O que levar na lancheira?

27.1.11 dona perfeitinha 22 Comentários

Oi, gente! Esse é um apelo, rs. Estou super sem saber o que mandar na lancheira da escola da minha filha. Eu sei que a lógica é colocar lá o que ela já tem costume de lanchar em casa, mas sinceramente... acho que preciso elaborar mais.



Tudo que pensei foi: 

bolo + fruta + suco

ou
biscoito + fruta + iogurte

ou

biscoito + gelatina + leite

Em casa, Sofia tem costume de lanchar frutas, tomar iogurte, mas já há algum tempo estou querendo inovar esses lanches com algo que ela goste muito também. Eu não faço ideia do que os coleguinhas vão levar e claro que aos poucos ela mesmo vai me pedir coisas novas (as influências das lancheiras alheias, rs), mas se você tem alguma receita de biscoito legal, de bolo e principalmente de algum lanche salgado que agrada geral as crianças e que seja possível levar na lancheira, por favor, me manda? Pode ser por e-mail ou pelos comentários mesmo, vou ficar super agradecida. E se tiver outra ideia, mesmo que não tenha receita, manda também? O que eu fizer, vou publicar com os créditos e dando a dica pra todo mundo porque acho que deve ter outras mamães por aí ansiosas com isso também.

E aqui começa a saga da história das lancheira.

22 comentários :

  1. Oi Tatá... nã entendo nada disso, mas achei num site umas dicas legais... http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/01/24/ult105u6185.jhtm
    Espero q ajude...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. OI talita, tudo bem?
    Apesar de não ter filho tenho um irmãozinho pequenininho que tbm usa lancheira.
    E ele adora:Bisnaguinha com requeijão,Toddynho,Suquinho,frutas,bebezinho.Acho que são otimas opções que pode ser compradas e praticas.
    Fora isso vc pode fazer bolo para ela levar, e se ela gostar torta de liquidificador tbm corta pequenininho e enrola para levar fica gostoso

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Talita, como vai?
    Vou te passar a minha experiência como mãe.
    Sempre dou preferência por lanches saudáveis, NUNCA deixei levar refrigerantes e salgadinhos industrializados.
    Então eles levam (são três filhos):
    suco em caixinha, suco em latinha, todynho, sanduiche c/ pão integral c/ queijo e presunto ou peito de peru, polenguinho, bisnaguinha c/ requeijão, mini bolinho da Pulman, sucrilhos em caixinha, morangos, uvas, salada de frutas (gelada), bolinho Ana Maria, bolo de fubá, barrinha de chocolate pequena tipo Talento, leite gelado batido com Nescau, etc.
    Sempre respeito o gosto pessoal de cada um, por isto tem esta variedade.
    Não coloque muita coisa, afinal é só um lanchinho.
    O importante são as principais refeições: café da manhã, almoço e jantar.
    Espero tê-la ajudado.
    Beijinhos.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita, é realmente é um dilema, né? Acabamos caindo na mesmice e a criatividade ás vezes foge. Mas costumo mandar bisnaguinhas com recheios diversos ( patês, queijo e presunto, polenguinho, que é o que ele gosta), aqueles bolinhos Ana Maria e bolachas com wafer junto sempre uma fruta e a mais pedida é a banana, e suco. Agora o meu problema mesmo é com a minha pequena de 1 ano e 5 meses, eta dificuldade pra comer!! Depois vou fazer um post pedindo dicas também. Beijocas e espero ter ajudado um pouquinho.

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita,

    Sou contra a produtos industrializados, qdo temos tempo de preparar o lanchinho.
    Acredito que o interessante é deixar o lanche colorido. Uma idéia legal é cortar a cenoura em formato de batata frita.
    Outra boa idéia é fazer enrroladinhos de sasichas, a receita é fácil, é assado, e as crianças adoram.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Olá Talita! Que tarefa difícil essa hein? Com o tempo as crianças enjoam dos lanches e as lancheiras começar a voltar cheias da escola... Temos que ser muito criativas... Além das sugestões já citadas meu filho gosta também de levar cachorrinho- suíço que eu mesma faço e é muito prático pois dá para congelar e no inverno uma boa opção é o chá... frutas secas como ameixa, damasco ou uva passa também agradam as crianças; espero ter ajudado. Ano passado até postei alguma coisa sobre os lanches no meu blog quem quiser dar uma espiadinha é só passar por lá... um abraço fabi

    ResponderExcluir
  7. Olá Talita,é a primeira vez que Sofia vai à escola? bom,acho que se evitar frituras,refrigerantes e industrializados já é um bom começo...E sempre tentar fazer aqueles lanchinhos que as crianças gostam o mais proximo do saudavel né.

