Pernil recheado do Reveillon - baseado em receita do Mais Você, programa de Ana Maria Braga

10.1.11 dona perfeitinha 7 Comentários

E aqui vamos nós pro passo a passo da receita desse pernil recheado que Ana Maria Braga fez em seu programa Mais Você e deixou todos aqui em casa babando poucos dias antes do Reveillon e que, por isso, ninguém mais teve dúvidas sobre o que servir na virada do ano, rs. Essa semana será uma semana atípica aqui no dona perfeitinha. Postarei as três receitas testadas e aprovadas na virada do ano... começamos com o pernil, continuamos com o drink e terminamos com a torta de chantily.

O pernil:

A receita é para mais de 10 pessoas e apesar de ter de ser iniciada um dia antes do dia de assar, é bem prática, com ingredientes saborosos que fazem toda diferença e emprestam um sabor super especial ao pernil. Para quem quiser conferir o vídeo da receita original com Ana Maria Braga, clique aqui. A receita que fizemos seguiu quase fiel à dela, tendo apenas algumas substituições e uns acréscimos. Antes que eu me esqueça de dar os créditos... quem fez o pernil foram meu marido e minha sogra (dessa vez fiquei só de fotógrafa, rs).

Amassamos 3 colheres de sopa de alho e tiramos o suco de 2 limões... (a receita indica limões sicilianos, mas não encontramos nem na capital, BH, nessa época de final de ano).

1 colher de sopa cheia de pimenta branca amassada...


E começamos a temperar com os ingredientes acima o pernil dessosado (uma peça de cerca de 4 Kg):
E além dos ingredientes acima, usamos também para temperá-lo:
- 1 colher de sopa cheia de sal puro
- 2 ramos de alecrim debulhados
- 1/2 maço de folhas de sálvia rasgadas
- Raspas da casca de 1 limão
- 1/2 xícara de chá de uísque (a receita original indica cachaça)

Estendemos uma manta de barriga de porco (Como é que temos coragem de comer isso, gente? Porque é bom, muito bom, rs... - depois de pronto fica pururucada!) e fazemos cortes superficiais quadrados ou retangulares apenas para cortar o couro sem deixar vazar do outro lado.

E aí temperamos dos dois lados da manta com sal, pimenta branca amassada, azeite e suco de limão, tudo à gosto. E para quem quiser incrementar com um bom molho, teste colocar um pouco deste que já dei receita por aqui (clica aqui para conferir). Acrescentamos um pouco dele também (é esse que aparece mais vermelhinho sobre a manta... pois tem tomates):

Assim como colocamos uísque para temperar o pernil, usamos também na manta... (abaixo a parte de trás dela):

Pelo visto, colocamos um pouco de shoyo também, rs:

E aí é só deixar na geladeira, tanto a manta quanto o pernil, em vasilhas separadas, junto a todo o tempero para marinar de um dia pro outro:

E aí chega o dia seguinte (dia de assar) e vamos montar o prato principal... Forramos o fundo da travessa escolhida com muita cebola em rodelas grossas...

E colocamos o pernil sobre elas...

Todo o caldo do tempero vai junto também...

Fatiamos batatas e colocamos muitas por cima do pernil e em toda a lateral da travessa (colocamos também um pouco de maçãs fatiadas que dão um sabor legal)...


E aí é só fazer o corte da manta para cobrir certinho o pernil (a receita original manda usar barbante para amarrar o pernil à manta, mas como a lógica disso no nosso entender seria trocar de travessa depois de assado e não pretendíamos fazer isso, não amarramos e deu super certo, o recheio continuou lá direitinho):



Colocamos um pouco de azeite sobre ela e levamos ao forno... a 180oC por cerca de 3 a 4 horas (até que asse e a pele fique crocante):

Depois de pronto ou um pouco depois disso, rs:

Gente! O sabor é super especial e a pele crocante é uma maravilha, apesar de sabermos o que é ela e tal, rs, vale super a pena nos permitir comer nem que seja uma vez só durante o ano. A minha cota já gastei e de forma bem gasta! Depois me contem se resolverem fazer, tá?




7 comentários :

  1. nossa gostaria de ter sido convida para comer, isso parece muito gosssssssssssssssssssssssssssssstoso. parabens, beijos emilia

    ResponderExcluir
  2. Oi,Talita
    Amei esta receita e vou fazer com certeza, porque parece deliciosa. Já estou te seguindo para voltar sempre.
    Beijos. Elaine Regina
    www.fiodourado2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ei, Maria Emilia,
    Hehehe... estava muito bom mesmo...

    Oi, Elaine,
    Isso é ótimo, obrigada. E quando fizer, me conta!

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza vou fazer esta receita e saborear acompanhada de um drink absolut que "alguma insensata" por aí me deu a receita.Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Renata, que bom! Faça mesmo!
    Estou adorando seus comentários.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  6. I’ve recently started a blog, the information you provide on this site has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.

    ResponderExcluir
  7. Menina, cada receita que você faz viu....fiquei com água na boca, rs.

    Bjs

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com