Por que não podemos esquentar o leite direto na mamadeira de plástico no microondas?

É essencial que se a mamadeira do nosso filho é de plástico, não seja levada ao microondas antes de identificarmos a classificação do plástico, mesmo que ela seja resistente e 'apropriada', pois há plásticos com classificação 7 (vem no fundo do produto dentro de um triângulo) liberam uma substância chamada BPA (bisfenol A) ao ser aquecido no microondas. Pesquisas dizem que essa substância pode ser prejudicial à saúde das crianças. Há estudos que desconfiam que ela seja cancerígena, mas nada ainda foi comprovado, por isso é recomendado que verifiquemos a classificação do plástico que é levado ao microondas, inclusive de outros tipos de utensílios. Lembrando que a classificação de 0 a 6 é segura e não contém BPA. Na dúvida, o melhor é tranferir para recipientes de vidro como fiz com o leite da mamadeira na imagem que ilustra essa postagem.


You May Also Like

8 comentários

  1. Devemos ter estes cuidados sempre.
    Com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  2. Nossa ..não sabia disso ,,esquentei tanta mamadeira dos meus sobrinhos no microondas ,,,
    Vivendo e aprendendo

    ResponderExcluir
  3. Vivendo e aprendendo, não é?

    Beijos pras duas,
    Talita.

    ResponderExcluir
  4. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  5. Ao recadinho do Ministério da saúde,
    Sou super a favor da amamentação, mas depois que o filho cresce e resolve querer mamadeira, é um calento que podemos dar a eles e por isso a postagem de alerta sobre as mamadeiras. Já postei a respeito e enviarei o link pra vocês.

    Obrigada pelo recadinho de incentivo à amamentação.

    Talita.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com o Ministério da saúde...não existe leite melhor que o leite materno...Eu amamentei até minha filha completar 3 anos..
    Mas gostei muito da matéria a respeito do bisfenol...sou estagiária no último ano de Enfermagem e presenciei complementarem o bebê recem nascido com mamadeira esquentaram no microondas...achei estranho..pois se trata de um recem nascido com baixa imunidade não acho correto...

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Talita, pela sua matéria e esclarecimentos...bjos..

    ResponderExcluir
  8. @Adriana Sou admirada por quem consegue (você ainda foi além dos 2 anos que já implicam total acréscimo de proteção contra vários tipos de doença... incrível!). Parabéns mesmo! Um beijo e obrigada por comentar.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.