    ResponderExcluir
  8. Naná...
    Nossa! Ajudou demais! Obrigada mesmo! Realmente tem o pão de queijo em que pensar para um lanche salgado... Sofia adora! E as dicas da reportagem são perfeitas.

    Claudinha!
    É mesmo... tem o Todynho... de vez em quando acho que posso mandar sim. Principalmente nos dias de correria, rs. Obrigada!

    Oi, Fátima,
    Você me ajudou bastante. E o maior problema mesmo é seguir as preferências de Sofia, só que estou passando por um problema danado com a alimentação dela. Ela não experimenta nada de novo, não come nenhum pão com recheio, nem com manteiga! Passo aperto, mas frutas ela adora. E adorei a sugestão do sucrilhos, porque é algo que ela come sempre que tem. Conehce aquele cereal Chrunch? Muito bom, vale a pena. Acho que seus filhos vão gostar também.


    Cristina,
    Imagino o que deve estar passando com sua pequena. A minha também tá numa fase que não experimenta nada de novidade... o que deixa toda a alimentação bem monótona, mas sei que a fase vai passar. Entrando pra escolinha então... acho que vai melhorar bastante essa questão. Adorei a sugestão do bolinho Ana Maria para momentos de praticidade, obrigada.

    Marcia,
    A ideia das cenouras em palito é ótima, mas por enquanto minha filha não come cenouras, rs. O dia que resolver experimentar, acho que vai gostar porque eu adoro.


    Fabi!
    Você me lembrou de uma coisa ótima! Damascos secos. Minha filha adora. Obrigada, tá?

    Oi, Jaqueline,
    E é isso mesmo... enquanto pudermos manter nossos filhos longe desses fast foods será ótimo.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tatá!
    Além de frutas e biscoitos que elas (minhas filhotas) adoram, tenho uma que sempre me pede pra levar legumes cozidos como batata e cenoura. Se a Sofia aprecia legumes, é uma boa pedida.
    Tenho uma receitinha que eu mesma criei e elas amam:
    Sabe aquela proteína texturizada de soja? Pois é, depois de hidratar, eu preparo ela com todos os ingredientes como se fosse uma carne vermelha. Depois de pronta, misturo com arroz cozido, 1 ovo batido, cheiro verde e 2 colheres de farinha de trigo. Assar no forno em forminhas de empada.
    As minhas meninas apreciam mto. E é bem saudável.
    Espero ter ajudado. Beijo na Sofia.
    Fica bem.

    ResponderExcluir
  10. Olá Talita! Também tenho dificuldades para variar o lanche do Vinícius, que tem 3 anos e meio, pois ele é alégico a leite e derivados. Acabo colocando na lancheira coisas variadas para que ele não tenha vontade de comer o lanche dos amiguinhos, que pode ser prejudicial a ele. Então mando:
    - lanchinho de bisnaguinha (sem leite) com geléia (pode colocar patê também, fica gostoso)
    - suco de frutas (se a Sofia gostar, pode variar com água de coco, o vi não gosta, é uma pena
    - iogurte (para o Vi vai de soja)
    - fruta
    Prá quem não tem alergias alimentares fica fácil, mas precisa saber se a escola permite certas coisas, como salgadinhos de saquinhos, bolachas, aí é fazer escolhas saudáveis, como biscoitos e salgadinhos integrais. Pode também incluir bolo, gelatina, tortas salgadas (como aquelas de liquidificador, fáceis de fazer).
    Bjs, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  11. Oi Tali!!
    Como já lhe disse, meu filho tem 2 aninhos e nas últimas sextas de cada mês, há um piquenique para as crianças na escolinha. Por ele estar matriculado em período integral, não preciso mandar lanches diariamente. Nos piqueniques costumo colocar um fruta (uva, morango, maçã) , uma bisnaguinha recheada, um suco de caixinha e uma besteirinha, podendo ser um biscoito recheado, biscoito de polvilho, bolinho ana maria. Eu tento colocar alimentos saudáveis e alguma outra coisinha que não agregue muitas vitaminas, pois tenho certeza de que os amiguinhos levam tb. Assim não corro o risco de meu filho achar que a lancheira do amigo é mais gostosa! rsrsrsrs
    Certo ou não, a lancheira volta vazia! rsrsrs
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Oi...minha filha gosta muito de barrinha de ceral. Ela me pediu, um dia dessas, pra colocar duas, pois tem uma amiguinha que sempre pede a dela. Hj em diz tem umas muito gostosinhas de banana, mel e canela ( pense leve) Qualquer criança gosta!

