Como limpar camurça?

5.7.10 dona perfeitinha 129 Comentários

A camurça é um tipo de couro permeável que suja e mancha facilmente. Para quem quer manter seu aspecto aveludado natural, o impermebializante não é indicado. Porém, como limpar esse couro que suja tão fácil?

A primeira dica é usar água e condicionador. Só um pouquinho de cada e preferencialmente algum condicionar ou creme de tratamento que tenha cor branca para não correr o risco de haver pigmentos que possam alterar a cor da sua camurça. Esse tipo de limpeza é delicada, mas eficiente e pode ser usada em qualquer cor de camurça. Porém, use pouquíssimo hidratante e em seguida retire todo o excesso dele com um pano umedecido, pois a camurça precisa de hidratação, mas não pode secar com produto demais, pois pode endurecer. O condicionador, além de limpar, ajuda a hidratar a camurça e renova o aspecto do seu sapato, bolsa, cinto, qualquer que seja o produto feito com o material. Veja pelas fotos como fazer.

Um pouquinho de condicionador e um pouquinho de água junto para apenas umedecer a camurça. Depois de espalhar por todo o sapato, é preciso tirar o excesso com um pano também úmido (molhe e torça o pano antes de usá-lo) e deixe secar à sombra:


A segunda dica vale apenas para camurças claras como brancas, bejes e amarelas (como não tenho nenhum produto de camurça clara, usei o mesmo sapato preto apenas como forma de ilustrar a ideia). A dica é usar borracha branca para 'apagar' a sujeira. Anos atrás, quando tive um sapato claro de camurça usava sempre e dava super certo. No caso da camurça escura, o processo deixa grânulos que aparentam mais sujeira e, por isso, não é indicado.

Obs.: Sapatos e bolsas de camurça devem ser limpos após cada uso para que não acumulem sujeiras que podem virar manchas permanentes.




Já conhece meus livros à venda na Amazon?




O que vai ter pro almoço hoje? 40 cardápios de almoço que vão facilitar a sua vida (com lista de compras semanal)




Manual Prático dos Empregadores Domésticos - De empregadora, para empregadores.

.














O donaperfeitinha.com também está nas redes sociais, com novidades diferente por lá também:







E a gente se vê e se lê!