Blog da Maria Bethânia: O mundo precisa de poesia - mas poesia de um só?

21.3.11 dona perfeitinha 34 Comentários

Hoje, 21 de março, é o dia mundial da poesia, sabia? E isso me lembra a grande polêmica em torno do tal blog de poesia que Maria Bethânia vai criar (será que ela terá coragem mesmo???) com muito dinheiro público, verba da Lei Rouanet.


Pra quem está por fora do que está acontecendo ou não entendeu ainda como é que Maria Bethânia conseguiu autorização do Ministério da Cultura para captar 1,3 milhão de reais como patrocínio para seu blog, vou tentar explicar em poucas palavras:

Existe a Lei Rouanet. Para quem não a conhece, é uma lei que incentiva projetos de cultura a serem patrocinados por empresas com até 4% do seu imposto de renda devido no ano (ou com até 6% do IR de pessoas físicas). Esses projetos culturais, como é o caso do projeto do blog da Maria Bethânia, são apresentados para aprovação ao Ministério da Cultura. Se aprovado, o projeto ganha autorização para capitar uma quantia X no mercado. (O incentivo fiscal no Brasil tira dos cofres públicos cerca de 1 bilhão de reais por ano, sendo cerca de 280 milhões através da lei Rouanet, o que seria ótimo se todos fossem bem usados e bem destinados e não existisse tantos poréns e coisas erradas que acontecem nesse meio).

No caso da Maria Bethânia, seu projeto de um blog de poesias (em que ela declamará 365 poesias em vídeo), cujo nome será 'o mundo precisa de poesia', recebeu autorização de captar 1,3 milhão de reais pela Lei Rouanet, sendo que 600 mil reais são pra ela própria (como direção artística) e o restante para investimentos.

Minha opinião:
Acho que o projeto de Maria Bethânia não tem nada de 'revolucionário' como foi classificado em seu pedido de verba, segue trecho dele:
“Em meio a tantos absurdos do mundo moderno, a tantos problemas que cercam a vida de todos, nos propomos a revolucionar a vida cotidiana de cada um.”
Eu sou blogueira e sou leitora de muitos bons blogs por aí. E se você é também, há de concordar comigo que a vida cotidiana da blogosfera já tem muita coisa linda pra se ler, pra se ver e pra se ouvir e que nos faz um bem enorme entrar nesses blogs e nos distrair um pouco dos nossos problemas cotidianos, sorrindo e nos surpreendendo com cada blogueiro que se dedica com afinco ao seu cantinho. E claro que a blogosfera está aberta a quem mais quiser criar seu blog e criar bom conteúdo, e isso vale também para Maria Bethânia que sabemos tem muito talento e merece o reconhecimento profissional que tem. Mas por que ela precisa de verba pública? Já tem talento, é conhecida e com toda certeza seu blog faria sucesso imediato e conseguiria patrocínios privados, além de receita com venda de espaço publicitário. Acho que um blog pode levar cultura e informações a muita gente, principalmente um blog de poesia de uma poetisa/cantora como Maria Bethânia, mas não acho que seja esse um tipo de projeto que precisa de verba pública, sendo para um blog de um anônimo ou mesmo para um blog de alguém famoso como Maria Bethânia. E minha crítica é exatamente essa. Acho que há outros projetos muito mais relevantes que este que realmente precisam de um 'empurrãozinho' do governo para darem certo. O blog de Maria Bethânia dará certo (gerará muita receita) de qualquer forma, pois ela tem talento e já tem um público enorme.


O governo até pode querer patrocinar a cultura em blogs, mas acho que não através da verba da Lei Roaunet, já que blogs são veículos que com algum tipo de ajuda de divulgação podem se  manter sozinhos, podem remunerar através de publicidade, parcerias, entre outras formas, qualquer autor que saiba encantar seus leitores. Para blogs, verbas tão grandes como a autorizada para captação para o de Maria Bethânia são totalmente desnecessárias, um grande absurdo que mais uma vez parece que vamos ter que engolir.