    ResponderExcluir
  13. Talita, sou professora de educação infantil, em nossa escola não é permitido o consumo de salgadinhos de pacote, frituras, refrigerante...
    Então as mães variam muito as frutas, um dos lanches favoritos é banana partidinha com farinha lactea.
    Não sei se sua Sofia gosta, meus pequenos (alunos) adoram!
    Outros lanches que levam muito são:
    - Iogurte com bolacha;
    - Sanduiche de queijo branco com suco;
    - Leite com achocolatado e bolacha;
    - Salada de frutas;
    - Morango com leite condensado;
    - Bolo com suco ou achocolatado ou iogurte;
    - Sucrilho com iogurte ou leite;
    Entre outros!
    Depois nos conte como foi, tá?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Ei Talita, tudo bem?
    TAnto tempo que não passo por aqui... Feliz 2011!

    Bom, tenho um problema danado com a falta de criatividade e maior ainda com o excesso de peso do meu pequeno de quase 4 anos. Até o meio do ano passado ele frequentava o berçario e só comia frutinhas e leite. Agora foi pra escola grande e me peguei em apuros com o lanche. Pra facilitar, a nutricionista da escola mandou um cardápio da semana...
    Seg: pão integral com recheio de margarina,requeijão ou queijo branco, suco natural ou chá e fruta vermelha ou verde.
    TEr: torta salgada ou salgado assado, cuco natural ou agua de coco ou leite fermentado ou iogurte e fruta amarela ou laranjada.
    Qua: barra de cereal ou porção de granola ou cookie integral, suco natural ou leite fermentadou ou iogurte e fruta branca ou vermelha.
    Qui: pão de queijo (6 unidades pequenas), suco natural ou agua de coco ou leite fermentado ou iogurte e fruta verde ou branca.
    Sex: bolo caseiro simples ou biscoito doce sem recheio ou cobertura (MAria, maizena...), leite com achocolatado e fruta roxa ou vermelha.
    Deu super certo no ano passado e esse ano começo a testar novamente. Poucas vezes voltou lanche pra casa. Nos dias de torta, fazia as de liquidificador ou uma de pao com presunto e milho... dá pra variar bem sem ficar enjoativo.
    Agora, tem que ver como a escola procede pq eles costumam falar do lanche alheio... mas refri, salgadinhos e recheados não devem entrar... mesmo com filhos no peso certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Talita!Tenho um filho de 2 anos q vai entrar agora na escola e tb tenho pensado no lanche,,,,a mts anos não me preocupava c isso pois os outros filhos tem 21 e 15 anos.Bem ,,,c os outros os lanches q davam certo era...Ana Maria,pão de queijo,muffin de milho e queijo,cookies de aveia,bolinhos (feitos em casa tipo cupcake c doce de leite),suco,todynho,yogurt de garrafinha,brownie,passatenpo,barrinha de cereais,frutas como banana,morango e mamão c farinha lactea ou leite condensado,Danete,salgado assado c cachorro quente ou enroladinho de queijo e presunto,sucrilhos.....
    O negócio é ir testando e ver o q ela aceita melhor e perguntar p a professora se tem algo no lanche dos amigos q ela prefere!Bjsssss

