Cadeiras e poltronas de design que fazem minha cabeça

28.3.11 dona perfeitinha 8 Comentários

Ai, ai, ai... como são lindos e marcantes certos móveis de design. Não à toa olhamos pra eles e já identificamos algo familiar, alguma referência à uma época, a alguma casa de amigos, à consultórios médicos ou mesmo à um filme que assistimos. Eles estão por todos os lados e quem é apaixonado pela história de criação e de sucesso desses móveis, normalmente tem um ou mais em casa. Selecionei abaixo, algumas cadeiras e poltronas de design que mais fazem minha cabeça e comentei com referências pessoais e com algumas informações técnicas que vale a pena saber.


Poltrona e puff Eames Louge: uma das mais lindas versões das 'cadeiras do papai', não concordam? E essa é uma das mais famosas do mundo! Foi criada por dois designers americanos cujos nomes ela leva e existe desde 1956. Atualmente, ela tem aparecido demais em revistas de decoração e eu adoro. Tenho uma queda especial por peças com cascas de madeira como essa.  Como qualquer peça de design, tem preço alto: cerca de 6 mil reais o conjunto para a versão original ou cerca de 3 mil reais para as versões inspired on.


Poltrona Diz: brasileiríssima, é de 2002, do designer Sérgio Rodrigues (o mesmo autor da tal cadeira Oscar, famosa por ter sido criada em homenagem à Oscar Niemeyer, em 1956). Essa cadeira é de madeira maciça e tem uma linha super elegante. Custa também um absurdo de caro: mais de 5 mil reais.



Cadeira Egg: Ela tem uma história legal, já que foi desenhada pelo arquiteto de um hotel em Copenhagem, especialmente para decorá-lo, em 1958. A cadeira fez 50 anos em 2008 e teve fabricação especial, uma série de comemoração com frases de sua história, em tecidos divertidos, e chamada Golden Egg. Essa cadeira tem ajuste de reclinagem e parece mesmo um ovo gigante que acabou de se partir. Acho linda e vou sempre lembrar da casa de amigos que tem dela, rs. Chega a custar 5 mil reais o conjunto, mas em versões inspired on, é possível achá-la por menos de 2 mil.



Cadeira Sophia: Ah! Não sei muito sobre ela (alguém sabe? quem fabricou ou de que ano ou país?) e até pouco tempo ficava admirando sem saber seu nome. Agora que sei que é Sophia (minha filha se chama Sofia), fiquei mais fã e me deu mais vontade de eleger uma dessas pra minha casinha, afinal, dentre todas é uma das mais lindas mesmo. Lembra-me cadeira de princesa, com aparência de vidro, de requinte, que se adaptaria bem tanto ao escritório quanto à penteadeira, hall de entrada ou sala. É minha preferida por tudo isso e por ser bem mais em conta, cerca de 500 reais.
Cadeira Mademoiselle: Essa parece ser uma das cadeiras do momento, já que está aparecendo muito em revistas de decoração. É uma das cadeiras que descobri há pouco tempo e que acho linda, com estampa bem alegre e tem tudo pra descontrair qualquer ambiente, chamando a atenção pra ela, rs.

Cadeira Panton: Essa cadeira é do famoso designer Verner Panton e marca história no designer de móveis mundial, por ser a primeira cadeira de plástico injetado. Um movimento lindo, firme e seguro, fazem dessa peça, na minha opinião, um caso curioso e que enfeita o ambiente. A blogueira Ruby acabou de se render ao encanto dela e mostrou como ficou linda a peça em sua decoração aqui.

Cadeira Barcelona: Escolhi essa cadeira pra finalizar a postagem porque pra mim ela tem cara de consultório médico, rs. Não raro vejo ela fazendo a decoração de salas de espera. Você também? Peças de design tem disso, marcam a gente também por aparecerem frequentemente em um tipo de lugar. E eu adoro isso.





E pra você? Algum desses móveis de design também faz a sua cabeça?

8 comentários :

  1. A cadeira transparente que você gosta chama Louis Ghost. Ela foi criada pelo designer Philippe Starck e é muito usada na decoração atual. Existem inclusive miniaturas dela para crianças.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Não achei referência sobre nome ou estilo em lugar nenhum, obrigada, vou pesquisar mais. Interessante que nos sites que a vendem, a vendem com o nome Sophia. Valeu, Ca!

    Talita.

    ResponderExcluir
  3. Oi td bom?Pois é,,,se chama Louís Ghost pois é uma "Luís XV" de policarbonato injetado.Mais uma das irreverências do Philippe Stark!!!Amo todas essas cadeiras!!!!Bjão

    ResponderExcluir
  4. @Patrícia Castor
    Muito legal, Patrícia. Com essas informações consegui achar mais... estou em processo de mudança e por isso vou precisar complementar a postagem depois, mas obrigada a você também por me deixar mais dados sobre a cadeira que entrou pra minha lista de desejos.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  5. Fabrica Cadeiras Design sob Encomenda SP (11) 2041-3122 (11) 3498-7089 www.americonevescadeiras.com.br
    - a estrutura e de 1 linha a Madeira e Jequitiba ta seca em estufa e imunizada liberada pelo (DOF) documento origem florestal Ibama,a espuma D 30 soft da Lukspuma,Verniz e Acabamento Sayerlak.
    O grupo selecto de Artesãos liderado pelo Artificie Américo Neves que atua a 43 anos em SP,excutando replicas de estilo,releitura e reedição de Moveis assinados para Cenários de Novela,Lojas Grife,Designers Famosos,Arquitetos de Renome e mais de 6001 consumidores final,garantindo exelência no acabamento utilizando as mesma tecnica usadas a centenas de anos no Mobiliario do mundo Antigo até os dias Atuais.
    Garantindo exelência e qualidade em nossos produtos para Decoração de Arquitetura Design Interiores SP alto padrão agregando valor ao produto Durável que é um Movel feito a mão em Produção Artesanal Limitada.

    ResponderExcluir
  6. Milene Szaikowski6 de maio de 2012 22:43

    Sou apaixonada pela cadeira Barcelona, terei uma na minha casa com certeza.

    ResponderExcluir
  7. A poltrona Mademoiselle também é design do arquiteto suíço Philippe Starck.

    ResponderExcluir
  8. Arq. Elen De Biasi5 de dezembro de 2013 13:23

    Olá! Realmente a Barcelona é uma usada em consultórios médicos, o que é um grande erro. Ela é uma cadeira linda, mas imagina você, recuperando-se de uma cirurgia, muitas vezes cheia de dores, aguardar sentado para ser atendido numa cadeira barcelona? Nada confortável. Acho que essas questões deveriam ser ponderadas primeiro.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com