Geminar X Germinar

31.8.10 dona perfeitinha 2 Comentários

Esses verbos são motivo de confusão para um monte de gente.

E não é que são palavrinhas bem interessantes?


Geminar:
Quando nos referimos à casas duplicadas, juntas e iguaizinhas, que palavrinha usamos para descrevê-las? Casas geminadas. Geminar é duplicar ligando, ou seja tem que estar junto e duplicado. Percebe que estou sendo repetitiva? Agora acho que já entendemos. E basta lembrar de 'gêmeo' para não errar. Outro exemplo do uso da palavrinha: "Uma numerologista aconselhou a Isabela a geminar a consoante 'l' do seu nome e ela passou a assinar Isabella". Dois 'l' juntos, ou qualquer duas consoantes juntas, são letras geminadas.



E germinar?
Ah! Germinar é nascer, desenvolver. O feijão de Sofia germinou. A flor da minha orquídea está para germinar. Mas a palavrinha também pode ser usada para definir algo que deu causa a alguma coisa, como por exemplo, o fato do meu tempo ocioso ter germinado na criação do dona perfeitinha há mais de 1 ano e meio atrás. Esses é que são bons exemplos de germinação, não acham? Rs.






2 comentários :

  1. Sabe que adorei isso porque essa, sinceramente, eu não conhecia. Nunca mais falarei errado e sempre que for falar casa "geminada" lembrarei de vc, hahaha.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Jú,
    Você é ótima. Adorei o recadinho.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com