E pra quem a defende dizendo que a autorização de captar tanto dinheiro não é garantido, isso nem é tão difícil assim. Empresas que patrocinam projetos dentro da Lei Rouanet não tem nada a perder (já que o valor que usam pra patrocinar é parte do que devem ao fisco - que será isenta - e ainda ganham com divulgação do seu nome pelo  patrocínio concebido), e, normalmente, quando o projeto é de gente famosa como Maria Bethânia, concordam na hora e entregam os 4% devidos do imposto de renda fácil, fácil... mas não torço que ela consiga, já que acho que há outros projetos muito mais 'necessitados' de verba que esse. Se alguém quiser um montante de dinheiro tão grande assim pra um único blog, que vá procurar patrocínio particular, que vá produzir bom conteúdo e gerar visitas suficientes, vendendo pelo preço que quiser seu espaço publicitário, mas... dinheiro público? Vergonha, vergonha, vergonha! Não cansarei em repetir!

Queremos poesia em blogs sim, mas poesia que conquiste remuneração ao autor sem necessidade de tanto dinheiro público envolvido. E tanto dinheiro, sinceramente, me deixa assustada. Tudo bem que pode até ser sim o quanto vale tal serviço de Maria Bethânia, um ícone da cultura brasileira, mas ainda critico o fato dela querer buscar tal remuneração através da Lei Rouanet. Como disse antes, seu blog teria sucesso imediato de qualquer forma e patrocínios privados não faltariam. Quem leva cultura ao povo brasileiro deve sim ser bem remunerado, mas a verba da Lei Rouanet pode muito bem ser melhor aproveitada para bons projetos que realmente não conseguiriam vingar sozinhos. O fato de eu querer expor minha opinião sobre isso é principalmente porque me assusta pensar que vários desses projetos estão na fila para aprovação há muito tempo e acaba que o projeto de Maria Bethânia consegue autorização para captar esse grande montante de dinheiro que terá um único destino: seu blog.

O que você acha disso?

34 comentários :

  1. Olá, Talita, parabéns pela sua opinião!!! Faço minhas as suas palavras! Um absurdo mesmo! Uma vergonha! E vou te contar uma coisa, o que mais me dói é ver que esse pessoal da minha geração que eu acreditava "puros" são tão contaminados pelo poder como qualquer outro! Dizem que se quisermos conhecer bem uma pessoa dê a ela o poder! Apoiada em tudo Talita, tudo o que você disse!
    Assino em baixo!!!
    Parabéns!!!
    Beijinhos doces e viva nós blogueiras sem verba e felizes!!!

    ResponderExcluir
  2. Talita
    Como descobriu!
    Eu não li isto ainda não. Mas que desaforo. Tantos jovens precisando de ser incentivado em sua arte poetica mas falta dinheiro pros professores imprimirem poesias dos alunos e para outros detalhes que na escola enche os nosso olhos de magia.
    Eu admiro a Betania como cantora mas este papel deveria ser entregue para as professoras . Ela saberia direitinho como colocar esta verba dentro da sala de aula e inseri-las no contexto da internet..
    Mas... que pena\!Onde foi parar?
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  3. Eu cocncordo com você. Parece até que ela nem gosta de poesia, quer mesmo é o patrocinio. enquanto isso, poetas maravilhosos escrevem e nem conseguem postar num blog 0800, porque nem computador tem ...

    ResponderExcluir
  4. @Carol Fernandes

    Oi, Carol,
    Obrigada por comentar. E nós temos que lidar com essas vergonhas. O poder público tinha que ser mais cauteloso e criterioso na aprovações de projetos que levam verba pública. Mas pelo menos temos voz, não é? E acho triste mesmo, citando o outro assunto que comentou, descobrir que alguém que achávamos 'puros' ser tão ambicioso que chega a ser capaz de atos imorais ou atos desumanos para conseguirem poder e dinheiro, ou dinheiro e poder, vai saber qual vem primeiro, rs. Eu recentemente me decepcionei bastante com alguém próximo também.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  5. @Mônica

    Oi, Mônica,
    Você nos lembrou de algo muito importante: a sala de aula, onde cultura deveria ser muito mais incentivado. Um projeto que levasse mais cultura às salas de aula, ajudando as professoras a enriquecerem a rotina escolar é muito mais importante que esse projeto sem mérito da Maria Bethânia. Vocês professoras merecem muito, muito mais, e o governo fica gastando com projetos que acabam, no final, levando cultura só pra quem já tem uma boa bagagem, aqueles com boas condições financeiras. Adorei o comentário. Contrubuiu demais. Quanto à essa verba, ainda não há confirmação se a cantora já conseguiu captar.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  6. @Anabela Jardim


    Oi, Anabela,
    Maria Bethânea é uma grande poetisa, disso não temos dúvida, mas na minha opinião ela deveria captar recursos privados e não públicos. Todo autor deveria ser remunerado, infelizmente nem todos conseguem que seu trabalho seja notado, mas o fato é que acho que há outras necessidades de insentivo à cultura no Brasil, e esse dinheiro todo pra um único blog me assusta.

