Plantando um pé de feijão

24.8.10 Talita Cavalcante 3 Comentários


Meu marido é ótimo para inventar o que fazer em momentos que necessitam de criatividade. Ter filhos é estar o tempo todo pensando em o que fazer 'next', já que temos que não só apresentar-lhes o mundo, como incentivá-los a pensar sobre ele. E a brincadeira de plantar um feijãozinho engloba muitas reflexões interessantes, não acham? Sofia gosta de aguar plantinhas que temos no apê, faz isso também nas casas das vovós, mas plantar uma e ver a sementinha ir se desenvolvendo foi a primeira vez.

Faz-se assim: algodão embebido em água e dois ou três grãos de feijão sobre ele. Usamos um desses tubos de ensaio de plástico - desses que fazem garrafa pet, mas que em sua versão tubo é muito usado para lembrancinhas, sabem? Gostamos da ideia do tubinho para ficar mais interessante já que pode-se deixar o feijão na tampa e usar o tubo que é transparente para sustentar o crescimento da plantinha. Fizemos um furo em cima para entrada de ar. Mas pode-se plantar num copinho de plástico sem tampa, por exemplo. Normalmente apenas um dos grãos de feijão se desenvolve e então é interessante retirar os outros do lado e manter o algodão sempre molhado. Qualquer criança adora acompanhar o crescimento do 'pé' de feijão e aprende uma porção de coisas novas com isso. Podemos aproveitar para ensinar-lhes desde a teoria de se plantar o alimento até mesmo sobre conceitos de respeito à natureza, sua importância para nossa vida e, claro, deixar que as crianças deixem a imaginação 'voar', nos enchendo de perguntas, rs. Ah! E depois é possível passar a plantinha pra terra.




































3 comentários :

  1. Que delícia voltei lá atrás nos tempos de escola. Colocávamos na janela cada potinho com os nomes..Nossa! Adorei i post e assim que meu netinho crescer um pouquinho mais vou fazer pra ele. Obrigada.
    Mont]ao de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu j´fiz tanto esta experiencia com meus alunos. Que saudade!
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elaine, Oi, Mônica,
    Plantar a sementinha de feijão pra minha filha também me trouxe muitas lembranças boas... a gente volta a ser criança quando vira mãe. Faça mesmo pro seu netinho, Elaine! As crianças ficam encantadas.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.