Qual ingrediente tem em maior quantidade em cada produto industrializado?

4.8.11 dona perfeitinha 8 Comentários

Não sei se já sabe, mas se ainda não, vai gostar de saber... Existe uma regrinha de apresentação dos ingredientes que compõe cada produto industrializado. E essa regrinha obriga que o ingrediente em maior quantidade apareça primeiro na lista. Vai lá na embalagem, por exemplo, do seu chocolate preferido... Se esse for um chocolate comum, muito provavelmente aparecerá, encabeçando a lista dos ingredientes (que aparece normalmente no verso da embalagem), o açúcar! Sim... a maior parte dos chocolates ao leite brasileiros* tem mais açúcar que qualquer outro ingrediente, olha a prova aí:

(entenda por brasileiro: *vendido no Brasil)

Mas se o chocolate for amargo (daqueles com 50% ou mais de cacau), aí sim o ingrediente maior será, obviamente, o cacau, rs, mas olha o açúcar logo atrás:

Qual a lógica pro que tem em maior quantidade num achocolatado em caixinha: Leite, né? Olha aí... ingrediente em maior quantidade aparece mesmo primeiro...

O que tem mais no molho de tomate? Tomate, claro... olha a prova, rs:

E no leite condensado? Leite!

Dá pra nos divertir um pouquinho mais agora com as embalagens dos produtos... alguém tem aí em casa um daqueles salgadinhos de milho de saquinho? Tô curiosa em saber o que encabeça a lista... será a farinha de milho ou o sódio, rs?


8 comentários :

  1. Oie!
    Tb fiquei curiosa pra saber dos salgadinhos...assim que chegar em casa vou olhar cada produto ! Adorei o post...
    Otimo dia !

    Bjos

    Val

    ResponderExcluir
  2. deve ser sódio viu rsrs
    agora vou ficar olhando tdo, quem mandou vc me ensinar.rs

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha, não tenho aqueles salgadinhos em casa, o máximo que encontrei foi uns pacotes de Crocantíssimo perdidos (uma espécie de torradinha temperada, mas tem gosto de salgadinho para mim). O que vem em primeiro é a farinha de trigo. Obrigada pela informação, jamais imaginaria isso ... parabéns pelo blog, beijos !

    ResponderExcluir
  4. Aaaaah!! Eu não sabiaaaa!!! Adorei ^_^

    P.S.: Não conhecia o seu blog... Tenho fuçado aqui desde então e estou adorando (e recomendando muito!!!), você está de parabéns ;)

    beijos

    ResponderExcluir
  5. http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/42_98.htm

    Portaria que trata do assunto.


    Fui.

    Bj, seu, Samu

    ResponderExcluir
  6. Vim lhe fazer uma visita. Seu blog é maravilhoso, Parabéns! E também lhe convidar para conhecer meu blog.
    Que Deus lhe abençoe Sempre!
    Vera

    ResponderExcluir
  7. Oi Talita!

    Muito legal essa dica! Não sabia mesmo! Agora vou me divertir (e me informar) lendo os rótulos dos alimentos industrializados! Legal aprender coisas assim! Beijos! :)

    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tenho por hábito ler bem os rótulos desde que a luluzinha começou a apresentar problemas com o glútem(lulu é minha afilhadinha linda de 3 anos)leio até rótulo de balas.Mas fico sempre na dúvida se posso confiar neles.Essa sua dica é boa vou passar a prestar atenção a este detalhe.bjs

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com