Tá procurando o quê?

Como delinear os olhos: as 4 formas mais comuns, suas vantagens e desvantagens

O número de postagens sobre maquiagem por aqui até que não é pequeno, mas hoje estreia no dona perfeitinha uma seção específica do assunto antes parte da 'seção de beleza'. Make, portanto, passa a ser assunto mais recorrente e obrigatório nesse cantinho, afinal, é uma das coisas que mais me divertem aprender e hoje, já munida de uma boa câmera digital, tenho como realizar um dos pequenos projetos do blog que envolverá novidades, mas também o básico de passos-a-passo e avaliações de produtos, além de dicas e 'descobertas'.

Hoje, trago as quatro formas mais comuns de se delinear os olhos e o que considero de vantagem ou desvantagem em cada uma delas.

Sobre delinear os olhos: é preciso ter firmeza no traço e essa só se adquire com muito treino. Qualquer pessoa que tem um bom traço com toda certeza já errou bastante. O segredo é insistir e descobrir qual a forma mais fácil pra você, começando pelo canto interno dos olhos ou pelo outro extremo ou mesmo pelo meio (este é o meu caso: começo do meio dos olhos para o canto externo dos olhos e em seguida faço o traço mais delicado do canto interno ao meio).

1 - Delinear os olhos com lápis de olho: o método é simples e a dica é ter o lápis apontado na espessura que desejar para o delineado. Quanto mais fina a ponta do lápis, mais fino o delineado. No caso do meu exemplo, usei um lápis de olho com um apontado mediano. A vantagem de se usar o lápis é que é o método mais prático, principalmente para quem tem pouca experiência com o traçado, fácil de corrigir qualquer deslize com um pouco de demaquilante em um cotonete. A desvantagem do lápis de olho tem a ver com sua cremosidade. Alguns lápis costumam ser muito cremosos e no verão derretem facilmente, principalmente os do tipo Kajal. O ideal é escolher um lápis de olho mais seco para delinear os olhos.

Lápis de olho utilizado: Preto da Bless.
 


2 - Delineado com sombra: Delinear os olhos com sombra já não é tão prático, já que se faz necessário um pincel chanfrado para delinear. Mas é possível usar qualquer tipo de sombra e qualquer cor, o que abre as possibilidades e enriquece a maquiagem. Para um delineado preto, aconselho que se busque uma sombra muito pigmentada. A que utilizei no exemplo gosto bastante, mas apesar de ter uma pigmentação muito boa, sua negritude não é tanta e o resultado pode ficar mais parecido com um delineado marrom. É preciso molhar a ponta do pincel, passá-la na sombra e então fazer o traço nos olhos. A grande vantagem de se usar sombra para delinear os olhos é que podemos fazer delineados com qualquer cor de sombra. A grande desvantagem é que a sombra faz sujeira, rs. Repare na foto abaixo com os sujinhos de sombra abaixo dos olhos que caem durante o processo. Porém, a limpeza é fácil, principalmente se você tiver o pincel 'vassourinha'.

Sombra utilizada: Preta da paleta que já fiz postagem aqui sobre ela.


3 - Delineado com gel delineador: Sua grande vantagem é que costuma ser o delineado mais pigmentado e duradouro, além de ter um traçado super fácil e de secagem muito mais rápida que os delineadores líquidos. Atualmente é meu tipo de delineado preferido, apesar de ter a desvantagem de precisar usar o pincel chanfrado que deve ser bem lavado com água e sabão para que não endureça e resseque as cerdas.

 Gel delineador utilizado: comprado no e-bay, sem marca legível.


4 - Delineado com delineador líquido: Este é o delineado mais usado e há muito ainda que podemos discorrer sobre ele, já que há vários tipos no mercado, com pincéis aplicadores diferentes, incluindo os em formato de caneta. Mas hoje usei o tipo mais comum. E considerando este, sua grande vantagem é que tem grande durabilidade, depois de seco, não sai fácil não. A desvantagem é seu aplicador que costuma sair da linha se as cerdas não estiverem alinhadas.


Delineador utilizado: Preto da linha Intense de O Boticário.


E aí? Qual o seu tipo de delineado preferido?


16 comentários:

Anastácia 25 de janeiro de 2011 08:27  

Oi minha amiga... adoro maquiagem, mas não uso delineador... sou um completo desastre, nunca consigo passar sem estragar de alguma forma... sei q é só praticando mesmo, amei suas dicas, ajudaram a esclarecer muitas duvidas minhas e as fotos estão excelentes... mil beijos

An@ 25 de janeiro de 2011 08:56  

Eu já usei delineador mas actualmente estou a usar lápis.

Tenho me dado bem com o lapis, consigo delinear bem os olhos com ele.

