Tá procurando o quê?

Como lavar roupas brancas


Minha mãe é uma expert em lavar roupas brancas. Desde que me entendo por gente, a vejo lavando as roupas do meu pai que é médico com todo o cuidado do mundo para evitar que amarelem com o tempo. E foi com ela que peguei as dicas a seguir. Todos os produtos citados são os que ela recomenda.

[Essa postagem foi sugestão de uma leitora, a Thais Lins. Seu marido é médico e ela ainda não descobriu uma forma ideal para lavar as roupas brancas dele]


A primeira coisa que devemos saber sobre roupas brancas, é que roupa branca só se lava com roupa branca.

1 - Antes de colocar as roupas na máquina, verifique se há manchas. Se a mancha for comum, retire com produtos como o Resolv do Vanish.








 
2 - Se o dono da roupa for médico ou médica, é necessario verificar se não há mancha de sangue e se houver, basta esfregar com um pouco de água oxigenada 10 volumes.
3 - Depois de tirar as manchinhas das roupas, coloque-as na máquina de lavar junto com seu sabão preferido (minha mãe recomenda o Omo Progress) e o amaciante que tem costume de usar.

4 - Assim que a máquina começar a bater a roupa, deixe apenas 5 minutos e desligue. Prefira lavar à noite para poder deixar a roupa de molho de um dia pro outro que é o melhor truque para lavar roupa branca. No dia seguinte, termine o ciclo da máquina de lavar e pronto!


5 - Um segredo para roupas brancas que começam a amarelar é usar meia xícara de chá de álcool na água da máquina de lavar. Mas isso deve ser feito apenas esporadicamente, quando realmente necessário.



O que achou dessas dicas?

15 comentários:

Sara 11 de abril de 2011 08:11  

Minina adorei as dicas e vou tentar colocar em prática. Meu marido é confeiteiro e eu consegui acabar com os uniformes dele. É muita mancha de gordura, chocolate, massa de tomate. Eu achava que tinha de tacar cloro ou água sanitária. Engano terrível! Não tira as manchas, o branco fica encardido e o tecido acaba. Agora estou começando a achar um jeito. Deixo de molho muito, muito tempo apenas com sabão em pó, quando vou bater na máquina primeiro eu enxaguo a roupa , coloco outra água com sabão e um pouco de água sanitária. Já melhorou bastante o aspecto dos uniformes.

Elisangela,  11 de abril de 2011 10:44  

Oi Talita,tenho alguns lencois brancos que ganhei da minha sogra, sao de percal, e estavam guardados por muito tempo, quando fui fazer uma limpeza no armario, resolvi lava-los, e estavam cheios de machas amarelas, fiquei desesperada, e foi entao que minha mae , sempre a mae da gente neh, que me falou: A minha tia tambem usava lencois brancos e nunca esfregou nenhum e nao existia maquina de roupas, ela esfregava sabao de coco e deixava por algumas horas esticados em num plastico no sol e depois de um tempo as manchas desaparecem, fui tentar, e deu super certo, sem esfregar sem estresse so sabao de coco e sol, logico que depois coloquei na maquina ,mas ja estavam sem as manchas, o alcool eu ja sabia, tambem coloquei na maquina...ficou lindo, alvo como a neve, sem nenhuma mancha, mas tambem so vale para quem lugar disponivel ao sol.
Bjs,
Elisangela

Jana 11 de abril de 2011 10:47  

Nossa! Adorei... mtas vezes a roupa branca fica mesmo amarelada, achei ótimo o truque. Posso sugerir algo tbm? Como lavar e passar camisas sociais? Meu noivo é bancário e só usa social. Estou preocupada, pois, não sei passar!

Fabiana!!,  11 de abril de 2011 15:21  

Uau... obrigada!!! Ontem mesmo, estava lavando roupa em casa e ficando chateada pois as roupas brancas já estão bem amareladas. Parece que adivinhou o que eu estava precisando!

E, falando em lavar roupa, você tem alguma dica sobre lavar roupas pretas, para que não desbotem??

bjs!

Drika 11 de abril de 2011 16:24  

Oie! Minha visitinha hj é para fazer um convitinho... da uma passadinha lá em minha gavetinha e participa do sorteio que esta rolando! Não esquece! Bjkas e uma semana linda!!!
http://gavetinhasdadri.blogspot.com

@Drika_Ribeiro
♥3♥

Vivi 11 de abril de 2011 19:13  

Oi Flor!!!
Adorei suas dicas!!!
Vou colocar em prática, afinal eu e meu namorado somos farmacêuticos e sofro para deixar minhas roupas bem branquinhas...

Bjo

momentmulher.blogspot.com

Anônimo,  11 de abril de 2011 21:52  

Oi.

Que coincidência. Tal como a Fabiana também eu notei ontem que as minhas t-shirts e blusas de algodão estavam meio amareladas e cinzentas. E até tentei lavá-las com lixivía (àgua sanitária, sou Portuguesa) e não deu resultado.
Não é que hoje vim aqui ao seu blog e encontro o segredo. Amanhã irei pô-lo em prática. Depois volto cá para dizer se resultou.
Só uma pergunta: Será que parar o funcionamento da máquina a meio, não estraga? E aquelas manchas de suor debaixo dos braços irão desaparecer? ou será que existe mais algum truque para as manchas de suor?
Desde já agradeço imenso a sua dica.
Parabéns pelo excelente blog, está nos meus favoritos.
Beijo, Marta

Patrícia 12 de abril de 2011 11:08  

Adorei,e vou testar. Meu maior problema são as manchas de desodorante, do meu filho adolescente. dificeis de sair...

Alessandra Pires 16 de abril de 2011 20:42  

Eu tenho usado o Omo líquido, ele deixa as roupas brancas como novas. bjs

Juliana Maris 17 de abril de 2011 13:52  

Também adorei as dicas, já uso o wanish e tenho gostado do resultado. Valeu Talita!! bjokas.

Anônimo,  9 de maio de 2011 08:40  

Só uma dúvida: eu devo colocar o álcool durante a lavagem ou na água do enxague???

Bjinhos,
Raquel

Desire,  21 de março de 2012 16:15  

Eu sempre tive uma dúvida? aquela meia que é branca, mas tem uma bordinha preta, ou aquela blusa banca que tem um silk na frente, podem ir na máquina com as outra roupas brancas?

Anônimo,  24 de março de 2012 15:42  

gostei muito das dicas de lavagem de roupa branca vou usar sempre, agora para quem quer tirar a mancha de suor ai vai uma dica otima,coloque meio vidro de leite de magnesia,meio vidro de leite de rosa e use como desodorante não deixa manchar a roupa e ainda tira o odor.experiencia propia.

Tatiana 3 de julho de 2013 01:11  

Tambem colocar na maquina com pouca agua e o sabao e completar com agua quente (esquenta em panela grande) e misturar o vanish branco liquido e deixar de molho como ensinou, de um dia para o outro. Fica super branca!!! =) Quando a roupa branca eh de malha e esta muito amarelada eu gosto de coloca-la em panela no fogo com agua e bastante sabao e deixar aferventar ate sair tudo. FUNCIONA!

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!