Papel higiênico: no vaso sanitário ou no lixo? O que é melhor para o meio ambiente?

Outro dia, no espaço familiar do shopping, levei minha filha ao banheiro. Minha sogra estava comigo. Enquanto ajudava minha pequena a lavar as mãos, entrou uma das funcionárias do local e inspecionou as cabines. Uma delas, do lado contrário da que minha filha tinha usado, parece que estava com problemas, já que a mulher começou a falar coisas do tipo: "Que absurdo essas pessoas que jogam papel higiênico na privada"... e assim por diante. Ela definitivamente queria nos constranger, parecendo que achava que uma de nós era a responsável pelo entupimento. Aquilo foi me dando uma raiva! Mas não discuto com pessoas assim. Deixo-as em sua ignorância febril, pois não merecem qualquer conversa. Concordei com tudo o que ela disse e fiz questão de sair rapidinho dali, já que minha filha não precisava ficar ouvindo todas aquelas baboseiras intencionais. A moça estava duplamente errada. Primeiro porque estava constrangendo clientes, segundo porque lugar de papel higiênico é no vaso sanitário sim!


O fato que leva alguns lugares a apresentarem avisos pedindo pra jogar o papel no lixo é porque não fazem manutenção de seus vasos sanitários ou não querem fazer um investimento adequado para capacitá-los a funcionar corretamente. Eles não estão preocupados com o meio ambiente. Só pra constar sobre o caso acima, não havia nenhum aviso sobre não jogar papel no vaso. A mulher, ao invés de reclamar da manutenção do shopping ou da escolha errada daqueles vasos sanitários, preferiu reclamar dos clientes.

Sou a favor de se ter uma plaquinha como a de cima em todos os banheiros públicos, já que o impacto ambiental do papel higiênico é menor quando é jogado no vaso, pois será decomposto pelos micro-organismos nas estações de tratamento de esgoto.

Segundo Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente da presidência da Sabesp, "se jogado no lixo, o papel higiênico será destinado aos aterros sanitários, contribuindo para a produção de gás metano e a contaminação do solo". [Retirei essa explicação da revista Minha Casa, de janeiro de 2011].

Quanto à papel higiênico entupir vasos sanitários, é bem possível. Como falei antes, fica claro que quem coloca aviso para não jogar papel no vaso está mais preocupado com seu bolso que com o meio ambiente. Para evitar que o vaso sanitário tenha entupimentos, é necessário escolher bem sua descarga, com força suficiente para levar o papel.

{Essa postagem com certeza gerará discussões sobre o assunto em pauta, já que vivemos num país onde, sabemos, nem tudo funciona como deveria. Mas isso, na minha opinião, não é motivo para justificarmos os erros do poder público. Com toda certeza jogar o papel no lixo para ser levado a aterros sanitários fica mais barato para o governo, mas e o meio ambiente? A postagem está focada nessa questão e dentro desse pensamento, o que gostaríamos é que ampliassem as estações de tratamento de esgoto (mesmo que isso tenha um custo maior) em todas as regiões do país para atender à real demanda que existe, ajudando a preservar o meio ambiente. Algumas questões já foram levantadas nos comentários como dúvidas sobre encanamentos etc. Acredito sim que muitas coisas podem influenciar no entupimento de um vaso sanitário, mas com toda certeza a estrutura de esgotos pública está preparada para receber, além de outras matérias orgânicas, também o papel higiênico. A manutenção dessa estrutura é responsabilidade do poper público, mas a estrutura de nossas casas, prédios, comércios já é responsabilidade do dono. A intenção da postagem, porém, foi apenas dizer que comprovadamente o papel higiênico jogado no vaso sanitário causa menos degradação ao meio ambiente. As questões que envolvem conseguirmos evoluir nesse sentido é assunto interessante, mas que nos caberá mais pesquisas. Quanto aos tipos de papel higiênico, devo lembrar que todos são feitos de celulose, portanto são todos biodegradáveis.}

Não estamos recebendo comentários. Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com

Arquivo

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!