    Beijos e obrigada,
    Talita.

    ResponderExcluir
  7. Há dois dias estou pesquisando, e me informando, via internet, sobre o blog da Maria Bethânia. A Dona Perfeitinha foi um dos blogs mais contundentes e realistas que encontrei.
    Vou focar sobre o pedido de verba, no qual, de acordo com informações aqui contidas, está descrito que "Em meio a tantos absurdos do mundo moderno, a tantos problemas que cercam a vida de todos, nos propomos a revolucionar a vida cotidiana de cada um".
    Vamos lá:
    -Quem são estas pessoas que falam em tantos absurdos e problemas e não os especificam?
    -Que pretenção é esta de achar que vão revolucionar nossa vida cotidiana?

    Realmente, não há nada de revolucionário, parece mais um discurso de bispos de igrejas com intenções duvidosas.

    Tais palavras já deveriam ser suficientes para o Ministério da Cultura ficar alerta. Mas, ao invés disso, deu a canetada.

    Um ministério, que ao invés de nos proteger contra tais ameaças, facilita a sua proliferação.

    Maria Bethânia e equipe tem culpa pela falta de escrúpulos e o ministério tem mais culpa ainda pela falta de competência, ou atitudes ainda piores (as quais ainda serão sabidas).

    A meu ver, está acontecendo algo abominável: Estão sub-julgando a população brasileira. Acham que somos idiotas. Mas tenho certeza que antes dessa porcaria ir ao ar, vamos encontrar uma boa solução para neutraliza-la.
    Podemos recorrer aos poucos políticos confiáveis.
    Temos que lembrar que existirão anunciantes. Podem existir boicotes.
    Vou dar um tempo e espero voltar com boas novidades.
    Quem sabe, tudo isto tenha vindo para o bem. Talvez esta gritaria toda se espalhe pelo Brasil para cobrar decência e competência em todos os setores de nossos governos.

    ResponderExcluir
  8. @Fransa
    Oi, Fransa,
    Tomara mesmo que essa gritaria se espalhe, pois acredito que com isso, pelo menos por um tempo, o Ministério da Cultura crie mais vergonha e analise melhor o 'mérito' da verba da Lei Rouanet.
    Depois desse ato feio da Maria Bethânia em ir à caça de dinheiro público para um projeto que não precisava dele, ela conseguiu criar em nós que não somos tão bobos, aversão ao trabalho que propôs antes mesmo dele começar (e olha que ele seria admirável se fosse um trabalho cuja remuneração nada tivesse a ver com dinheiro de incentivo a projetos que realmente precisam de uma ajuda para darem certo), pois realmente ela não precisava de dinheiro público, muito menos tanto dinheiro assim para manter um blog, cujo trabalho que terá talvez se resuma a uma tarde por mês. Mas vamos esperar e ver no que isso vai dar.

    Beijos e obrigada pelo comentário,
    Talita.

    ResponderExcluir
  9. OI Talita, achei um absurdo isso e inclusive discutimos isso almoçando ontem
    Vergonhoso ela receber esse dinheiro!!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Só posso concordar com voc~e e realmente eu não sabia de nada disso. Fica aqui um velho ditado popular " Quem faz a fama, deita na cama" E a dela tem lençol REAL. Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  11. Acho tudo isso uma total vergonha! Vi hoje a matéria falando sobre a liberação da verba e me senti ultrajada!
    Beijos, Rê

    ResponderExcluir
  12. Amante de poesia que sou, acho isso um verdadeiro cumulo! Tantas blogueiras/poetas maravilhosas que nao recebem nada alem de elogios e essa senhora já bastante abonada financeiramente resolve fazer uma dessas. Sou contra esse tipo de coisa sinceramente! Acho q seria muito mais justo dar dinheiro a pessoas já neste meio com um belo trabalho desenvolvido por amo, como o caso da Elenita do acasosafortunados.blogspot.com, da Marla de doidademarluquices.blogspot.com/ e tambem da Gio de jakutinga.blogspot.com . Pessoas talentossimas e que realmente usam a poesia como forma de expressao passando seus sentimentos. Cada dia q passa me envergonho mais desse povo metido a culto! Se for assim prefiro morrer no doce da ignorancia por sentimentos.

