
2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal (coloquei cerca de 1/5 de uma colher de chá)
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicabornato de sódio

Para bater no liquidificador (ingredientes continuam na descrição da segunda imagem):
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
2 ovos
(continua...)


E ainda no liquidificador...

1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 colher de chá de café instantâneo
10 gotas (equivalente: 1/3 de colher de chá) de essência de baunilha



E aí é só virar a parte do liquidificador na vasilha que ficou reservada com a farinha e os outros ingredientes e misturar até obter uma massa homogênea, untar e enfarinhar a fôrma e levar pra assar:


Depois do teste do palito aprovado, o bolo assado e apetitoso tinha que ser cortado ao meio! Primeiro eu tinha que desenformar...


E era hora de cortá-lo com uma dessas facas de pão enormes que são excelentes para fazer isso:


 E o RECHEIO foi fácil de fazer:

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa rasa de margarina

Morangos muito bem lavados (vale deixá-los de molho com um pouco de vinagre - ou cloro - por meia hora). Escorridos. Secos. Fatiados.


E aí foi só rechear...

E aí que eu cismei que mesmo com cobertura de chantilly, tinha que cobrir o bolo antes com chocolate pra ficar mais gostoso e fiz a receita de ganache (também da Marly - aqui):

1 barra de chocolate ao leite (a Marly indica o meio amargo, mas como eu não tinha, usei o ao leite)
1/3 colher de chá de margarina
1/4 de xícara de creme de leite

A Marly fala para deixar a ganache na geladeira para endurecer e colocar sobre o bolo - fica mais bonito  e dá pra trabalhar a cobertura - mas eu acabei não fazendo isso por falta de tempo e porque eu ia cobrir mesmo e ficou bom também.


E então ficou faltando só o chantilly... que comprei daqueles de caixinha que vende em supermercado. Deixei no freezer por uma hora e bati na batedeira e colori com esse corante de alimentos que também encontramos em supermercado:


E Sofia teve seu bolo rosinha que ficou saborosíssimo - apesar de não tão bonito assim (porque não tive mais tempo para ser criativa, rs):


Obrigada, Marly, pela receita da massa e também da ganache. Todos nós adoramos e meu marido já disse que vou ter que repetir a receita no aniversário dele porque virou seu bolo preferido - e meu e de Sofia também - posso falar por ela porque ela quer comer bolo rosinha todos os dias apesar de ter acabado em dois dias!

E aí, gente? Receita ótima essa, né? Gostaram?



Não estamos recebendo comentários. Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com

Arquivo

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!