Como retirar todos os tipos de cola que grudam em objetos: tanto as polares quanto as apolares

Não sei se lembram, mas já fiz uma postagem antes dando a dica do vinagre para tirar cola de adesivo que grudou em objetos. E o vinagre funciona bem, mas não funciona pra todos os tipos de cola. É por isso que resolvi fazer uma postagem mais completa hoje.

O vinagre vai tirar todos os tipos de cola que são polares. Como o vinagre é uma substância polar, vai dissolver apenas colas polares. Se esse for o caso, vai desgrudar tudo rapidamente... (veja aqui).

Mas como nem todas as colas são polares, o vinagre não funciona para todas elas. Para colas apolares, a dica é usar óleo (que também é uma substância apolar) para dissolvê-las. Veja abaixo como fazer: 

O ideal é esfregar o óleo na cola para que a amoleça e seja fácilmente removida. Para isso, pode-se usar tanto um papel toalha (quando a superfície for mais sensível a arranhões, como plásticos):

Quando a superfície com cola for mais resistente, como vidro, podemos retirar a cola com uma bucha de cozinha...

É fácil e rápido...


Portanto, já sabe: basta testar o óleo e o vinagre nas tentativas de retirar cola grudada de superfícies. Se a cola for polar, o vinagre vai tirar. Se for apolar, o óleo vai tirar.

Não estamos recebendo comentários. Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com

Arquivo

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!