Para eliminar o mofo de tecidos brancos

5.1.11 Talita Cavalcante 11 Comentários

Mofo em roupa é muito triste. Uma vez aconteceu com um vestidinho da minha filha que apesar das tentativas relatadas aqui para tirar o mofo, não tive sucesso em eliminá-lo. Dessa vez, me desesperei com meu lençol branco 400 fios cheio de manchas de mofo (ele foi transportado úmido na mudança e como fiquei 3 semanas sem ninguém pra me ajudar, quando desfiz os sacos de roupas sujas pra lavar, descobri o 'desastre'). A minha sorte é que o lençol é branco e pude usar água sanitária diluída em água para eliminar a mancha do tecido...


Diluir a água sanitária antes de jogá-la sobre o tecido é importante, pois ela é muito agressiva e se o tecido for fraco, pode se desfazer, rasgar mesmo!!! Então verifique antes desse procedimento se seu tecido é resistente. Não é todo tecido que aguenta um tratamento com água sanitária.




Infelizmente até hoje não descobri uma receita eficaz para eliminar mofo de tecidos coloridos nos quais não podemos usar água sanitária a não ser que possamos descolorí-los por completo. Essa busca, portanto, continua, rs. Se você souber de alguma fórmula contra mofo em tecidos coloridos, por favor, conta pra gente!



11 comentários :

  1. ahh eu morro de vontade de saber a soluçao para colorido..
    rs

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Possuo vários blogs de receitas e ando à procura de parceiros para eles e troca de links.
    Se estiver interessado, basta adicionar os nossos links e responder a este email (wservir@gmail.com) com os seus links para que possamos adicionar também.


    http://receitas-afrodisiacas.blogspot.com/
    http://entradas-receitas.blogspot.com/
    http://receitas-diabeticos-dieteticas.blogspot.com/
    http://receitas-sem-gluten.blogspot.com/
    http://receitasnatal.blogspot.com/
    http://receitasfimdeano.blogspot.com/
    http://receitas-cocktails.blogspot.com/
    http://receitas-pascoa.blogspot.com/

    E ainda o site http://pt.petitchef.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thalita!
    Olha uma dica ótima e já testada para tecidos mais finos é a aplicação de suco de limão, deixar repousar e enxaguar. Nos casos mais graves (muito mofo) as vezes é necessário uma reaplicação. Eu sempre consegui retirar na primeira aplicação.
    Abraços
    Adelaide
    http://euseivoucontar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei os seus textos. Me visita lá no meu pote de palavras!!!

    http://potedepalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que legal,não sabia que água sanitária dava resultado...essa semana eu e minha irmã ficamos procurando essa receita...encontramos uma que tirava com alcool,100ml de alcool e logo em seguida esfregar bem e enxaguar logo depois...e para aqueles tecidos de camisa de times que não sei o nome,tem que retirar com leite...esse tecido acho que é mais difícil de tirar...estou com uma aqui para fazer o teste.

    Agora colorido é difícil,minha irmã já conseguiu tirar de uma roupa que tinha pouco mofo,utilizando vanish e lavando com água quente...nunca fiz o teste.

    Tenha um lindo dia!!!

    Beijinhos :)******

    ResponderExcluir
  6. Oi, Baby,
    Olha embaixo a dica da Adelaide... parece que funciona.

    Oi, Adelaide,
    Simplesmente adorei a dica, obrigada. Tomara que eu não tenha que testá-la tão cedo, mas se precisar, não vou esquecer... muito obrigada mesmo pelo recadinho.

    Oi, Fernanda,
    Vou lá te visitar sim...

    Oi, Eloá,
    Essa do álcool e do leite já testei... mas não funcionou pra mim, fiz até postagem que está linkada nessa aqui caso queira ver as fotos das tentativas.


    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Depois que descobri o Vanish há muito não uso a água sanitária. Eu faço assim: antes de lavar, coloco um pouco bem em cima da mancha e esfrego (usa uma escova de dentes dura para não irritar a pele da mão). Depois, coloco na máquina de lavar e acrescento 100ml de Vanish junto ao sabão , que é melhr ser líquido neste caso. Geralmente sai na primeira lavagem, a não ser que seja muito antiga, o que acontece mais com roupas brancas e raramente com as coloridas.
    Adorei o seu blog, passarei aqui mais vezes!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  8. Assim como a Adriana, aposentei a água sanitária (e o vanish...). Uso bicarbonato de sódio sobre as manchas com a peça molhada. Depois completo a lavagem com o sabão/detergente.
    Recuperei recentemente um vestido de batismo em linho (com muiiiitos anos) somente deixando de molho em detergente em pó e bicarbonato). Como o tecido estava muito fragil não permitia esfregar, e ainda assim ficou branquinho.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Adriana,
    Adoro esse Vanish também... aliás... tenho quase toda a linha! Acontece que essa mancha de mofo não saiu com nada, já tentei também o bicabornato em outra ocasião que linkei nessa postagem e não funciou também... tive mesmo que usar a água sanitária que também gostaria de não precisar usar, mas foi a salvação. Obrigada pelo recadinho... ótimas dicas.

    Oi, Ana,
    Que bom que conseguiu recuperar o vestido... eu não tive sorte com o bicabornato, mas soube por duas leitoras que suco de limão também funciona às vezes. Algum dia vou testar. Adorei sua dica, obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Olha ,, eu não sei se funciona vou tentar no meu lençol creme ...

    colocar de molho em agua fervendo com bicarbonato de sodio ..

    ResponderExcluir
  11. Olha, uma vez a mãe de uma amiga me disse que água sanitária com açúcar cristal tirava a mancha de roupa colorida sem manchar, o problema é que não sei a quantidade segura. Já fiz meio a olho e deu uma desbotada na peça. Tem que deixar de molho de um dia pro outro e some tudinho.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.