A feiura da ambição

9.9.10 dona perfeitinha 9 Comentários


Existem ambições admiráveis. Daquelas puras mesmo que contam apenas com um desejo tão grande e bonito que ao serem conquistadas impressionam e trazem somente felicidade, não gerando maus-tratos a qualquer lado ou pessoa. Não inclui mágoas, ofensas. Essas últimas palavras são parte da tal ambição feia.

Pensemos em qualquer tipo de ambição. Seja organizar uma bela festa de casamento ou apenas arrumar um namorado, seja ter uma empresa ou mesmo ser titular de um belo cargo, seja ser famoso ou ter aquele que é o maior fator de ambição de todos: dinheiro... muito dinheiro. Todas essas ambições que citei são grandes e exigem trabalho, estudo, abdicações diversas para serem conquistadas de forma bonita, correta. Mas o que vemos espalhado nas mentes de muitos é a conquista de algo sem se dar a 'tantos trabalhos'. "Quero isso e se alguém não concordar com a forma que decidi, que se dane!". Muitos poucos tem paciência em ouvir alguém ou parar pra analisar seus próprios atos. São capazes de magoar alguém em nome de uma ambição cujo caminho que escolheu percorrer é ridículo.

Tá... eu não quero entrar numa generidade sobre ambições. Quero apenas uma pausa para análises, inclusive de coisas pequenas que já fizemos ou apenas pensamos a respeito. A maior feiura da ambição na minha opinião é aquela que aparece mascarada de cobranças. Ou seja, você fez tanto por alguém e agora que precisa de algo que esse alguém tem, faz cobranças. Já que fez tanto por ele, pode cobrar agora que precisa do que ele tem. Isso não é verdade e todos que não estão cegos pela ambição percebem isso. O pior é que quem é cobrado se magoa demais. É como se uma mãe que durante a infância do filho esteve sempre presente, dando todo o carinho e atenção, ao ver seu filho querer ir morar longe, já adulto, fosse lhe cobrar que agora que ele é crescido é ele quem deve a ela companhia e atenção, fazendo-o sofrer e sentir-se culpado por querer viver a vida de uma outra forma. Feio, né? E isso tem se aplicado a tantos relacionamentos, seja entre amigos ou entre parentes. Seja de irmão pra irmão, pai pra filho ou filho pra pai. Vemos muito isso entre amigos também. Profissionalmente falando já existe mesmo uma relação de contra-prestação, mas isso é algo pré-acordado. Quando falamos em vida pessoal, cobranças desse tipo mostram a parte feia das ambições das pessoas. Infelizmente. Qualquer um pode perceber em si mesmo um pensamento desse tipo, mas acredito que como seres humanos pensantes e reflexivos, podemos perceber o tamanho da feiura desse pensamento e crescer com ele, antes de sair agindo feito 'dono da verdade' e magoando pessoas que não merecem ser magoadas. Aqui, felizmente!

"[...] a vida nos obriga a escolher entre vários caminhos possíveis, mas nada nos obriga a escolher uma coisa ou outra". Jean-Paul Sartre, filósofo.


9 comentários :

  1. Oi Talita, td bem?
    Adorei o post de hoje, e tenho muito a escrever sobre isso, quero fazer um comentario grandeeeeeee....mas eu estou numa correria danada hoje. Mas volto para tecer meus comentarios.
    Beijos de bem longeeee!!!!
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog.Os assuntos são muito legais ...Bastante coisa interessante pra ler!!!!
    Já sou sua seguidora !!!
    Bjs !!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita, que texto legal!
    Ontem postei sobre elegancia....vai lá dar uma olhada, quem sabe vc gosta!


    Tiespero!
    Bjs

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  4. Ei Talita!
    Sou nova na blogosfera, iniciei meu humilde blog há um mês e quando descobri o seu... me viciei... rsrsrs
    Adorei o post. Realmente, concordo com você!
    Quando fazemos algo por alguém já esperando a primeira oportunidade de cobrar, pedir algo em troca, é o fim... Preferível não fazer, pois não foi de coração, não foi doação.

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do tema e sempre digo:
    Temos sim, que ter ambição, sempre!!!

    Desde que, ela seja saudável...


    @inacosta

    ResponderExcluir
  6. OI, Talita!

    Ótimo post....cobrança nunca é bom, né?

    Um beijo grande e fica com Deus

    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Talita, passeando lá no 2beauty, vi uma menina divulgando um blog, com o mesmo nome do seu!!! Veja:

    http://donaperfeitinhablogspotcom.blogspot.com/

    Achei muita falta de bom senso da parte dela!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Talita, passeando lá no 2beauty, vi uma menina divulgando um blog, com o mesmo nome do seu!!! Veja:

    http://donaperfeitinhablogspotcom.blogspot.com/

    Achei muita falta de bom senso da parte dela!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Rita,
    Obrigada e um beijo de bem longe pra vocÊ também. Vou esperar seu comentário...

    (Mania de tricô),
    Vou passar no seu mais tarde pra conhecer. Obrigada pelo recadinho.

    Oi, Ana,
    Cobranças sem fundamentos são muito feio e ambiciosos, né?

    Iná,
    Ter ambição saudável é sempre bom, né?

    Helena,
    Obrigada pelo recadinho.

    Oi, amiga (em anônimo),
    Obrigada pelo toque. Ela tá começando agora, devia mesmo ter escolhido um outro nome, já que o meu já existe, mais como uma questão de visão mesmo, mas não há nada que a impeça - pelo menos por enquanto, rs - de seguir com esse nome. Graças a Deus meu trabalho já tem uma marca e não poderá ser confundido facilmente. Tomara que não. E tomara que ela descubra a marca dela sem se misturar à minha, não é? Obrigada, de coração, por me deixar informada sobre a existencia desse outro blog.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com