Sobrescritando convites - gafes e as formas corretas de sobrescritar

6.8.10 dona perfeitinha 5 Comentários


Existe uma maneira formal e outra informal para sobrescrever convites. Ambas são corretas e só dependem do grau de afinidade entre os convidados e quem convida. É possível, inclusive, ter parte das sobrescrições formais e parte informais para convites de um mesmo evento, um casamento, por exemplo.
Apenas temos que atentar para o fato de que uma sobrescrição envolve todos os convidados e é mais forte que qualquer limite de 'convitinhos individuais' que encontra-se no interior. Dessa forma, se a quantidade de convitinhos não condiz com o que está escrito no envelope, isso pode ser uma grande gafe.



Exemplo de uma gafe na sobrescrição é escrever, por exemplo, Sr. Lázaro Junqueira e família (e esta ser marido, mulher e 4 filhos solteiros) e dentro haver apenas 3 convitinhos. Isso não pode. Se se quiser convidar apenas um dos filhos da família, basta escrever Sr. e Sra. Lázaro Junqueira e Eduardo Junqueira. Aí sim a sobrescrição estará correta, já que apenas 3 convites individuais serão entregues `aquela família.



Exemplos de sobrescrições informais:

Leandro e Cláudia (pessoas próximas)
Leandro Gonçalvez e Cláudia Menezes (casal de namorados ou que moram juntos, amigos de quem convida)
Júnior e Lia (apelidos por que são sempre chamados, de casal de amigos muito próximos)

Exemplos de sobrescrições formais:

- Sta. Carla Mazzeo (mulher solteira convidada) - pessoalmente acho o Sta. muito antiquado. Prefiro a sobrescrição, nesse caso, apenas com o nome, Carla Mazzeo.
- Sr. e Sra Lázaro Junqueira (Marido e mulher convidados)
- Sr. Lázaro Junqueira e Sra. (Marido e mulher convidados)
- Sr. e Sra. Lázaro Junqueira e Eduardo Junqueira (Marido, mulher e um dos filhos do casal)
- Sr. Luan Rodrigues e Sra. Camila Ferraz (casal casado ou não, com sobrenomes diferentes)
- Luan Rodrigues
  Camila Ferraz (forma utilizada para casal com sobrenomes diferentes ou para pessoas que moram na mesma casa - sejam irmãos ou amigos)

Exemplos com a palavra 'família' - todas as sobrescrições com a palavra família inclui todos os moradores da casa e filhos solteiros:

- Sr. Lázaro Junqueira e família ou apenas Lázaro Junqueira e família (ele, sua esposa e filhos solteiros são convidados)
Sra. Aparecida Maranhão e família ou apenas Aparecida Maranhão e família (para mulher que mora apenas com os filhos ou com os pais e os filhos, sendo ela a principal convidada, mas sendo todos da casa também convidados)



Obs.: A, À e Ao são palavras opcionais usadas em sobrescrições, de acordo com a palavra seguinte:
Exemplos:
A Carla Diaz
À Sra. Maria Andrade
Ao Sr. Gustavo Leão





5 comentários :

  1. Talita
    A mamae vive corrigindo as correspondencias de casamento.
    Voce está certissima em alertar
    com carinho Monica.

    ResponderExcluir
  2. Talita, para mim não há nada pior que "extensivo aos filhos casados". Sinceramente, para mim a melhor tradução é: "Me sinto na obrigação de te convidar porque convidei seus pais, mas não quero gastar um convite com você, nem faço questão da sua presença, mas você jamais poderá dizer que não foi convidado."
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Talita... vc é realmente uma Dona Perfeitinha... rsrsrsrs
    Amo visitar seu blog e, além das decor maravilhosas, encontrar essas dicas super úteis (e voltadas à nossa maltratada Língua Portuguesa).
    Parabéns!
    bjs
    http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Talita, que bom que alguém ainda se lembra, de ser amiga das boas maneiras. bj

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mônica,
    É bom a gente estar atento a essas coisas... porque é triste ofender alguém com um convite que deveria ser algo pra agradar apenas.

    Oi, Sandra!
    Você realmente levantou um ponto maravilhoso. Extensivo aos filhos casados hoje em dia já não se justifica. Antigamente até poderia, já que itens de papelaria eram um luxo pra poucos momentos e muito mais caros. Quem faz uma festa não pode mesmo economizar com isso. Adorei o comentário.

    Oi, Eliane,
    Obrigada! Seu recadinho me deixou contente.

    Oi, Armalu,
    Devemos procurar aprender sobre tudo, né?

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com