Como plantar manjericão

28.7.11 dona perfeitinha 22 Comentários

Adoro ter manjericão plantado em casa, mas não é fácil ter sempre, pois depois que ele vira arbusto, rapidinho seca, principalmente se você tem que viajar ou se esquece de aguar alguns dias (essa folhinha danadinha gosta de muita água e todo dia!). Então é necessário sempre replantar. Desde que comecei a plantar essa folhinha, já testei plantá-la de diferentes formas, mas a que mais deu certo foi a seguinte...

Pego alguns galhinhos de manjericão e tiro as folhinhas do caule, deixando apenas as do topo para colocá-las num copinho com água. É necessário tirar as folhinhas da base para que essas não roubem a maior parte da água e assim impeçam que as folhas e a parte do caule do topo murchem, podendo não sobreviver muito tempo:

Uma quantidade média de água que deve ser trocada 2 vezes na semana:

Depois de duas semanas, os caules de manjericão já criaram raízes e serão mais bem sucedidos na terra:



O manjericão costuma virar arbusto se tem terra suficiente pra isso. Num vaso pequeno ele cresce alto e chega num ponto que a gente percebe que ele não vai durar tanto tempo mais... é hora de colher outros galhinhos (ou comprá-los no sacolão) e fazer o processo para replantar de novo.

22 comentários :

  1. Concordo com você o meu já está se formando uma arvorezinha.Boa dica vou seguir.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Molho de tomate com ele faz total diferença. Preciso começar minha "hortinha de temperos" em casa e suas dicas serão muito boas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica!
    Estou com uns aqui aguardando o resultado se vão dar certo!!!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  4. Menina, d+ a dica, amei...
    vou experimentar =P

    Bjks e um final de semana abençoado =)

    ResponderExcluir
  5. Talita super prendada!! :)
    LEgal a dica
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! adoro manjericao ja cansei de plantar, vou seguir sua dica e quando conseguir te aviso , beijos

    ResponderExcluir
  7. Do manjericão se faz o floral Basilicum usado para as personalidades fortes que eventualmente podem ser acometidas por crises de inadequação e dúvidas sobre a própria capacidade. Usada quando há sentimentos de sobrecarga ou de incapacidade para cumprir os deveres profissionais, familiares, matrimoniais ou sociais.

    ResponderExcluir
  8. Olá Dona Perfeitinha!
    Eu adoro manjericão! Utilizo para diversas comidas, mas a minha preferida é esparguete com pinhões, alho, azeite, sal e manjericão! Apenas isso, e um truque de cozinheiro despachado que sou eu. Fica uma delícia!
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Ah, e obrigado pelas dicas! Muito úteis, sem dúvida!
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. A vovó está com saudades de seus netinhos.
    http://anabelanacasadavovo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Flávia Teixeira Caratinga2 de maio de 2012 11:16

    Meninaaaaaaaaaa, ontem mesmo falei aqui em casa q queria um pezinho de manjericão. Aí hj achei seu post ensinando a plantar..
    Adorei.....
    Sempre me lembro do seu blog, pq tem o melhor bolinho de mandioca q já fiz.
    Bjim....

    ResponderExcluir
  12. ola, moro em sao vicente, vi que nao é tao dificil obter um muda de manjericao, tem como nos mostrar como conseguir o mesmo com o alecrim, brigada

    ResponderExcluir
  13. Adoro manjericão! Adorei as dicas..

    ResponderExcluir
  14. Caras amigas, o manjericão ama água realmente. A colheita deve ser sempre feita na parte superior da planta, controlando seu crescimento. E permitindo que o sol penetre bem entre o galhosmais baixos. Ele precisa ser replantado a cada 4 anos, que é quando começa o seu declínio.

    ResponderExcluir
  15. Plantei o meu hoje! Tô na torcida para que dê certo!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde,adoreiiii sua dica para plantar o mangericão,sou apaixonada por esta erva,tras muitos benefícios a nossa saúde e grande aliado para o relaxamento do corpo,em meu blog temvarios postagens sobre ele,__/\__ Grata pela dica,vou testar e compartilhar em meu facebook sua postagem...bjinhos de luz e fique na paz!

    ResponderExcluir
  17. Tentei replantar manjericão e hortelã em copos plasticos e garrafas pet cortadas. Não deu certo nenhuma amostra. No segundo dia começaram a ficar escuro e murchar. Tentei com um pouquinho de ferilizante 10-10-10 e o mesmo resultado.

    ResponderExcluir
  18. Tentei replantar o manjericão e hortelã de acordo com o que você indicou e depois de 3 dias secaram e morreram. Tentei de novo colocando um pouquinho de fetilizante 10-10-10 e ocorreu o mesmo, depois de 2 ou 3 dias fica escuro e morre. Usei aqueles copos de plastico de festas. Onde será que estou errando?

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com