Tá procurando o quê?

Como deixar sua feijoada mais light? Aprenda 3 truques que retiram o excesso de gordura...


A receita dessa feijoada maravilhosa ainda posto pra vocês, mas hoje venho dividir 3 truques super eficientes para retirar o excesso de gordura dela. Se você tiver mais algum e puder dividir com a gente, por favor use os comentários. Quanto menos gordura, melhor, né?

Esse truque da laranja vi uma vez num programa de tv... e é impressionante. Funciona assim: Ao cozinharmos o feijão e as carnes na panela de pressão, colocamos junto uma laranja com casca e tudo. Ela fica tão feia por sugar gordura que nem vale a pena publicar a fotinha, mas é o truque mais eficiente... a laranja vira uma esponja de gordura ao final do cozimento. Aí é só retirá-la de lá e descartar.



Esse segundo truque é sensacional porque a gordura na geladeira adquire consistência de nata sobre o caldo e aí fica fácil retirá-la. Olha só:


O saquinho com gelo sai todo engordurado... parece que a gordura é atraída pelo gelo e gruda no plástico.




E ao final, uma feijoada bonita, ainda deliciosa, mas muito mais light...



Gostaram das dicas? Já conheciam?

11 comentários:

Anônimo,  17 de fevereiro de 2011 08:27  

Oi amiga... boa a dica, mas eu simplesmente não coloco as partes extremamente gordurosas como pé de porco, orelha, etc...
Apenas coloco carne de porco (lombo ou pernil), carne de sol, linguiça de porco frita, bacon, paio e calabresa... pico e frito esses três ultimos primeiro e escorro o oleo em excesso, faço as carnes refogadas em separado, depois misturo os outros ingredientes ao feijão já cozido sozinho, corrijo o tempero e deixo apurar... fica muito melhor, e não dá gordura nenhuma, mesmo depois que vai a geladeira... bjs
Anastácia

Gracinda 17 de fevereiro de 2011 11:50  

oi, Talita, não conhecia essa dica de colocar uma laranja. não passa gosto para a feijoada?
bjo

dona perfeitinha 17 de fevereiro de 2011 13:24  

Oi, Naná...
Você deu a receita em poucas linhas, menina! Estou precisando ser assim mais sucinta. Nós também fazemos assim... só usamos o que citou mais carnes como lombo defumado. E a única diferença é que apesar de também firtarmos antes, depois de tudo escorrido e sequinho, cozinhamos junto com o feijão na panela de pressão. É bom porque mais gordura da carne sai e usamos dessas dicas para retirar grande parte. Feijoada é tão prático de fazer, né? Beijos minha amiga e qualquer dia vou deixar as carnes pré-prontas pra acrescentar por último como você faz.

Oi, Gracinda...
Eu tinha esse mesmo medo... vai que fica com gosto de sumo, rs. Mas não fica não. É incrível o que acontece com a laranja. Ela fica super feia. Mas o que eu percebi é que podemos usar ou a dica da laranja ou a da geladeira porque tiram praticamente a mesma quantidade de gordura.

Beijos,
Talita.

Anônimo,  17 de fevereiro de 2011 14:19  

Mas amo a maneira como vc escreve, não precisa inventar de enxugar nada...rs.. eu q preciso ser menos curta e grossa na escrita...rs...
E não esquece de aproveitar a mesma panela q fritou o bacon pra refogar as carnes... e põe o feijão e as outras carnes direto nessa panela qdo for misturar tudo... o sabor fica outro...

Fizemos nesse ultimo domingo... ficou deliciosa...

Bjs... Ná

dona perfeitinha 17 de fevereiro de 2011 18:41  

Pode deixar que não vou esquecer, Naná.. adoro suas contribuições e seus recadinhos... sinto que estamos perto. Obrigada, sempre!

Beijos,
Talita.

Lucilene 17 de fevereiro de 2011 19:50  

Adoro estas dicas de culinária! Preciso ir aprendendo...rs
Fiquei muito contente de ver que vc está seguindo meu blog! =)
Gostei muito da parte que vc colocou que teve sorte em se casar com o amigo, eu me sinto assim tb, por isso me identifiquei! =)
super beijo

Paulette Southard 17 de fevereiro de 2011 20:37  

Nao conhecia essas dicas e as adorei. Maneira muito light de comer o ue se gosta, né? :)
Adoro seu blog.
Bjs!

Coisas de Mirela...... 18 de fevereiro de 2011 17:05  

Carakaaaaa as dicas são realmente muito boa, qdo li o titulo do post pensei lá vem, mais adorei e vou testar em casa, depois conto. Bom fds bjm

Denise Clarke 21 de fevereiro de 2011 23:12  

Como assim os truques da vovó sendo espalhados por ai???? rs

Minha vó ensinou para minha mamis, que acabou me ensinando esses truques pra deixar a feijoada mais gostosa.... nem era pra deixar light... Era para dar sabor mesmoooo

dona perfeitinha 24 de fevereiro de 2011 14:22  

Oi, Lucilene,
Que bom que gostou mesmo do texto. E é tão bom nos sentirmos assim, né? Obrigada pelo recadinho.

Oi, Paulette,
O máximo de gordura que pudermos retirar do alimento, melhor, né? Obrigada pelo recadinho.

Oi, Mirela,
Lá vem... rs. Que bom que gostou então. Fiquei aliviada, rs. Adorei seu recadinho.

Oi, Denise,
Alguns defendem que quanto mais gordura mais sabor, mas sua vó é que esteve sempre certa, afinal, pois na minha opinião além de light a feijoada fica sim mais saborosa.

Beijos,
Talita.

Shirley 12 de maio de 2011 13:20  

Muito legal essa dica, mas os valores nutricionais do feijão continuam? A laranja só suga a gordura e quando o caldo vai pra geladeira não perde os nutrientes? Alguma nutricionista aí pra ajudar?!rs =)

Obrigada por comentar!

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!