Ali.... ou alí?

2.8.10 dona perfeitinha 7 Comentários

Hahaha... Esse erro é meu. Erros pequenos costumam ser esdrúxulos, não acham? Porque um simples acento onde não existe pode mesmo tornar qualquer palavra, mesmo as pequenininhas, bem esquisita, rs.

E na semana passada, uma querida leitora cujo nome infelizmente eu não sei, deixou-me um recadinho muito simpático me alertando para o fato de que eu, vez ou outra, escrevo 'ali' com acento.
Sim! Esse é um dos meus erros antigos de escrita que mais me perseguem (tenho outros vários que só numa releitura consigo percebê-los!). Meu errado "alí", até hoje, não tinha ganhado um marco para aprendizado. Então pensei... quem sabe uma postagem sobre isso, sirva para que eu me lembre exatamente no momento em que escrever tal palavrinha que acento 'ali' não cabe, rs.


Ali X Alí

Então... sobre o ali:
É um advérbio de lugar...ok, ok.
E é uma oxítona terminada em i - E não se acentua nenhuma oxítona terminada em i ou u. O que quer dizer que ali, caqui, rubi, urubu e rebu, por exemplo, não são palavras acentuadas porque se encaixam na mesma regrinha.

Obrigada à amiga leitora que me deu o toque. E, por favor, vocês todos que leem e gostam daqui, podem me ajudar também. É pra isso mesmo que o dona perfeitinha existe... pra gente trocar... ideias, conhecimento, informações, experiências. E é por isso também que adoro o tempo que dedico a esse cantinho.


7 comentários :

  1. ihhhhh, tomara que a sua leitora e o meu marido, nunca passem pelo meu blog, pois está cheio de erros rs

    bjks

    ResponderExcluir
  2. KKKKK amiga, eu tbém sou dona de cometer esses pequenos erros e outros grandões tbém....ah me fala uma coisa, quem criou sua assinatura? acho o máximo e acho que queria uma parecida rsrsrs se vc não se importar é claro.

    Beijos
    Joana Campos

    ResponderExcluir
  3. Oí talíta como vai querida?
    Bom agora que tenho mais medo de criar mu blog, por um lado é bom que a gente aprende , meu esposo e filhos também me corrige mas confesso que acho um pouco constrangedor...
    Mas se não fossem os erros o que seriam dos acertos?(rss)...
    Beijinhos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Talita
    Eu até fico com receio. Meu dicionário é antigo e eu não importo de colocar os acentos.
    Fico com preguiça.
    Mas como eu não ligo pros erros penso que todos são assim.
    Antigamente minha mão me corrigia mas agora...
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  5. aiaiaia, mas o alí com acento é tão mais lindo. hahahaha

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vivian,
    A gente erra na correria da escrita, né? Mas eu gosto quando vem alguém que percebe o que eu não vi também porque vou e conserto, rs.

    Oi, Joana,
    Eu mesma criei. Trabalho personalizando sites de casamento e blogs.

    Oi, Paty,
    Mas um recadinho simpático como da leitora que me deixou o último não tem nada de constrangedor. Gosto que me escrevam dessa forma porque aprendo mesmo.

    Oi, Mônica,
    Acho que o editor de texto podia facilitar pra gente e ser automático, né? Mas também é bom praticarmos a busca em dicionários em caso de dúvidas.

    Jú,
    E não é que é mesmo? Acho então que é por isso que gosto mais de escrever com acento, rs.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  7. Olá Talita, super legal o seu Blog, interessante, divertido e lógico tudo que diz respeito a Língua Portuguesa me encanta. Mas vamos a pergunta, o que você pensa sobre a utilização do "a gente" ao invés de usarmos o "nós"? Existem muitas críticas sobre a questão acima.
    Aguardo manifestação, bjss!
    meu e-mail: ks_pires@hotmail.com

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com