    ResponderExcluir
  13. Eu compartilho com vc desta opinião.
    Absurdo total.
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Talita!
    Apoiada amiga! que coisa horrivel, uma vergonha.
    Mas podemos fazer nossa parte, proponho um plano: divulgar em todos os sites e blogs possiveis essa noticia e mostrar toda nossa indignação.
    Começarei pelos sites de tv's mais conhecidos. Aliás não vi muita divulgação desse caso, bem provável que as próprias tv's estejam apoiando essa vergonha.

    Adriana-Belém/PA
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Amiga,

    ainda não havia lido nada a respeito. Muito bom você manter seus leitores informados destes absurdos praticados com o aval do Poder Público. Vamos divulgar... quem sabe ainda há uma luz no fim do túnel...?!?!?

    Abraços e mais uma vez parabéns pelo sucesso do Dona Perfeitinha. Sucesso, diga-se de passagem, conquistado com seu esforço e dedicação e não com dinheiro injetado pelo governo.

    Débora.

    ResponderExcluir
  16. @Dea

    Oi, Dea,
    Tem pessoas bem informadas que gostam de aproveitar todas as 'oportunidades', mas dignamente falando, é muito dinheiro público pra algo que não precisa. E ficamos a falar com indignação disso. Tomara que quem tem voz maior que a nossa se indigne também e leve isso pro conhecimento popular.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  17. @Elaine Barnes

    Oi, Elaine...
    Que coisa, né? Por isso também dizem que os ignorantes é que são mais felizes... afinal, não se indignam com nada.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  18. @ReCriando

    Rê,
    E acho que esse sentimento tem sido comum pra todos nós com relação à certos destinos tomam o dinheiro público.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  19. @Priscilla

    Oi, Priscilla,
    Adorei o comentário, obrigada. E gostei que tenha deixado o link dessas meninas, já as estou acompanhando. E realmente tem gente que se acha capaz de mudar o mundo, mas porque não fazem essa mudança primeiro em si próprios, não é?

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  20. @Anônimo

    Muito bom, Adriana,
    Ótimo plano! Mas parece que a notícia ainda está caminhando... logo logo chega a quem tem voz maior para dizer a um maior número de pessoas.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  21. @Anônimo

    Oi, Débora,
    Obrigada por todas as palavras gentis de sempre e que nunca vou cansar em agradecer. E com toda certeza a nossa esperança existe e temos que ficar torcendo para que essa luz no fim do túnel apareça o mais rápido possível.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  22. Vcs estão falando de coisas que aparentemente não têm real conhecimento. O trabalho é válido, sim. E, em termos técnicos, revolucionário também. Há vários blogs com poesias, mas que não pagam direitos autorais, não se preocupam se há erros de autoria ou mesmo de grafia. Sem falar em mil outros problemas. Não estou dizendo que estes não sejam válidos, claro que são; mas não se pode comparar com a proposta de Bethânia.

    Além disso, o Min da Cultura já pagou muito mais por projetos bem mais simples (que não incluíam, por ex, 365 vídeos, muita pesquisa e muito direito autoral). Além disso, parte desse valor não é pago pelo Min, mas pela iniciativa privada. O problema é encontrar empresas que patrocinem os projetos; por puro desinteresse e falta de conhecimento que o valor pode ser descontado de imposto. Acho que o jornal que melhor falou sobre o tema, de maneira correta e levando todos os dados em consideração foi O Diário (do Norte do Paraná): http://maringa.odiario.com/dmais/noticia/403123/blog-de-maria-bethania-pode-captar-r$13-mi-para-videos-de-poesia/

    Ali, inclusive, tem comentário de que um grupo local (e pequeno) tem projeto aprovado na mesma lei. Em Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte (e possivelmente outras cidades que eu não tenho conhecimento) também tem projetos de vários valores aprovados.

