Plantando um pé de feijão


Meu marido é ótimo para inventar o que fazer em momentos que necessitam de criatividade. Ter filhos é estar o tempo todo pensando em o que fazer 'next', já que temos que não só apresentar-lhes o mundo, como incentivá-los a pensar sobre ele. E a brincadeira de plantar um feijãozinho engloba muitas reflexões interessantes, não acham? Sofia gosta de aguar plantinhas que temos no apê, faz isso também nas casas das vovós, mas plantar uma e ver a sementinha ir se desenvolvendo foi a primeira vez.

Faz-se assim: algodão embebido em água e dois ou três grãos de feijão sobre ele. Usamos um desses tubos de ensaio de plástico - desses que fazem garrafa pet, mas que em sua versão tubo é muito usado para lembrancinhas, sabem? Gostamos da ideia do tubinho para ficar mais interessante já que pode-se deixar o feijão na tampa e usar o tubo que é transparente para sustentar o crescimento da plantinha. Fizemos um furo em cima para entrada de ar. Mas pode-se plantar num copinho de plástico sem tampa, por exemplo. Normalmente apenas um dos grãos de feijão se desenvolve e então é interessante retirar os outros do lado e manter o algodão sempre molhado. Qualquer criança adora acompanhar o crescimento do 'pé' de feijão e aprende uma porção de coisas novas com isso. Podemos aproveitar para ensinar-lhes desde a teoria de se plantar o alimento até mesmo sobre conceitos de respeito à natureza, sua importância para nossa vida e, claro, deixar que as crianças deixem a imaginação 'voar', nos enchendo de perguntas, rs. Ah! E depois é possível passar a plantinha pra terra.




































Plantando um pé de feijão Plantando um pé de feijão Reviewed by Talita Cavalcante on agosto 24, 2010 Rating: 5

3 comentários:

  1. Que delícia voltei lá atrás nos tempos de escola. Colocávamos na janela cada potinho com os nomes..Nossa! Adorei i post e assim que meu netinho crescer um pouquinho mais vou fazer pra ele. Obrigada.
    Mont]ao de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu j´fiz tanto esta experiencia com meus alunos. Que saudade!
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elaine, Oi, Mônica,
    Plantar a sementinha de feijão pra minha filha também me trouxe muitas lembranças boas... a gente volta a ser criança quando vira mãe. Faça mesmo pro seu netinho, Elaine! As crianças ficam encantadas.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.

""Obrigada por visitar e compartilhar! Inscreva-se no YouTube!""

Tecnologia do Blogger.