O alho-poró e a feirante

8.12.10 dona perfeitinha 5 Comentários

O já famoso, mas nem tanto pelo que vamos ler em seguida, alho-poró (em português brasileiro) ou alho-porro (em português de Portugal), é um vegetal da mesma família da cebola e do alho. E quem já conhece sabe que até dá pra usar as folhas na culinária (em sopas, por exemplo), mas essas são normalmente descartadas. O que realmente queremos do alho-poró é sua parte esbranquiçada que se desenvolve debaixo da terra. 

E aí que a notícia da existência do tal já famoso, mas nem tanto, alho-poró, chegou aos ouvidos de pequenos feirantes do interior que vivem de plantar e vender a produção. E lá foram eles plantar o tal vegetal para, quem sabe, ganhar um dinheirinho a mais no dia de feira.

E as clientes que souberam que à feira das quintas-feiras já havia chegado alho-poró, chegaram cedo para garantir o vegetal. E perguntando à feirante qual o preço, acharam muito barato: R$0,50 (cinquenta centavos de real) e aproveitaram para pedir uma quantidade maior do que queriam a princípio. A mais desconfiada pediu apenas um - pois alguma coisa tinha que ter de errado, já que o preço estava muito diferente do que se paga por um alho-poró na capital. E não é que a desconfiança da cliente não era infundada?

A feirante com toda sua boa vontade e ingenuidade vendeu feliz todos seus alho-porós de uma só vez para aquelas clientes eufóricas e ansiosas, mas todas, infelizmente, saíram insatisfeitas. Levaram apenas as folhas muito verdes...


Onde estava a parte esbranquiçada, o bulbo, a parte realmente gostosa do alho-poró???

Ao que ouviram a explicação da feirante... "Debaixo da terra, uai! Assim as folhas crescem de novo e vou ter sempre alho-poró pra vender".

5 comentários :

  1. Eu adoro alho poró, mas sempre compro coisas prontas, pq não sei como utilizá-lo. Que tal dar uma receitinha pra gente explicando passo a passe e se possível com fotos da parte q devemos utilizar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkk

    to rindo muito! isso é bem a cara do brasil né!!!

    adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marina,
    Com certeza vou postar várias receitas com ele ainda. Aqui sempre temos pra compor no macarrão (massa, rs), no risoto, etc. Valeu pela sugestão.

    Oi, Paty...
    Que bom que gostou do caso da feirante... e esse é nosso Brasilsão sim.


    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  4. ola boa noite ...adorei sua materia sobre o alho-poró ai no brasil...
    porem ak em Portugal ele e conhecido como: alho Françes .mais se for em França ja não encontra com estes nomes.srsrrs

    ResponderExcluir
  5. Oi...
    Obrigada por me contar que por aí é alho Francês (Françes, né?) e não alho-porro, como eu havia pensado por uma pesquisa que fiz. Valeu mesmo! Vou ver se corrijo na postagem...

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com