Os cadernos de Malte Laurids Brigge - de Rainer Maria Rilke: LIVRO

17.7.10 dona perfeitinha 5 Comentários

Eu sou suspeita porque amo a escrita do Rainer Maria Rilke. Não tenho todos livros dele que li, mas meus preferidos sim. Inclusive já indiquei o que mais gosto nessa postagem aqui. Este outro é um romance cujo personagem principal é o Malte L. Brigge. E a história é pra ler e se encantar com a poesia e com lindas conclusões existencialistas que adoro grifar. Essa história tem um tom melancólico, como quase toda análise de uma vida. Mas ao mesmo tempo vai traçando um novo olhar de encarar inclusive a doença e a morte. Acho fascinante leituras que trazem filosofia poética, como gosto de chamar esse estilo. E adoro esse livrinho que é fino, portanto de leitura rápida, mas que vale voltar pra reler sempre as passagens preferidas. Deixa-me então dividir com vocês alguns trechos que adoro:

"(...) Há pessoas que usam um rosto anos a fio; naturalmente, ele se desgasta, fica sujo, fende-se em rugas, alarga-se como luvas usadas numa viagem."

"(...) Mas que vida é essa? Sem casa, sem coisas herdadas, sem cães. Se ao menos se tivessem lembranças. Mas quem as tem? (...) Talvez seja preciso envelhecer para poder alcançar todas essas coisas. Acho que deve ser bom, envelhecer."

"Mas se tudo é possível, ao menos vagamente possível, então, por tudo que há de sagrado no mundo, algo tem de acontecer."



5 comentários :

  1. Talita!
    Amo ler!
    Valeu pela dica!
    bjkas

    ResponderExcluir
  2. Oiêee! Já tive aqui hoje, e tô de volta! rsrsrs
    agora tô aqui pra dizer (convidar pra ir ver)que lancei hoje a segunda parte da campanha QUERO ADOTAR OU SER ADOTADO POR UM BLOGUEIRO, vai lá ver... Na terça farei a dinâmica com quem adota e quem quer ser adotado....será legal, eu vou querer ser adotada tbém rsrsrsrs

    Tiespero tem cafezinho quentinho lá.
    Beijos e FiKumDeus!

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Conhecí teu blog através do blog da Ruby e adorei o teu jeito perfeitinha de ser!Parabéns, teu cantinho é lindo!Também tenho um blog, www.coisinhasdapris.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. olha, não conheço esse autor mas gostei dos trechos q vc postou
    =)

    ResponderExcluir
  5. Lika,
    Vai gostar.

    Joana,
    Fui tomar um cafezinho no dia que me convidou. Hoje, respondendo aqui, deixou um oi.

    Priscila,
    A Ruby é uma blogueira bacana, né? Ela tem meu link mesmo. Adorei seu cantinho também.

    Ju,
    O Rainer é fantástico. Se algum dia ler me conta se passou a compartilhar comigo a mesma ideia sobre ele, tá?

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com