    Precisamos aprender a ver o valor das coisas, e só criticá-las com conhecimento verdadeiro. E não pq um certo cantor começou um tumulto no twitter só pq não gosta da Bethânia (pq foi assim que começou).

    ResponderExcluir
  23. Mais um link de uma crítica um pouco mai esclarecida: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/hermano-vianna-colunista-comenta-polemica-envolvendo-blog-de-maria-bethania-1344667.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. @Fricks

    Sr, Fricks,
    Acredito que não leu a minha postagem, pois defende coisas que não critico. E ainda faz uma defesa que comentei em meu texto que não acho válida. Já que não leu, só pra te esclarecer um pouquinho: minha crítica não é ao conteúdo do projeto de Maria Bethânia que poderia sim ser louvável como disse um dos defensores na reportagem de Fábio Massalli (link que você deixou), caso não fosse criado com dinheiro público (esse que não advém parte do Ministério da cultura como você comentou - se ler meu texto, saberá um pouco de onde vem e como é captado). Minha crítica é unicamente em relação a ela pegar tanto dinheiro público para criar um blog. Você sabe o que é um blog? Um blog, se for bem acessado e com toda certeza um dela terá muitas visitas, é meio de gerar renda para seu autor. É particular e seu autor pode ganhar muito dinheiro com venda de publicidade. Bethânia não precisava de dinheiro público para realizar tal projeto, ela conseguiria muito dinheiro com patrocínios particulares. E a crítica é essa, vai entender melhor se ler a postagem.

    ResponderExcluir
  25. Bem, vamos lá, Sr.Fricks, estou escrevendo por aqui, porque através do blog da Talita, que não se esconde, é a única maneira que vejo de poder lhe responder também e defender um sentimento chamado "espírito de blogueira" que acho que o Sr, não conhece. Diferente da forma como o Sr. escreve, criticando as observações feitas aqui nesta blog, todas nós apoiamos o "espírito da coisa" e a bem da verdade, blogs não precisam ser patrocinados, e o Sr. por favor, não subestime a nossa capacidade de analisar os fatos que tão claramente são colocados na imprensa. Talvez fosse melhor mesmo o Sr. não voltar a escrever aqui e penso que seria muito de bom senso que o Sr. não se desse esse trabalho, de vir aqui contestar uma observação e uma crítica, direito de todos, ou não? Essa sua atitude me leva a crer uma certa censura, ou não? Quem é o Sr.? De onde surgiu tão em defesa de uma situação que poderia ter parado ali mesmo, pois se o Sr. tiver um mínimo de capacidade de observação verá que a Talita, dona do blog em que escrevo (pois afinal de contas cliquei em seu nome para lhe responder direto e não há uma forma de contato assinalada),já colocou duas postagens seguintes pois sei que o objetivo dela não é perder tempo e nem paralisar sua vida por conta de um escândalo desses. Pois como alguém disse nos comentários, é mais um dos escândalos que teremos que engolir nesse país, e palmas pra Talita que teve a coragem de escrever e falar sobre o assunto.
    E quanto ao Sr., diferentemente dela, se esconde atrás de um nome, que nem sabemos se é real e não coloca nenhum e-mail e nem tem um espaço para que pudéssemos discutir o assunto.
    Sr."Fricks", fique na Paz e viva sua vida da forma como escolher e deixe as blogueiras em paz.

    ResponderExcluir
  26. @Carol Fernandes

    A sua resposta só mostra o que já falei, que vcs querem apenas a sua opinião e não estão dispostas a conversar/discutir os assuntos. Sobre essa sua absurda ideia de que eu "me escondo", é no mínimo absurda. Eu postei todos os comentários logado e não como anônimo. O fato de meu login ser um pseudônimo é completamente irrelevante, já que a minha conta existe com todos os meus dados.

    E não se preocupe, não vou mais me dar ao trabalho de responder, já que só o que vc quer é "ficar em paz".

