Como tirar manhas em granito

2.8.11 dona perfeitinha 10 Comentários

Tirar manchas em granito é um drama na vida de muita gente, principalmente das mães-donas-de-casa-com-piso-de-granito (eu!). Quando vi que nossa tão sonhada casinha tinha piso de granito, pensei: "vou ficar louca tentando evitar que tudo isso aqui se manche". E a loucura já começou, rs.

Quem tem filho sabe que é normal um copo de suco de uva entornar nos cantinhos mais estranhos, água pingar a casa toda porque ou a criança saiu fugida do chuveiro ou resolveu aguar as plantinhas fictícias de todos os cômodos, rs.

E eis que minha estreia como 'mãe-tira-manchas-de-granito' aconteceu e (sorte!) teve resultado positivo.
Como sou prevenida, assim que nos mudamos comecei a perguntar pra todo mundo sobre alguma solução para tirar manchas de granito. E uma amiga que fiz recentemente, me deu uma dica que hoje, tendo testado e aprovado, vou passar pra vocês.


A Renatinha me disse que caso algum dia meu piso ou bancadas de granito manchassem, que eu agisse rápido! Era pra cobrir a mancha com muito detergente líquido de coco e deixar ali por horas e horas.

Aí que outro dia, aconteceu a estreia de mancha em granito daqui de casa. Sofia, minha filha, brincava de pintar com tinta de aquarela, quando o potinho com água já suja dos pincéis virou no chão. Minha pequena foi até rápida e buscou o pano de chão pra enxugar tudo, mas quando cheguei pra ver o porquê do silêncio que pairou no ar (se a casa ficar silenciosa, pode saber que aconteceu algo, rs!), vi que o granito tinha ganhado uma mancha 'cor de rosa'. "Pelo menos é cor de rosa", pensei rindo... e corri pra buscar o detergente de coco... e a máquina fotográfica (claro!), rs.


E alí deixei o detergente por mais de 2 horas (há casos que é necessário deixar por mais tempo, até de um dia pro outro), quando resolvi removê-lo e tive uma grata surpresa: a mancha tinha desaparecido! Renatinha! Você foi brilhante com essa dica, menina! Super obrigada e tomara que ela ajude muita gente também, afinal, impedir que as crianças brinquem não dá (que se dane o piso nesse caso), mas deixar de proteger o granito também não dá, né gente? Temos que tentar de tudo... e essa dica é super eficaz para manhcas recentes* em granito (*entenda por recentes aquelas que acabaram de acontecer, de ser absorvidas, ou seja, manchas do mesmo dia).

Enquanto isso vou tentando descobrir como tirar manchas antigas do granito - dizem que é impossível, mas pra mim isso não existe, rs. Se você tiver alguma dica, deixa pra gente, please! Aqui em casa tenho umas gotas de óleo do ar condicionado split que o cara que instalou deixou pingar e que o granito absorveu sem dó... Ainda descubro como remover isso (será?!?!).

10 comentários :

  1. dizendo o predeiro q está trabalhando na minha casa que não tem mancha de qq piso q não saia com pasta de polir carro. Ainda não testei

    ResponderExcluir
  2. Nossa, talita, adorei a dica, mas se por acaso a Sofia rabiscar a casa toda, isso inclui paredes, chao, e os moveis de madeira com giz de cera, nao se apavore, sai tudo com remover faísca, ja passei por isso quando minha filha, na epoca com 3 aninhos (hoje ela tem 15 anos )rabiscou toda a casa com o gizinho de cera, e ainda achou lindo os desenhos,mas saiu tudo viu e nem ficou a marca, perfeito.
    bjs, Elisangela

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica, Talita! Vai ser muito útil aqui com meu piso de granito. Já esse removedor citado aqui em cima eu já pensei em comprar, mas na embalagem diz assim: comprovadamente cancerígeno. Aí desisti da compra.
    Beijos!!! Lúcia (mto tempo sem comentar rsrs)

    ResponderExcluir
  4. Flor, se vc descobrir conta tudo p´ra gente, tenho uma mancha dessas rosadas na bancada da pia do banheiro e que já mora por lá há 1 ano e até agora não consegui me livrar dela.

    Bjs e valeu a dica.

    Neili

    ResponderExcluir
  5. oi uma boa dica para limpar o marmore (mancha) é esfregar com sabão de coco e bicarbonato (basta utilizar uma esponja molhada), depois se espera uns 30 minutos e se limpa com um pano umido.

    Clara

    ResponderExcluir
  6. Olá! Acabei de colocar granito branco aqualux na minha cozinha...porque achei que granito não manchava como o mármore. Pois então, manchou com azeite de oliva e gordura de um pacote de salgados..pense no desespero! a cozinha tem uma semana e estava perfeita até então..quando li o blog saí desesperada comprar o detergente de côco...mas será que serve para manchas de gordura??? Estou esperando pra ver no que dá, mas se souberem de algo por favor aguardo. Bjs! :-)

    ResponderExcluir
  7. Usei um produto chamado pek tira manchas vende na internet e foi 10 retirou uma mancha de café antiga. Tem também um impermeabilizante que é show.

    ResponderExcluir
  8. Eu também tenho esse granito e ele não só manchou, mas escureceu em uma parte, por molhar constantemente. Como é uma mancha antiga, não sei como resolver. Eu só sei que não indico mais essa pedra (Aqualux) pra ninguém!

    ResponderExcluir
  9. Para remover manchas de gorduras no granito vc deve passar detergente de coco ou neutro e passe e deixe por 24 h bicarbonato de sodio.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com