Tá procurando o quê?

Como escrever corretamente no envelope o remetente e destinatário

A primeira coisa: Você sabe qual é a frente do envelope?

Essa????
















Ou essa???

















Acertou quem pensou na primeira imagem. Aquela é a frente do envelope, já que é lá que estão as informações do destinatário, realmente relevantes para fazerem com que a carta chegue ao local correto. É lá que também será colado o selo de postagem. Então vamos aprender a forma correta de escrever os endereços no envelope?





*o bairro não é uma informação obrigatória, portanto constá-la é opcional (fui redundante, sorry!). Outra opção, principalmente para envelopes onde não se está claro qual a frente e qual o verso é escrever as palavras 'rementente:' e 'destinatário:' antes de suas respectivas informações, mas como disse anteriormente isso é opcional.







27 comentários:

Lee 10 de dezembro de 2010 08:11  

Dica simples e util
Eu adoro enviar e receber cartas, então ja tenho pratica, mas tem pessoas que não tem costume de enviar correspondencia, mas quando chega a hora fica todo perdido.

Beijos

Lee
http://lirioaovento.blogspot.com/

ninive 11 de dezembro de 2010 00:59  

talita, te amo! mas hoje em dia postar cartas é tão simples como recebê-las, quem não recebe pelo menos uma correspondencia, por mês?
seja ela por exemplo a fatura do cartão de crédito, e enviar cartas aprendemos na escola obrigatoriamente....
beijos

dona perfeitinha 16 de dezembro de 2010 14:34  

Oi, Lee,
Como disse a Ninive do comentário abaixo, acho que todos nós já estamos mais que acostumados com o padrão dos envelopes, né? Mas é que outro dia vi que nenhum batia com o outro e tive a ideia de postar a respeito. Pelo menos fica registrado pra quem tá começando a aprender na escola.

Oi, Ninive,
Você é ótima. Realmente acho que essa postagem foi um pouquinho inútil, mas agora você me deu uma ideia: quem sabe ganho leitores mais jovens que estão aprendendo isso na escola? Adorei seu comentário.

Beijos,
Talita.

Arthur,  18 de fevereiro de 2011 13:16  

Olá,
achei o post simples e útil como a Lee disse, aliás vim parar aqui pois estava justamente procurando o padrão adequado para colocar destinatário e remetente em uma correspondência (não tenho costume de utilizar os correios, só se forem eletrônicos hehe), além disso o padrão está idêntico ao dos correios brasileiros, este padrão se aprende na escola mas se a pessoa não têm o hábito de enviar cartas esquece rápido (duvido que ao chegar no ensino médio ainda se lembrem)

Abraço,
Arthur

dona perfeitinha 18 de fevereiro de 2011 13:54  

Oi, Arthur,
Obrigada pelo comentário. Que bom que a postagem foi útil pra você. Se algum dia aprendemos isso na escola, realmente não nos lembraremos mais quando no ensino médio, a não ser que tenhamos o costume de utilizar os Correios, rs. Eu, por exemplo, lembro-me de ter aprendido quando morei fora do país e escrevia muitas cartas... mas não tenho qualquer lembrança que me ensinaram isso na escola, rs.

Talita.

Anônimo,  2 de março de 2011 10:04  

Olá...
Eu achei o post muito util... pois faz alguns anos que não envio carta, não recordava mais como fazia hehehe... obrigada!

Anônimo,  16 de março de 2011 11:42  

Achei o post muito útil! Porque estava precisando do padrão oficial de escrever os destinatários e queria saber se como escrevo cartas pessoais estava realmente certo e de acordo com os padrões, pois desta vez a carta é comercial e não quero errar! Adorei e não achei nada de inútil! Beijos

Jessica Pastura 16 de março de 2011 12:37  

Sou eu de novo!- do post acima - 16 de março de 2011 11:42.

Conheci o blog buscando no google padrões de cartas, achei este texto e amei o seu "cantinho virtual"! Acabei lendo vários textos e fiz questão voltar aqui e deixar o comentário nesta página para você ver como às vezes textos simples chamam a atenção de leitores que podem passar a ser frequentadores de carteirinha daqui! rs.

Eu me identifiquei de cara com o nome do blog: "dona perfeitinha"! Adorei! Um nome simpático e combinando comigo! :) Também tenho este lado perfeccionista.Aceito que tenho defeitos, sei que isso é natural, mas assim como você acredito no aperfeiçoamento constante.

Adorei uma parte que consta no tópico "Sobre o dona perfeitinha" (http://www.donaperfeitinha.com/2009/07/sobre-o-site.html)Segue o trecho:
"que ama demais e que sabe que ser perfeita é impossível até porque tem defeitos que gritam, mas como uma dona perfeitinha que se preza quer sempre melhorar... seja a escrita, seja a fala, seja a imagem, seja a alma! É assim que me vejo hoje... amanhã é outra história."

Penso exatamente assim! Eu sou jornalista e, como profissional que escolheu sua carreira por amor, não podia deixar de amar ler e escrever! Amo criar, na verdade, todo trabalho criativo me encanta. Amo amar! rs... Viver a vida com intensidade e dedicação! O que, claro, inclui minha profissão.

