Crianças podem usar creme dental comum (com flúor)?

24.9.10 dona perfeitinha 7 Comentários


Há uma grande controvérsia no que defendem médicos e dentistas, já que alguns defendem que pequena quantidade de creme dental comum (com flúor) - volume parecido com o de um grão de arroz - diariamente, não fará mal às crianças e que é interessante usá-lo já que os cremes dentais sem flúor ou com esse reduzido não ajudam a evitar cáries. Pessoalmente acho que o que evita cáries é a mecânica correta da escovação. Minha filha tem 3 anos e nunca teve cáries, mesmo usando creme dental sem flúor.

O flúor em excesso é comprovadamente nocivo à formação da dentição permanente, já que rouba minerais dos dentes e, com isso, os dentes pemanentes poderão nascer com manchas brancas ou escuras ou com certa corrosão. E a fluorose acontece porque a criança até 4 anos normalmente não tem controle sobre o processo de bochechar e, assim, pode ingerir o creme dental. 

Dessa forma, o creme dental indicado para crianças de até 3 anos é aquele com ausência total de flúor.

Para crianças de 4 a 6 anos, o creme dental indicado é aquele com baixa concentração de flúor.

Minha filha tem 3 anos e desde os 2 e meio já sabe bochechar. Mesmo assim, acredito que alguma água ela ingere no processo e mantenho água mineral para essa mecânica. Ela adora escovar os dentes, mas primeiro faço eu a higienização correta e depois deixo que brinque com a escova. Dessa forma incentivo o ritual. E ela até que copia direitinho os movimentos, rs.

Outro alerta é não deixar a criança ingerir grande quantidade do creme dental, mesmo que seja ela ausente de flúor, já que é um produto químico como outro qualquer. Apenas um pouquinho já é suficiente. O que faz a limpeza dos dentes é a mecânica da escovação e não o creme dental, por isso é importante sempre escovar os dentes da criança, já que creme dental sem flúor não ajuda em nada a evitar cáries, ele apenas facilita a escovação.

Uma dica pros papais e mamães de primeira viagem: nem todos os cremes dentais sem flúor são agradáveis ao paladar das crianças. No caso da minha filha, tentamos várias marcas, mas a que ela gostou mesmo foi o MalvatriKids (que tem tanto a versão sem flúor como a com baixa concentração). Não é barato. Custa cerca de 13 reais o tubo, mas dura muito. O ideal do creme dental é colocar só um pouquinho na escova, quase que só a 'sujando' apenas para facilitar a escovação. Essa sim é que é importante.




7 comentários :

  1. Oi Thalita!
    Lara também usa o creme dental sem flúor e até por confirmação da pediatra. Concordo plenamente que a mecânica da escovação é que faz a higiene bucal, senão bastava bochecharmos a pasta dental...

    Ah! lembrei de você... hj meu marido foi para a sua cidade. Ele trabalha com Consultoria e Auditoria de Sistema de Gestão da Qualidade e tem um cliente aí em Ponte Nova.

    Um beijo
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Aff... Desculpa! Sempre escrevo Talita colocando o H...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Talita... ótimo post... minha filha tb tem 3 anos e nunca teve cáries... sempre escovei os dentinhos dela... e ela é quem os escova sozinha já há algum tempo... tb ensino a ela o uso do fio dental... acho mto importante os pais passarem noções de higiene aos filhos... além de ensiná-los a ter uma vida mais saudável, é uma prevenção a futuras doenças...
    bjs
    http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita...

    Tenho meu Jujuco de 4 aninhos e só compro creme dental sem fluor e ele nunca teve cáries.

    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana,
    Adorei saber da Lara. A mecânica da escovação é só o que precisamos pra nos sentir tranquilos quanto aos nossos pequenos. Ponte Nova é minha terra querida, mesmo com todos seus GRANDES defeitos.
    Não se preocupe quanto ao meu nome, mas obrigada por me dizer que é erro automático, rs. Até hoje não entendi, mas a maioria das pessoas escreve com h, o que pra mim que sou Talita é super estranho, mas ainda vou descobrir se há mais Talitas ou Thalitas, rs.

    Beijos,
    Talita.

    Eliane e Carla,
    Obrigada também por deixarem seus recadinhos contando sobre seus pequenos. Adorei saber.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho dificuldades de achar um creme dental sem flúor aqui...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Adriana,
    Moro numa cidade pequena onde não encontramos sempre, mas aí criamos o hábito de comprar quase tudo pela internet. Várias farmácias tem sites on line e a pasta de dente pode ser encontrada em outros tipos de sites também. Faça uma busca pelo google.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com