Podemos reembolsar parte do ICMS de tudo que compramos no estado de São Paulo, inclusive em lojas on line com sede lá, ou seja, a maioria das brasileiras!

20.8.10 dona perfeitinha 6 Comentários



A notícia chegou a mim por um e-mail cuja autora, Denise F. Machado, distribuiu para sua lista. E como e-mail com informação boa por mais 'fowarded' que tenha sido, a gente abre mesmo, achei super interessante e quero dividir com vocês. A Denise eu não conheço. Fico imaginando em quantas caixas de e-mail o dela passou até chegar na minha. O caminho pode ter sido longo, mas também curto, mas o que importa é que assim como ela, eu quero divulgar a descoberta.

Como moro em Minas Gerais, fiquei supresa em saber que o estado de São Paulo para incentivar os consumidores a exigirem a nota fiscal, devolve 30% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido, ou seja, toda vez que compramos algo no estado de SP, mesmo que em lojas on line com sede lá, teremos um crédito para reembolso. E se você ou sua empresa tem costume de comprar em lojas on line sediadas lá como Submarino e Americanas, por exemplo, poderá já ter acumulado algum crédito para ressarcimento. E basta entrar no site da Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo e, na coluna da esquerda onde tem o campo para consulta de CPF ou de CNPJ, inserir o seu número e fazer a consulta. É estranho ver que eles tem muitos dados nossos, mas lá estará o crédito de 30% de todo o ICMS que você pagou para o estado. A gente tem uns 15 reais pra ser ressarcido. Fico imaginando quem tem empresa que só compra de outras do estado de SP... deve dar uma soma bem significativa.

Então é isso. Não deixe de conferir e pedir o ressarcimento do imposto que pagou sobre os produtos que comprou no estado de SP. E, claro, nunca deixe de pedir a nota fiscal. Apesar de lamentarmos que certos valores vão pra bolsos corruptos, é com o recolhimento do imposto que cada estado do nosso país tem mais chances de fazer melhorias. Pena que não dá pra direcionar o imposto que pagamos para o estado que moramos, mas é sempre bom saber o que acontece, Não acham?

O que acharam disso? Já conheciam?


6 comentários :

  1. Talita, Talita, vc nesses ultimos 3 dias tem sido de grande utilidade pública! sabia? vou já já ver o quanto tenho lá, pois compro muita coisa on line e sei que as lojas são São Paulo.

    Bjs amiga! Aparece lá no bloguito, some não!

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia sim Talita!
    Olhei o meu no mês passado e meu valor não chega nem a 15,00. O marido de uma colega do trabalho tem quase R$ 400,00 pra receber acredita? Também ele comprar até ovo pela internet...rsrsrsrs
    Eu não esperava de receber muito, pois faço poucas compras pela net, mas esse programa do governo de SP é muito legal. Devia ser copiado!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Miga... tem selinho pro cê lá no blog, tá... passa lá =D
    bjs
    http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ta, então vc tá falando da nota fiscal paulista? aquela que a gente pede qdo faz a compra?
    Se for nós já retiramos mais de 1.300 reais , vale super a pena. Mas tem que pedir em toda e qualquer compra, até em postos de gasolina.rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Não esquecer que para ter direito à nota fiscal paulista é preciso declarar o CPF e ter origem para todos os gastos. É uma maneira de ganhar o consumidor, a prefeitura e o estado que mais acumulam impostos, uma maneira tb. de controlar lojistas e consumidores...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Joana,
    Eu fico sumida mesmo porque costumo programar as postagens pra dar conta do trabalho da semana, mas tô sempre lendo por aí nos tempinhos que preciso pra relaxar. Depois me conta se tem parte do ICMS que pagou a ser reembolsado.

    Oi, Evelise,
    Deveria mesmo porque assim melhoraria pra todos os estados em arrecadação. Infelizmente o brasileiro ainda não pede a nota fiscal, mesmo sabendo que parte do valor pago é justamente imposto que deveria ir para o estado.

    Eliane,
    Vou passar lá... obrigada.

    Oi, Dri,
    É dela mesma. Esqueci de colocar no título. Pra vocês que moram em São Paulo deve ser mesmo um presentão ver 30% do ICMS pago reembolsado. E tem mesmo que pedir a nota em tudo... Fico imaginando quem está montando casa ou construindo por aí... devem ter um reembolso gigante!

    Oi, Kika,
    Obrigada por contribuir... tem que dar o CPF nas compras tanto de lojas físicas quanto de lojas on line, não é? E algumas on line trazem a opção 'deseja a nota fiscal paulista'? É bem interessante.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com