Descobrir a melhor base pra pele da gente é uma coisa bem difícil, não acham? O mais correto seria testar os mostruários das marcas, conhecer a textura e o efeito na pele da gente antes de levarmos o produto, mas sabemos que não é sempre que temos essa oportunidade. Depende da marca, depende da loja e depende do atendimento. Comprar pela internet então, torna tudo mais difícil, principalmente quanto ao tom correto.

Essa postagem portanto não tem a intenção de te ajudar com o tom e com a marca da sua base. O que gostaria de mostrar são 3 tipos de base que sendo bons produtos, proporcionam um resultado ótimo: a base líquida, a em bastão, e a cremosa 2 em 1.

A base líquida: ela normalmente não vai sozinha na pele de ninguém, a não ser que a pele seja bem seca, já que do contrário pode dar muito brilho e até derreter. Sua textura é a mais leve de todas e a mais indicada para o dia a dia. Mas depois de aplicá-la, é necessário também um pouco de pó facial  translúcido por cima. Na foto: base líquida Elke (boa e barata) e pó translúcido Racco.

Base em bastão: se de boa qualidade, dá um efeito bem legal na pele da gente, mas se for ruim, é a pior escolha, com toda certeza. É mais indicada para peles jovens, pois costuma acumular em linhas de expressão. Base em bastão pode ser usada sozinha se a pele da pessoa for seca ou normal, mas somente com pó por cima se a pele da pessoa for oleosa. A base da foto é: mousse em bastão Ideal Shade, da Avon.

Base 2 em 1: esse tipo de base é mais denso, exigindo mais atenção para sua aplicação, mas é o tipo mais prático que existe, pois passou e não precisa mais nada. É perfeito para peles oleosas, já que tem base líquida e pó facial juntos e não derrete fácil com qualquer exposição ao calor. A base da foto é da Mary Kay e tem cobertura média.

Além desses tipos de base, outros vários como a base em mousse, pan cakes e compactos existem no mercado para facilitar a vida da gente. E claro que como adoro bases, vou aos poucos mostrando outros tipos e suas melhores aplicações por aqui. Esses três tipos de base acima são os mais comuns e mais fáceis de aplicar (com as mãos, com esponjas ou pincéis), por isso, os elegi para essa postagem. Dentre eles, o meu prefido é a base líquida, sem dúvida! Acho a base líquida a que proporciona aplicação mais natural, com cobertura satisfatória e leve, com tons ideais para toda cor de pele. E pra você? Qual seu tipo de base preferido?