Café solúvel vira chantily cremoso para compor o leite ou o chocolate quente do inverno

2.7.10 Talita Cavalcante 11 Comentários

Essa história é interessante: uma conterrânea minha (oi, Marisa!) achou que tivesse visto a receita desse chantily de café solúvel aqui no dona perfeitinha - pelo menos tios muito queridos do meu marido, cunhado e irmã dela, tio Helvey e tia Heloisa, me disseram assim. Ela fez e todos adoraram. Eu, claro, disse que não era receita minha, mas me interessei na hora por ela. Parecia uma coisa sensacional e hoje, depois de ter feito, digo: é mesmo sensacional essa receita.

E sabem de quem é essa receita? É da Vivian do blog 'Aos 30'. Eu sou leitora assídua do blog dela e essa é a segunda receita dela que faço e publico por aqui. Ela só faz coisas gostosas e ainda tem uma amiga que também manda receitas ótimas pra ela dividir com a gente. E num dos dias que estava pegando umas receitas por lá, me deparei exatamente com o tal do chantily de café solúvel ou café cremoso, como ela chama.

A Vivian faz essa receita há muitos anos. Parece até que é receita da mãe dela. E quando eu fiz, achei sensacional porque imagine você misturar café solúvel, açúcar e água fervendo e obter um creme delicioso!

Segui a receita certinha da Vivian:
- 50g de café solúvel
- 2 medidas do pacotinho de 50g do café de açúcar
- 200ml de água fervendo

Bater na batedeira por 10 minutos ou até obter um creme chantily homogêneo. Virar em pote de sorvete de 2 litros (dá quase um pote inteiro!) e levar ao congelador. Toda vez que for usar, é só tirar as colheradas. Na minha opinião, ele é tão gostoso que vai no leite quente, no milk shake, no frapê e até como cobertura de bolo! É docinho com um toque forte de café - pra quem gosta como eu, vai adorar ter sempre pro leitinho da meia noite, rs. Vivian, realmente essa sua receita é sensacional. Você disse que sua filha adora, né? A minha também gostou muito, mas pudera! Minha pequena é louca por café e por doce. Só faltava mesmo juntar as duas coisas como você fez nessa receita. Acho que merece prêmio, viu?

Olhem só:


E seguindo outra dica da Vivian, já que aqui em casa sempre fazemos capuccino: leite quente, achocolatado (indico o Gold que é sem açúcar, mas docinho e pigmenta bastante o leite), canela e o chantily de café ou café cremoso como nomeou a dona da receita.

E aí, gente, essa receita da Vivian é ou não é sensacional? Podem fazer porque vai virar mania. Aqui em casa vamos fazer sempre. Adoramos!




11 comentários :

  1. Oi Talita, conhço esta receita por cafe cremoso, e aprendi em algum blog tambem no ano passado mas nao me lembro qual..publiquei esta receita no meu blog na semana passada, so que sem um PAP chiquerimo como o seu.. rsr, no blog calma que estou com pressa tem receita de capuccino, é otima, melho do que os que compramos em supermercado. bjo
    gracinda
    www.sonharmaisumsonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente receita, já conhecia, mas não acreditava que dava certo, rsrssrs... mas fiquei com uma dúvida: Se for para tomar como café, como faz? Coloca só água quente ou mistura no café pronto? Bjins

    ResponderExcluir
  3. só sei que parece delicioso e que vou fazer rsrsrsrsrs...bjo

    ResponderExcluir
  4. Gracinda,
    Provavelmente é o mesmo blog onde eu aprendi e que linkei na postagem. É da Vivian do blog Aos 30. Ela tem ótimas receitas por lá e é uma pessoa maravilhosa que transparece em tudo que escreve.

    Beijs, meninas,
    Talita.

    ResponderExcluir
  5. Fiz esta receita ontem e está aprovadíssima! E como rende!
    Uma delícia e com este friozinho, veio a calhar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que bom que fez, Manu,

    Essa receita da Vivian é uma delícia mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Talita,bom dia!!! Que receita legal, nao conhecia, mas sera que da pra substituir o acucar por adocante em po? Talvez a textura nao fique tao boa, se descobrir me conta...
    bjs, Elisangela.(Niteroi/RJ)

    ResponderExcluir
  8. @Elisangela

    Oi, Elisangela,
    Parece que não funciona com o adoçante porque como é preciso usar uma quantidade bem menor dele, a textura não vai virar igualzinho chantily. Mas pra quem quer apenas o sabor, acho que deve valer a pena tentar.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  9. Oi Talita! Quando eu era criança minha mãe sempre fazia café "batidinho" pra mim: misturando café açúcar e um pouquinho de água quente ela batia até ficar um creme branquinho, depois colocava leite quente. Uma delícia! Hoje sou eu que faço esse café pra ela, e até comentei esses dias que a gente tinha que tentar fazer uma quantidade maior pra bater na batedeira, só não sabia se ia dar certo guardar depois... E eis que venho parar no teu blog e encontro justo essa receita! =D

    ResponderExcluir
  10. Olé, se eu quiser usar como cobertura de bolo, como faço?! esse creme tem um tempo de duração pra ficar nesse estado ou depois ele perde a forma e vira liquido?!
    a agua necessita ser quente ou com a normal também dá?!
    obg.

    ResponderExcluir
  11. @Priscila Yuka Bom Angelo
    A água precisa estar fervendo. Não sei se a cremosidade se liquidifica rápido, vale fazer o teste mesmo porque ficaria excelente como cobertura de bolo.
    Abraço, Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.