Hoje trabalho exatamente com redes sociais e o universo dos blogs me desperta muito interesse. Acho bacana como o povo brasileiro aderiu a este modelo de comunicação. Não é à toa... É tão bom e prático poder se surpreender e achar no google pessoas, textos e doações de amor e carinho em letras, frases e cor.

Este espaço é assim! Você transborda dedicação, carinho e cuidado em tudo que escreve! E escreve muito bem, de forma aconchegante, sabe! rs...

Além disso o blog tem uma linguagem visual clean, doce - mas sem exageros - e moderna, amei mesmo!

E como "dona perfeitinha" que também sou saiba que é muito raro arrancar elogios como estes de mim! rsrsrs O que os torna ainda mais verdadeiros.

Enquanto boa perfeccionista que você é também sei que dedicou longas horas - prazerosas! - a este "cantinho virtual".Por isso também me senti compelida a dedicar alguns minutos para elogiar seu empenho.

Parabéns!

Vou deixar meus contatos:
comunicacao@editoramultimidia.com.br

tel.: (21) 2566-3064 ramal: 109

www.editoramultimidia.com.br



Beijos!

dona perfeitinha 20 de março de 2011 20:15  

@Jessica Pastura

Oi, Jessica,
Que recadinho mais lindo você me deixou! Muito obrigada. Te respondi por e-mail, tá?

Beijos,
Talita.

Falou Tchau 24 de agosto de 2011 15:50  

Olha só surgiu esta duvida aqui e procurando no google olha quem encontramos nossa Dona Perfeitinha.
Talita valeu pela bela explicação...
bjs
Falou Tchau!
www.falouchau.com.br

Nahra 13 de setembro de 2011 13:38  

Olá,
Adorei post. Foi muito útil para mim. Já sabia, mas engradeci ainda mais meus conhecimentos.
Beijo!

Luana Costa 7 de outubro de 2011 14:24  

Obrigada, eu sempre me confundo com esses pequenos detalhes. bjs

Anônimo,  10 de dezembro de 2011 11:47  

O sistema internacional de correios recomenda que seja seguido o seguinte padrão:

http://www.upu.int/fileadmin/documentsFiles/activities/addressingUnit/braEn.pdf

kαrencristinα 14 de março de 2012 17:49  

Oi, bom eu amei, ja tinha me esquecido como se escreve uma carta, tenho 18 anos e sim, aprendi na escola mas logo me esqueci. Quero ter o costume de enviar cartas pro meu namorado e precisei ver como escreve direitinho. Valeeu

chris ritchie 25 de junho de 2012 21:54  

Olá. Para contribuir: acabo de ver no site dos Correios que não se deve escrever a sigla CEP antes do número.

Anônimo,  28 de julho de 2012 19:53  

Olá, tudo bem dona Perfeitinha? Meu nome é Ariane..Olha eu estava com uma duvida enorme sobre as cartas, frente e verso, remetente, destinatario enfim, obrigado pelo post pode ter certeza que me ajudou muito! Beijos!!!

Gaby Oliveira 8 de janeiro de 2013 10:16  

Eu não achei essa informação nada inútil, saiba que me ajudou bastante...

Obrigada!

Anônimo,  5 de março de 2013 17:06  

Adoooooorei! De grande serventia. Muitoo bom o seu blog!

Ana Gabriela 13 de março de 2013 22:05  

Bem, achei super interessante, pois atualmente a única correspondência que recebo é de água e luz, o restante eliminei papel e só recebo eletrônicamente. Não lembro quando foi a última vez que mandei uma carta... Precisei enviar umas cartas semana passada, e me perdi, pois mandei ao contrário. Possivelmente voltarão, pois não chegaram até agora... Vou gastar uma grana, e pense SÃO MEUS CONVITES DE CASAMENTO! Não mandei como carta registrada, nem nada, nem me toquei, o nervoso era tanto para mandar no prazo, que nem me toquei disso. Por mais que aprendamos isso na escola, não me sinto ignorante por não dominar algo que aprendi uma única vez há uns 18 anos atrás!! Agora já sei como fazer, e se outras pessoas procurarem na internet como que se faz, já terão as informações que você ajudou a transmitir!

Unknown 18 de abril de 2013 09:28  

e se o envelope for o grande e pardo como se preenche??

Anônimo,  25 de abril de 2013 14:39  

Adorei!me ajudou muito suas divas.Obrigada.

Karlinha Machado 4 de junho de 2013 14:34  

Amei a dica, me ajudou bastante.
Parabéns pelo blog, bj.

writer 26 de setembro de 2013 12:25  

Bom Dia!
uma coisa interessante! no site dos correios agora há um link para preenchimento de etiquetas e de envelopes. Vc põe na impressora e tchadãn!

Talita Martins,  11 de dezembro de 2013 19:12  

Adoreiiiii me ajudou muito.....

Anônimo,  23 de junho de 2014 10:31  

Me ajudou muito. É uma informação realmente bastante útil, além da autora ser gatíssima... Kkkk

ismael,  17 de julho de 2014 14:04  

Foi de grande ajuda pois não lembrava-me bem de como se fazia...
Mas a minha grande dúvida é como saber o cep de outro país já que quero enviar para Colômbia.

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!