Receita médica de antibióticos - se a farmácia retém, como consultar a dosagem?

13.5.11 dona perfeitinha 3 Comentários

Todo mundo já sabe que agora as farmácias tem que reter a receita médica no momento da compra do antibiótico. Mas todo mundo também sabe que a receita médica é consulta obrigatória em casa para que todos estejam a par da dosagem correta dos remédios tomados ou ministrados às crianças.



Se a farmácia retém nossa receita, como consultar a dosagem?

Alguns médicos já adotaram o método de impressão de duas vias da receita para que o paciente não fique sem ela ao comprar o antibiótico.

Algumas farmácias tiram a cópia da receita e entregam ao cliente no momento da compra.

Isso é essencial para que não ocorram erros de dosagem errada ao ministrar os remédios em casa, mas ainda assim alguns médicos e algumas farmácias não se ligaram nessa questão e cabe a nós pacientes e clientes ficar atentos pra isso, portanto, se o médico não te deu uma segunda via da receita, tire uma cópia antes de se dirigir à farmácia.

(Outros remédios que não antibióticos continuam podendo ser comprados sem que a farmácia retenha a receita. Se não queremos comprar todos na mesma farmácia seja porque estão em falta ou porque em outra, o outro está mais barato, precisamos continuar com a receita em mãos - mais um motivo para tirarmos a cópia ou pedirmos ao médico uma segunda via no ato da consulta).

Fica a dica.

3 comentários :

  1. Oi Talita,

    Aqui no Paraná já era comum as farmácias terem adesivos que são colados nas caixas dos medicamentos onde o atendente já marcava a posologia. Acho ótimo porque está mais do que ao alcance porque nem sempre estamos com a receita à mão.

    Beijinho, bom fds.

    ResponderExcluir
  2. Quando a receita é impressa, espera-se q o médico entregue segunda via. Quando é manuscrita, que seja feita uma cópia carbonada. O paciente tem direito de pedir, embora muitos médicos fiquem "ofendidos" ou pq têm pressa!!!

    ResponderExcluir
  3. É obrigatória a prescrição de antimicrobianos numa receita em 2 vias, caso o paciente chegue na fármacia só com uma via é porque o médico não seguiu a lei.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com