Qual a quantidade certa para servir os copos de cada tipo de vinho?

by - 22.6.10





Eu adoro atos de 'servir' e isso inclui todo o ritual dos vinhos porque é agradável de ver, de sentir o aroma e principalmente de sentir o sabor deles. E, claro, tudo depende de bons copos. Copos de vinho pra se ter em casa não podem ser de vidro e muito menos coloridos. Vinho é pra ser tomado em cristal transparente porque se não for, perde a graça (olha a chata exigente, rs!). A delicadeza do cristal e a transparência do copo fazem toda a diferença nesse ritual gostoso que é apreciar a cor, o aroma e o sabor do vinho, seja ele tinto, branco ou um espumante. Mas e aí? Qual quantidade é a certa para encher os copos?

PARA VINHOS TINTOS


O ideal é encher o copo de vinho tinto até, no máximo, um terço da taça. A imagem ilustra adequadamente uma quantidade agradável. É necessário que se possa movimentar o vinho sem entorná-lo com a intenção de abrir seu aroma e, por isso, o copo é enorme - esse é um copo Bordeaux - e a quantidade de vinho é pequena.







PARA VINHOS BRANCOS




Copos de vinho branco devem ser enchidos até a metade. Eles são bem menores que os de vinho tinto porque precisam ser consumidos mais rápidos para manter sua temperatura que é mais baixa.









PARA VINHOS ESPUMANTES



Os copos ou taças de vinho espumante devem ser enchidas até cerca de três quartos de seu volume. A bebida é servida sempre muito gelada e tem seu aroma e sabor valorizados por taças tipo flauta - chamadas flûte.








Outras postagens virão a respeito de copos ideais e específicos para cada tipo de vinho. Adoro o assunto e espero que ele lhe agrade também. Gostou dessa postagem?


You May Also Like

7 comentários

  1. Adoro também...sabe que já fazem mais de 11 anos que me casei e ainda guardo minhas taças de cristal nas caixas(varias caixas)ganhei de casamento,eu nem sei porque,mas claro que retiro sempre algumas dependendo da quantidade de pessoas que convido(sempre poucas),não somos dados a grandes festas.Quando a festa e um pouco maior o buffe já tem seus materias.
    Sempre tive dvidas sobre a quantidade....vou até ptintar esta sua dica pois e sempre bom para não esqueçer.....
    Beijinhos
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  2. Tema aprovadíssimo para essa época do ano, quando consumimos bastante vinho aqui em casa. Espero que fale mais sobre os tintos, os queridinhos do inverno.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Talita!

    Cheguei até seu blog através de um e-mail da Jaqueline, do Terapia Floral, onde ela a elogiava por tê-la ajudado com um problema no blog. Fiquei surpreso com a ótima qualidade do seu trabalho!

    Este texto, por exemplo, é ótimo e muito útil! Apesar de gostar de vinhos, nunca me atentei para esses detalhes.

    Parabéns pelo seu ótimo trabalho!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Minhas taças são coloridas:(
    Mas eu adoroooooo rsrsrsrs então essa dica furou pra mim, masssss adorei todas as outras.

    Eu sou "tomadora" de vinho e meu foco é mais o sabor, embora existam alguns aromas que consigam prender meu olfato.

    Assisti um "conexão Manhatan" que fez visita a uma importadora de vinhos - amei - tenho uns três vinhos anotados para prova.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amiga...tem cafézinho lá no Blog...junto com Promoção...passa lá...beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Deusa,
    Tenho uma amiga que faz o mesmo. Espaço está cada dia menor, né? E aí a solução é manter os copos nas caixas. Aqui em casa temos uma cristaleira porque é o único jeito pra usar com frequência.

    Oi, Tania,
    E os tintos são os que mais nos fornecem ideias de postagem - que bom! São meus queridinhos também... e não só no inverno, rs.

    Oi, Adelson,
    Não sabia seu nome, mas já aprendi muita coisa com você lá no seu blog. Obrigada pelo comentário e que bom que gostou do que encontrou por aqui. E vinho realmente é um assunto recorrente, rs.

    Oi, Juliana!
    Eu tava brincando em dizer que não pode se ter em casa taças coloridas, rs. Mas que eu prefiro que elas fiquem só pra água, isso sim! Elas são lindas, mas quem está servindo o vinho nunca vai perceber quando é preciso encher o copo novamente e o ritual da cor realmente com taças coloridas não existe, rs. Mas que são lindas, isso são mesmo, sem dúvida.
    Esse Manhatan Conection eu perdi, mas como você, eu e meu marido, sempre que vemos boas dicas, anotamos o nome do vinho e depois procuramos pra ver se dá pro nosso bolso, rs.


    Denise,
    Vou passar lá...

    Naná,
    Bom, né amiga?

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.