Kiwi é ave que deu nome à fruta

22.7.10 Talita Cavalcante 5 Comentários


A histótia do Kiwi é bem interessante. Por volta de 1906, uma professora chamada Isabel Fraser de uma escola que existe até hoje na Nova Zelândia, a Wanganui Girls´School, viajou à China em visita à escolas missionárias no sul do país. E lá conheceu a fruta que até então não tinha nome conhecido. Gostou tanto que levou sementes dela para sua cidade, Wanganui, na ilha do norte da Nova Zelândia. E um viveirista da cidade as plantou. Começou-se a produzir frutos a partir de 1910, mas só como produção doméstica. Só em 1940, começaram a produzí-la comercialmente e a chamaram de groselha chinesa. Por motivos de que o nome groselha tinha altas tarifas para comercialização e também para que a fruta tivesse um nome mais apelativo e comercial, ela foi rebatizada na Nova Zelândia por Kiwi, um nome maori - língua e povo nativo da Nova Zelândia - que designa uma ave que é símbolo do país e com a qual a fruta se parece por sua casca marrom e peluda.



Hoje o maior produtor de Kiwi é a Itália, seguida pela Nova Zelândia. Apesar da China ser o país de origem dessa frutinha, nunca teve uma produção que a integrasse entre os 10 maiores produtores do mundo. Em terceiro lugar vem o Chile. E acho que a maioria dos Kiwis que compramos no Brasil são chilenos, mas muitos deles são neozelandenses. Eu adoro. Você gosta?


5 comentários :

  1. Eu adoro Kiwis.
    E não conhecia a história.
    O gostoso desta fruta que a gente pode come-la em qualquer época aqui em BH.
    Lá em casa agente tinha que esperar chegar por lá.
    Ontem onde almoçamos tinha.
    Com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante saber a origem do nome dessa fruta tão apreciada aqui em casa.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mônica, oi Tânia,
    E é uma fruta gostosa mesmo.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  4. Kiwi ou quivi... Excelentes frutos da natureza...

    ResponderExcluir
  5. Interessante...eu conheci primeiro o pássaro, na minha infância, sempre gostei de animais, já tive vários livros e álbuns de figurinhas de animais, a fruta com esse nome, vim a conhecer muito tempo depois...não conhecia a origem desse nome...um conhecimento a mais.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.