Cuidados com as gravatas e como guardá-las

23.7.10 dona perfeitinha 4 Comentários

.Homem que usa gravata todo dia, tem muitas e com o tempo vai ficando difícil guardá-las. Nós meninas, cujos maridos se encaixam nesse perfil, sabemos bem que não é fácil cuidar do acessório.



 Gravatas de tecidos delicados como a seda não podem ser lavadas, isso porque ao secar, as entretelas do tecido podem se modificar, encolhendo ou mesmo criando uma aparência de enrugada ou mesmo perdendo seu contorno. Por isso que também é difícil passá-las.

Mas de vez em quando uma gravata pode sujar ou necessitar ser passada (amassou na mala, por exemplo) e então temos que tomar certos cuidados:

Se precisar lavar, tente passar um pano úmido até a mancha ser removida, sem espalhá-la ainda mais e sem esfregar. Algumas gravatas são facilmente desfiáveis e com essas o cuidado é redobrado. Recomenda-se depois de retirar a mancha, secar com secador a uma distancia suficiente para secar, mas não tão perto para que o calor danifique o tecido. Evite usar o ferro de passar, a não ser que a gravata esteja muito amassada.



Se a gravata amassar, é necessário passá-la, mas nunca devemos fazer isso com o ferro diretamente sobre ela. Será necessário passar com um tecido entre o ferro e a gravata. Além disso devemos tomar cuidado para o ferro não dar vincos nas laterais que danificam a gravata.






É necessário cuidar para que o próprio nó da gravata não a amasse e, por isso, nunca guarde a gravata com nó dado. A gravata amassa e ficará feio usá-la depois.






E, por fim, como guardar as gravatas

A melhor forma é em cabides como aqueles de calças em que se pode esticá-la, dobrando-a apenas ao meio. Mas há várias opções no mercado, veja:




Algumas pessoas usam enrolá-la e guardar em caixas, mas essa forma costuma, com a manipulação, causar vincos irreversíveis, então deixe para enrolar apenas para transportar, dentro de sapatos, por exemplo, mas o melhor seria transportá-las já esticadas em cabides ou posicionadas ao redor da gola da camisa que vai em capas de proteção ou mesmo em porta-gravatas compridos em que é possível trasnportá-las esticadas e com uma dobra só. Tipo a imagem abaixo:

E uma novidade legal que se chama carrossel de gravatas e que tem à venda em dutys-free e que com a data do dia dos pais chegando, fiquei até animada em procurar um pra comprar. Olha que legal... 
 
O carrossel acomoda individualmente várias gravadas no aro do guarda roupas e ainda tem um led para iluminar, facilitando a vida à noite. O mais interessante é que o produto chama-se carrossel porque gira para se achar rapidamente a gravata desejada. Descobri que tem à venda em Dutys-free, mas como não vou passar por nenhum por enquanto, quem souber onde vende (on line, por exemplo), me avisa, por favor?


4 comentários :

  1. Boa Matéria!!

    Eu e marido já temos o próprio cantinho para guardá-las e isso faz toda diferença!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá....fiquei muito interessada e buscando no google achei este link de um duty free online...espero que ajude
    http://www.dutyfreedufry.com.br/dutyfree/sharperimage/product.asp?oid=35116
    abraços,,,,Rose

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu já lavei todas as gravatas de maridôncio uma vez aqui em casa e ficaram perfeitas? E nem precisei passar. Um dia conto lá no blog como.

    Esse lance de arrumar as gravatas é uma coisa complicada aqui em casa porque maridôncio é uma pessoa sem noção de cuidados com as coisas dele.

    Eu super adorei esse porta-gravatas do dutyfree. Estou super inclinada a comprar na próxima viagem de alguém pra fora. Pq eu mesma não viajarei para o exterior tão cedo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cíntia,
    Meu marido tem dois desses cabides triplos de gravatas, mas queria muito conseguir achar esse carrossel pra dar pra ele.

    Rose,
    O free shop não vende on line, infelizmente. Serve apenas para reserva de produtos quando já sabe que vai passar na loja. Mas valeu pelo link.

    Jú,
    Já lavei também, mas as minhas experiências não foram boas. Nunca mais elas ficaram como antes, rs. Foi aí que meu marido me contou que não podiam ser totalmente lavadas e fui buscar orientações, rs.
    Sorte sua que conseguiu fazer direitinho. Eu só consegui arrumar uma enrolação no forro e ao passar ficou tudo meio torno e cheio de estrias.

    Eu também não viajarei tãaaoooo cedo e bem que gostaria que alguém pudesse comprar pra mim. Queria tanto!

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com