Constipação.... o que é?

9.6.11 dona perfeitinha 6 Comentários

Engraçado que o significado popular da palavra é mais conhecido que seu significado real.

O que é estar constipado?

Estar constipado é estar com prisão de ventre...


Constipação é prisão de ventre. Na linguagem popular, porém, constipação é entendido como resfriado.(congestão nasal). Acontece que por vezes isso pode causar desentendidos...

Imagine só você dizer pro médico... "Doutor, estou com constipação" - você quis dizer que estava com nariz entupido (linguagem popular), mas o médico te receitará remédios para prisão de ventre, rs. Temos que ter cuidado com os usos populares de palavras com significados diferentes dos reais, mesmo que o uso popular já seja reconhecido em alguns casos como no da palabra constipação


Emenda: Orientada que fui a pesquisar mais e diante o texto em português para constipação como resfriado que a leitora Sandra Virgínia nos deixou nos comentários - muito rico por sinal - descobri que aquele texto está em português de Portugal, como já tinha me alertado meu marido sobre tal palavra em Portugal significar mesmo resfriado. Fui verificar no dicionário Aurélio que nos diz que constipação é prisão de ventre mesmo! E acrescenta que também é usado na linguagem popular impropriamente como resfriado. Portanto, em português brasileiro, constipação é prisão de ventre, mas seu uso popular agora ficou pra mim mais bem explicado, pois afinal, se em Portugal significa resfriado, há uma razão forte de usarmos no Brasil a mesma palavra com o mesmo significado de lá.

6 comentários :

  1. Talita essa palavra tb pode estar associada a resfriados. No meu caso eu sempre a utilizei neste sentido de estar com aquela sensação de "entupida" ou seja congestionada :
    Constipação
    Causada por mais de 200 tipos diferentes de vírus, a constipação é a principal causa de absentismo no mundo.

    Trata-se de uma infecção que atinge as vias respiratórias superiores (nariz, seios perinasais, garganta e laringe) provocada por um vírus.

    É uma das doenças mais frequentes em todo o mundo e constitui a principal causa de absentismo quer em crianças, quer em adultos. A maioria das constipações cura-se espontaneamente (sem tratamento) numa semana.

    Quais as causas:

    A constipação é uma infecção de causa viral. Mais de 200 tipos de vírus diferentes são responsáveis por constipações. Esta é a razão pela qual, num mesmo ano, podemos estar constipados várias vezes: a infecção provocada por um determinado vírus não confere imunidade para os vírus de tipos diferentes.

    Quais os sintomas:

    Os sintomas da constipação surgem dois a três dias depois do contacto com o vírus e são:

    dor de garganta e desconforto ao engolir;

    rinorreia (corrimento nasal);

    congestão nasal (nariz entupido);

    tosse;

    espirros;

    cefaleias (dores de cabeça);

    mialgias (dores musculares no corpo);

    sensação de mal-estar.

    Por vezes nem todos os sintomas estão presentes. Geralmente não existe febre.

    Como se diagnostica:

    O diagnóstico da constipação faz-se com base nos sintomas característicos.

    Como se desenvolve:

    Os sintomas da constipação costumam desaparecer em 4 a 10 dias, apesar de a tosse poder persistir, em média, durante mais de uma semana.

    Formas de tratamento:

    O tratamento da constipação é sintomático, isto é, consiste em aliviar os sintomas, e inclui:

    repouso;

    ingestão abundante de líquidos;

    gargarejos com água salgada morna;

    inalação de vapor de água;

    se necessário, utilização de um descongestionante nasal e de paracetamol ou ácido acetilsalicílico para alívio das dores.

    Os antibióticos não são eficazes no tratamento de infecções virais e, portanto, não curam nem aliviam os sintomas da constipação.

    Formas de prevenção:

    A constipação transmite-se facilmente através de gotículas de secreções infectadas, expulsas ao tossir e espirrar.

    Para preveni-la deve evitar-se o contacto próximo com pessoas constipadas. Deve ainda lavar-se frequentemente as mãos, principalmente antes de mexer nos olhos, no nariz e na boca.

    Se já se contraiu a constipação, deve utilizar-se lenços descartáveis e colocá-los à frente da boca e do nariz ao espirrar ou tossir.

    Doenças comuns como diferenciar:

    Alergias e algumas infecções bacterianas ou virais podem ter sintomas semelhantes aos da constipação. Em caso de dúvida, deve consultar-se um médico.

    Outras designações:

    Resfriado.

    Quando consultar o médico especialista:

    Quando os sintomas característicos da constipação se prolongam por mais de duas semanas, ou quando surgem outros sintomas, pois pode tratar-se de uma doença mais grave (por exemplo gripe ou sinusite) que exija outro tipo de tratamento.

    ResponderExcluir
  2. Talita, vc ficou com prisão de ventre na sua gravidez? Estou ficando louca não sei mais o que fazer...já tô ficando com cara de mamão...kkk

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sandra...
    Ah, sim! Como eu disse na postagem, a palavra é também usada na linguagem popular com esse sentido de congestionamento das vias aéreas, mas se olhar no dicionário, lá está que é 'linguagem popular'. Mas valeu demais por essa apresentação dos sintomas... onde achou? Essa época do ano é terrível, facilmente ficamos com nariz entupido, né? O ar está super seco e temos que usar bastante o umidificador.

    Oi, Aline,
    Adorei isso! Cara de mamão? Rs. Mas é o que acontece mesmo. Eu nunca tinha tido prisão de ventre até engravidar... e o pior é que não voltou a ser 100% depois que tive Sofia, mas a gente se acostuma e aprende a driblar com a alimentação...

    Beijos,
    E obrigada pelos recadinhos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  4. Talita
    Tem cada coisa na medicina que vira piada. Esta é uma destas.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mônica...
    Eu gosto dessas curiosidades, mas sabe de uma coisa? Meu marido acabou de me dizer que constipação em português de Portugal é mesmo resfriado, daí nosso uso popular com esse significado, portanto não é tão estramho como eu achava, né?

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  6. @*.*Aline*.*

    Aline
    Estou usando linhaça no iogurte todas as manhãs, além do mamão e está dando certo, graças a Deus....

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com