    ResponderExcluir
  16. Miiinininaaaa..
    minha filha começa as aulas amanha e estou neste e outros dilemas ..
    é a primeira vez que ela vai a escola e to sem saber o que fazer ...
    fui no Sant Google para me aperfeiçoar mais mas quando vi seu blog .. e olha que ta aqui pertinho de mim .. no top no meu blog ... amei as dicas ..
    acho que vou colocar seu blog em um lugar mais visive para mim e acompanhar sempre ..
    amei as dicas ..
    bom .. tudo o que pensei tb na lancheira da minha filha é
    bolo ana maria
    bisnaguinhas com frios e requeijão
    todinho
    addes
    bolachas waffer

    essas coisas que ela adoraaa ...
    ela gosta muito de pão de queijo mas acho que depois de um certo tempo ele fica ruim né ..
    bjinhuss e valew pelas dicas

    ResponderExcluir
  17. Oi, Talita!

    O meu filhote agora escolhe o lanche para levar (dentro dos limites, claro), pois tem 11 anos e já é um "pré adolescente".

    Mas as minhas dicas passaram para a minha sobrinha e acho que foram úteis:

    -Sempre mandei uma pequena quantidade de lanche, para que ele tivesse apetite quando chegasse em casa.

    -Nunca proibi nada sem conversar: tínhamos um acordo de levar lanche
    saudável de 2ª a 5ª e na sexta feira ele escolhia. Geralmente ele escolhia refri com salgadinho mas não criou nenhum hábito ruim. Hj em dia nem gosta de salgadinho industrializado.

    -Sempre preparei um cardápio dos lanches de casa e da escola para uma semana. Pq nem sempre a gente tem tempo ou paciência para bolar novidades.

    -Eu fazia salgadinho de queijo e biscoitinhos caseiros para variar, pois duram mais se colocados em saquinhos fechados.

    -As lancheiras térmicas são ótimas aliadas

    O mais comum no cardápio do meu filho era:
    -Yakult e pão de queijo (1 peq)
    -Danoninho e bolo simples
    -Suco natural e salgadinho/biscoito caseiros
    -Cereais tipo sucrilhos
    -Leite c/ achocolatado e biscoitos de aveia e mel
    -Banana em rodelas com leite condensado
    -Sucos e sanduiche de queijo/misto

    * na hora do sufoco, os sucos de caixinha, todynho ou nesquick de morango, bolinhos Ana Maria e outros ajudam muito.Só não dá pra serem a rotina.

    Espero ter sido útil. bjss

    ResponderExcluir
  18. Nossa gente,
    Vocês estão me dando dicas e tanto... estou amando.

    Me desculpe dessa vez não responder uma por uma, mas em breve conto o que tornou essa semana um pouco diferente do que esperávamos.

    Amei as dicas, as histórias das lancheiras dos seus pequenos e acho que vão me ajudar demais. Farei postagem a respeito assim que as já programadas acabarem.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  19. Oi.... estava navegando a toa e qdo achei num outro blog exatamente a resposta do que vc procurava... o que levar na lancheira?....
    http://www.comerparacrescer.com/2011/01/27/como-montar-uma-lancheira-saudavel/
    Tem bastante dica de como fazer uma lancheira saudavel pra sua pequena....

    ResponderExcluir
  20. Oi, Juliana,
    Obrigada, adorei!

    Beijos,
    TAlita.

    ResponderExcluir
  21. Oi querida,
    além de todas as dicas acima, mando para o meu filho na lancheira queijo minas ou queijo prato cortado em quadradinhos, castanha de caju e como ele também está em uma fase horrível para comer frutas, estou conseguindo fazer com que ele coma aquelas papinhas de frutas da nestlé. Ele já tem 3 anos, mas só assim para conseguir uma frutinha na alimentação dele.
    De vez em quando também mando ovinhos de codorna ou empadinhas.
    Beijos,
    Flavia Ladvocat

    ResponderExcluir
  22. Oi, Lola,
    adorei a dica do queijo. Minha filha adora! Sofia está numa fase difícil pra salada, mas para frutas não, ainda bem porque a gente tem que inventar moda pra agradá-los, né? Muito obrigada pelas dicas.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com