    ResponderExcluir
  27. @Carol Fernandes

    Carol,
    Obrigada por sair em defesa do nosso direito de expor opiniões em nossos blogs de forma tão sensata e interessante. E sinto muito por esse rapaz estranho que aqui vem se achando dono de todo o 'conhecimento' a respeito desse assunto proposto, mas só fala coisas equivocadas, a tenha citado diretamente com afronta. Esse sr. ou rapaz não tem nome, não tem conhecimento, mas tem uma opinião e pelo que parece, não só a favor da Maria Bethânia ganhar tanto dinheiro público por um trabalho tão 'particular', mas ele também tem opinião contra todas as opiniões contrárias a ele. Não respondê-lo, pois pra mim ele não existe, já que se defente renomado, mas não se dá um nome! Não vamos mais perder tempo, pois aqui aceito sim opiniões contrárias, mas que se diga contrária ao que foi defendido e não a coisas que nada tem a ver com o foco da minha crítica, pois sendo assim acharei mesmo que a pessoa nem mesmo leu a postagem para não pensar pior sobre ela. Enfim, vamos esquecer tais comentários desse sr. e esperar que quem queira escrever em defesa da aprovação desse projeto, escreva com mais foco e assim conseguirmos gerar um bate-papo de qualidade. Obrigada, adoro seus comentários por aqui.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  28. Sabe Talita, o mundo está cheio de pessoas assim, são muito valentes, mas não se apresentam. Não é irrelevante uma identidade, na minha opinião. Quando você se mostra significa ter caráter, ter coragem de enfrentar as coisas de frente, sem medo da discussão, que deve ser sempre pautada na educação, acima de tudo. O Sr. citado é alguém extremamente deseducado que só quer realmente gerar uma discussão inútil e a pessoa que sai por aí enfrentando o mundo dessa forma, é um coitado!
    Vamos seguir em frente, querida, e não se abale mesmo, com todas as besteiras que o Sr. Verdade quis colocar.
    Continuo apoiando a sua crítica, e agora mais do que antes!rsrs
    Um beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  29. Vcs eh q se acham as donas da verdade e não aceitam nenhum tipo de opinião contrária. Em nenhum momento impus nenhuma verdade (ao contrário de vcs), só sugeri q era possível ver o assunto mais a fundo e ter outras visões (menos fechadas). E eu não sei de onde vcs estão tirando que eu não tenho nome. Deixei todos os comentários logado. Meu perfil de conta está lá pra quem quiser ver. Em nenhum momento postei como anônimo. Mas acho q vcs (donas da verdade!) não viram isso.
    Com vcs não há diálogo nem discussão; só a opinião de vcs.

    ResponderExcluir
  30. 600 mil só de criação artística é muita grana mesmo!!!!! pra um blog... esse pessoal está acostumado a ganhar grana na fama...o caetano veio pra minha cidade Avaré(interior de sampa) e cobrou uma baguatela de 500 mil(dizem as más linguas hauhuua) pra tocar umas 12 músicas...
    Essa cultura quenão entendo.

    ResponderExcluir
  31. @Lóis

    Oi, Lóis,
    O dinheiro é bastante mesmo, né? Mas mesmo que seja isso mesmo quanto vale seu trabalho, o absurdo é ela querer captar dinheiro público pra fazê-lo num blog que é particular e poderia muito bem ser patrocinado de forma privada ou mantido com dinheiro de venda de espaço publicitário. Cultura é mesmo muito cara... e justamente por isso há leis como a Rouanet querendo patrocinar cultura gratuita para o povo. Mas num blog não, né? Num blog eu não concordo. E como você disse, eu também não entendo essa cultura brasileira de apoiar esse tipo de coisa. Adorei seu comentário. Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Olá!Talita,
    Desculpe a demora para o comentario, mas engrosso a fila com vc,a lei rouanet deve ser revista.mas se vc não sabe (mas acredito que sabe) isso tudo faz parte de um tráfico de influência que sempre houve no Brasil, ou seja elite previlegia elite, ato imoral que precisa terminar, vivemos na era do pensar solidário, pensar social, poesia é algo maravilhoso, muda a vida da gente, mas não desta forma.Que pena vermos os icones da MPB pensar e agir desta forma, gostaria que Bethania com toda a sua sensilibildade e simplicidade e espiritualidade revesse sua posição.

    ResponderExcluir
  33. @Carol FernandesQuer publicar seu texto, sua poesia gratuitamente venha para o http://www.becodospoetas.com.br/ aqui você consegue!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com