A rotação da água em uma pia tem sentido diferente nos hemisférios norte e sul?

21.9.10 dona perfeitinha 9 Comentários


Parece que esse é o mito ciêntífico mais difundido no mundo todo. Tem até professor em sala de aula falando dele como sendo verdade! E tudo porque existe uma força, chamada força de Coriolis, que determina o sentido de movimento de massas de ar e água (mas desde que muito grandes como ciclores ou mares e rios) de forma diferente em cada um dos hemisférios.

É quase impossível em uma pia, a atuação da força de Coriolis, já que a velocidade da água atingida é tão pequena que se torna insignificante diante de outras forças atuantes. Diferente do que acontece com a rotação da água dos rios ou mares e mesmo com a rotação dos ciclones.

A força de Coriolis é uma força de inércia que atua junto com outras duas forças, a centrífuga e a de arrastamento, sobre algum corpo cujo sistema de referência esteja em rotação.

Então... se alguém te disser que a água em uma pia gira no sentido anti-horário no hemisfério-norte e no sentido horário no hemisfério-sul, saiba que isso não é verdade. Mas se te disserem que no hemisfério-norte um ciclone tem o sentido anti-horário e o rio tem mais erosão na margem direita, enquanto que no hemisfério-sul acontece o contrário, acredite! A força de Coriolis atua em corpos de massa de água ou ar de forma diferente nos dois hemisférios, sendo nula na altura da linha do equador. Mas somente tem significância quando o corpo de água ou ar é muito grande e alcança velocidade parecida com a da gravidade.

Para comprovar que o sentido de rotação da água em uma pia não é determinada pela força de Coriolis, mas pelo movimento residual dela, basta fazer o seguinte teste:







Você conhecia o mito? Achava que era verdade? Acho que com essa experiência, o dona perfeitinha acaba inaugurando uma sub-seção na seção de curiosidades: a de desvendar mitos! Rs. O que achou disso?


9 comentários :

  1. Fui enganda! Agora, você falando, me lembrei dessa história... E nunca tinha parado para reparar nisso...
    Blogando e aprendendo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Como vivi até hoje sem saber disso????????

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA nossa parabéns senhora física -' para a seu informação não dá para fazer isso em uma pia comum! não tem o tamanho e a força da agua necessárias, E PELO AMOR DE DEUS! a força de coriolis não se baseia para que lado vc força a agua ir com sua mão -' HAHA e sim pela força natural! fazendo isso na pia pode ser um mito, mais se um redemoinho se formar no mar, no hemisfério norte e sul ai sim cada um ira girar para um lado! pois é uma força natural da natureza que resulta a força de coriolis, E NÃO A PIA DA SUA CASA -', ah é o episodio dos simpsons é so um exemplo para explicar a força!

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo

    Olá, anônimo,
    Acho que você não leu a postagem, né?
    Fazer na pia foi justamente pra provar que é um mito isso que acabou de dizer no seu comentário. E como disse, também falei na minha postagem falei sobre quando realmente a força de coriolis pode ser responsável pela direção de um redemínho ou de um ciclone, caso queira ler.... as fotos estão apenas comprovando o mito dessa força ocorrer em uma pia.

    Atenciosamente,
    Talita Cavalcante.

    ResponderExcluir
  5. Saudações Dona Perfeitinha!

    Meu Nome é Eriberto Pinto. Sou professor de Geografia ensino fundamental e médio.

    Converso que fui acometido pela síndrome do “repetitismo” e já falei algumas vezes em minhas aulas deste fato, como sendo provocado pelo efeito coriolis, que é estudo também na Geografia na parte de clima.
    Hoje fui indagado por uma aluna, que perguntou-me se existe comprovação científica para isso. Ao iniciar minha pesquisa encontrei sua pagina que ajudou-me a esclarecer esta duvida.
    Obrigado pela dica!

    eriberto-pinto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. nao é um mito ...

    ResponderExcluir

  7. A base desta teoria é a inércia (se manter como está) claro que se vc movimenta á água ela vai no sentido em que foi movimentada.Mesmo assim, ainda dá pra notar na superfície que vc movimentou, uma tentativa dá água mudar sua rotação para descida. Onde a água desce com movimento inicial e onde a água parte do repouso.
    Ainda assim sua experiência contribui, pois é assim que os professores descobrem quem entendeu um conceito e fez uma pesquisa e quem só abriu e copiou da internet o que chamou mais a atenção, sem ler o que estava mais acima ou mais abaixo.
    Abraço

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com