Tá procurando o quê?

A quantidade média de arroz por pessoa

Uma das coisas mais difíceis de aprender na cozinha pra mim foi saber exatamente a quantidade de arroz que deveria fazer por pessoa, já que eu não tinha uma medida. Foi então que minha sogra mais uma vez me salvou e além de me dar a dica, me deu o próprio objeto de medida: uma xícara de café, o equivalente médio de consumo de arroz para duas pessoas.

Aqui em casa gostamos de arroz fresquinho, o que significa que sobra não é muito bem vinda, a não ser em dias em que queremos fazer um mexido no jantar.

Claro que a quantidade de uma xícara de café de arroz é medida para duas pessoas daqui de casa e que dependendo se é no almoço ou jantar e também dependendo dos acompanhamentos é conta certa ou sobra-se um pouquinho. Uma xícara de café bem cheia (de arroz tipo 1) como mostra a foto acima tem dado exatamente para mim, meu marido e nossa filha (uma criança de 3 anos). Quando faço só pra mim e meu marido coloco mais ou menos a largura de um dedo a menos. A dica é para que façam na casa de vocês e adequem ao padrão de consumo daí. Por aqui funciona muito bem e quando tenho visitas, não tem perigo de faltar ou sobrar muito arroz. A medida é certeira mesmo. Satisfatória para mim e espero que funcione pra você também caso ainda não tenha uma medida muito adequada.




 E aí? Gostou da dica? Ou será que tem uma outra dica bacana também pra dar pra gente sobre a medida que usa para fazer o arroz na sua casa? Vou adorar saber.


12 comentários:

Denise Lopes 18 de outubro de 2010 09:54  

Oi Talita amei sua dica, eu não sabia da xícara de café, sem sobras...isso é ótimo...Beijos e boa segunda.

Prycila Patrício 18 de outubro de 2010 11:24  

mt boua a dica. tb tinha mó dificuldade com qtdade de arroz por pessoa... e sempre sobrava...

Lívia Hemy 18 de outubro de 2010 12:08  

OI Talita!!
Quanto tempo!!!
Estive sumida mas estou de volta agora!!!rs...
Nossa essa dica foi mto boa para mim.....pois sempre acabo fazendo arroz de menos ou de mais......rs

Bjos!!!

vidadeesposa 18 de outubro de 2010 12:08  

Oi Talita, menina que dica boa. Meu marido é bom nas medidas, ele faz a quantidade exata de qualquer coisa para qualquer número de pessoas, e sempre fica bom é difícil ele errar...mas eu, vixe até hoje me perco, sempre sobra um pouquinho ou pior, falta...kkk. E olha que lá em casa é apenas eu e ele. Na casa dos meus pais eu não erro, mas a quantidade de pessoas lá é 3x mais, rs. Bjoss e adoro suas imagens =)

Marcinha 18 de outubro de 2010 15:05  

Oiee, ótima a dica! Lá em casa usamos como medida o copo americano!

beijokas

sissi,  18 de outubro de 2010 15:43  

ótima dica eu também sempre deixo uma xicara medida na vasilha do arroz! um abraço

Claudinha 19 de outubro de 2010 14:17  

Oi Talita, Adorei sua dica, e hoje na minha casa tem sobrado muito arroz e so faço para duas pessoas.
Isso me lembrou bastante o que minha mãe fazia, agora já sei pq sempre deu certo.

Mais uma x super valew suas dicas.

bjs

AC 25 de outubro de 2010 11:06  

acabou-se os panelões de arroz para mim e o meu namorado...ou então o arroz a menos...MUITO OBRIGADA!! não sabia desta dica, já tinha tentado a medida dos copos e afins mas dava sempre muito arroz... :) adorei o blog...beijinhos portugueses.

dona perfeitinha 28 de outubro de 2010 14:28  

Que bom que gostaram da dica, meninas, pra mim, quando aprendi, foi uma maravilha.

Beijos,
Talita.

Nelson Costa 19 de janeiro de 2012 12:32  

Concordo! As quantidades são o mais difícil de acertar na cozinha! Obrigado pela dica.

http://ochefmanda.blogspot.com/

Carla,  9 de fevereiro de 2012 05:07  

aqui em casa eu uso copo,ainda ñ criei vergonha na cara pra comprar uma xicara de plastico,rsrs,na casa dos meus pais tinha.
eu faço 1 copo de arroz,sempre faço fresquinho na janta pq a gnt leva marmita no almoço,dá pra jantar e almoçar,bom que evita jogar fora.

Obrigada por comentar!

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!