Acho que estou cada vez mais apaixonada por maquilhagem. Não consigo sair de casa sem colocar. eh eh

Beijos e um dia feliz

Mari 25 de janeiro de 2011 10:16  

no dia a dia eu uso o lápis mesmo pra delinear, mas quando vou fazer uma make mais elaborada eu uso o delineador em gel, agora tô querendo uma caneta delineadora.

bjs

coisasdemariemary.blogspot.com

Mônica 25 de janeiro de 2011 10:35  

Talita
Estou de volta a BH.
Minha sobrinha pediu um negocio de maquiagem carissimo. Tivemos que dividir as despesas para presentea-la no natal. Andrea e eu lhe demos.
Mas a sua felicidade foi tão grande que valeu a pena!
com carinho Monica
Já pensou quando sua filhinha estiver maquiando?

Thatamakeseetc 25 de janeiro de 2011 11:26  

Oi lindona!!
Td jóia?
Acabei de descobrir o blog e adorei, os posts são interessantíssimos, a exemplo deste, nossa, prende realmente o leitor. Já estou te seguindo e de agora por diante, serei presença constante por aqui, estou maravilhada. Parabéns!!
Bjks.

Keyla Corrêa 25 de janeiro de 2011 12:47  

Obrigada pelas dicas tão descritivas de delineadores. Eu prefiro maquiar com o lápis mesmo. Acho que o traço fica mais preciso. bjs

Sandra 25 de janeiro de 2011 13:02  

Talita, que aula! Eu sou uma negação total em maquiagem, já estou até pensando em fazer um curso, porque depois dos 30 a beleza natural já não resolve sozinha...
Beijos

Liège 25 de janeiro de 2011 13:15  

Talita, que post legal!
Costumo usar o lápis de olho e depois esfumar uma sombra por cima.
Beijos.

Monalisa 25 de janeiro de 2011 13:25  

Eu vou de lápis de olho mesmo, para mim é mais rápido e fácil. Já tentei várias vezes o delineador líquido e acabo fazendo sujeira e borrando tudo, rsrs. Bjos, adoro o seu blog! =)

Ana de Geo 25 de janeiro de 2011 13:44  

Oi, Talita!
Adorei o post! Eu vou de lápis de olho mesmo, e de preferência marrom, quando preciso dar uma caprichada chamo minha amiga Lely! Ela sempre me salva, porque sou descoordenada pra valer e nunca acerto na linha!
Obrigada!
Fica bem!

Marly 25 de janeiro de 2011 16:41  

Oi, Talita,

Como vai, tudo bem? Há quanto tempo, né? Mas eu não podia deixar acabar o mês de janeiro, sem vir aqui me inteirar das novidades e te desejar um ano esplêndido! Tá certo, um mês já se passou, rsrs, mas, se em muitas culturas o ano novo ainda vai começar, ainda está valendo, né? rsrs.
Acho super elegante olhos bem delineados, gostei das dicas!

Um beijo!

dona perfeitinha 26 de janeiro de 2011 15:45  

Oi, Naná...
Eu também não usava, mas tenho gostado bastante do resultado do delineador em algumas makes. Mas vai treinando porque acredito que o delineado vai te agradar bastante também. As fotinhas estão melhorando, reparou? Ganhei uma cãmera legal e estou tentando aprender a usá-la da melhor forma.

Oi, Ana,
E a make, mesmo as mais simples dão um up no nosso astral, não acha? É por isso que vicia... é só começar a usar que não largamos, rs.

Oi, Mari,
Também quero essa caneta. Já testei uma e adorei, mas na época não pude comprar... ainda vou ter também porque dever ser ainda mais prático que o lápis.

Mônica,
Que bom que voltou e que bom que ela gostou do presente... maquiagem costuma ser caro mesmo.

Oi, Thatá,
Que bom que gostou do cantinho. Estou indo lá conhecer o seu também.

Oi, Sandra...
A gente acaba aprendendo mesmo é sozinha... mas um curso deve ser ótimo mesmo.

Oi, Liége... olha só... você passa antes? Legal.

Monalisa...
O lápis realmente é o mais prático, né? Ninguém ganha dele em praticidade, rs.

Ana,
Adoro o marrom para o dia também!

Oi, Marly,
Claro que está em tempo... todo dia é dia de desejarmos uns aos outros coisas boas e eu te desejo tudo de lindo pra você também.

Oi, Hugo,
Obrigada!

Beijos,
Talita.

Thaiza,  26 de janeiro de 2011 16:34  

Amei as dicas para delinear, tenho muita dificuldade em faze isso pois minhas mão tremem, vou tentar com suas dicas. bjsss

LuCristal 3 de fevereiro de 2011 15:44  

Ahh que legal, adorei vc fazer mais posts sobre makes!
Qual camera digital vc usa?
Bjs

dona perfeitinha 3 de fevereiro de 2011 23:13  

Estou estreiando minha Nikon Coolpix... mas depois vou fazer post sobre ela (e especificá-la exatamente porque agora não me recordo, rs) que está me atendendo bem para os posts, principalmente de makes que vão ficar cada vez mais assíduos por aqui.

Beijos,
Talita.........

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!