Espaguete ao molho de tomates frescos e abobrinhas grelhadas

14.9.11 dona perfeitinha 11 Comentários

Tem um restaurante aqui em Ipatinga que serve um espaguete com abobrinhas muito bom (dia qualquer publico a foto do prato de lá pra vocês verem que linda também é a apresentação dele). E quando a gente gosta de algo em algum restaurante, quer tentar fazer nossa versão em casa também. E este virou simplesmente uma das melhores massas que fazemos em casa e claro que eu não podia deixar de vir publicar e dividir com vocês essa delícia. Sei que vão querer fazer a versão de vocês também.


1o passo: Fazer o molho! Esse tem base de tomates puros (usei 7 tomates). Picamos eles em cubinhos com pele e sementes. - Na foto, tomate sem pele, mas foi o único que precisei tirá-la. A casca dá uma cor a mais ao molho que natural é mais branquinho.

E aí é hora de refogar em um pouco de óleo. Refogue junto uma cebola grande picada da forma de sua preferência. Acrescentamos alho com sal, algumas folhas de manjericão, um pouco de caldo de galinha líquido Maggi e pimenta do reino na medida do seu gosto (aqui em casa gostamos do molho bem apimentadinho) - tudo acrescentado aos poucos até agradar ao paladar. Nesse ponto, tampa-se a panela e deixa os tomates reduzirem e virarem molho - é bom mexer de vez em quando):

Depois que os tomates cozinharem por alguns minutinhos, acrescentamos um fio generoso de mel. Também usamos 2 colheres rasas de sopa de extrato de tomate (para dar uma corzinha pro molho) ou um pacote pequeno desses molhos prontos. Se for a primeira opção é interessante acrescentar um pouquinho de água ao molho, no caso da segunda opção, não precisa. Provamos o molho e equilibramos o paladar dentro dos ingredientes que achamos ser necessário acrescentar mais.

Depois de reservarmos o molho já pronto, é hora de cortar as abobrinhas em rodelas de espessura média (não pode ser fina porque precisamos que sejam servidas cozidas, mas com consistência firme). Depois cortamos as rodelas ao meio e obtemos o formato de meia lua. Temperamos as abobrinhas com sal e grelhamos em grelha untada com azeite. Fogo médio para que elas alcacem cozimento sem perder firmeza. Quando estiverem com as marcas leves da grelha como na foto (dos dois lados) é hora de tirar e reservar.

Usei um espaguete mais fino de 5 minutos de cozimento. Mergulho em água fervente, ligo o timer e enquanto ele cozinha...

Faço os complementos... grelho o bacon cortado em pequenas fatias, acrescento alcaparras e azeitonas pretas na quantidade desejada:

Ralo o queijo parmesão e pronto! 

Escorro o espaguete e tempero com um pouco de sal e azeite. É hora de servir os ingredientes para montagem do prato à mesa ou montamos o prato na cozinha mesmo e servimos todos com o prato pronto, montadinho...

Para montar... molho, massa, complementos e abobrinha, finalizando com queijo parmesão. Quem quiser acrescentar umas torradinhas (centro macio e bordas crocantes), aconselho que sejam de pão italiano.

Eu não sei se gosta de abobrinha, mas o sabor dessas é muito bom. Com alcaparras combinam demais e a textura firme que ficam é simplesmente perfeita para esse prato:

11 comentários :

  1. Está com uma cara ótima
    Só não sei se eu ia curtir a abobrinha rs
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmmmm....Talita,devia estar uma delicinha!
    Eu gosto de abobrinha e meu esposo também ,agora minhas filhas iiiii... ta difícil...rsrsrs...mais vou fazer assim mesmo,quem sabe elas gostam.
    Abraços Keli.

    ResponderExcluir
  3. Talita! Parece que ficou delicioso...Qual restaurante vocês experimentaram esse espaguete? Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, meninas,
    Que bom que gostaram, mas Dea, abobrinha é uma delícia, talvez ainda não experimentou assim.

    Luísa,
    Foi no Buoni Amici, eles servem massas alguns dias da semana.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  5. Talita,

    Já estou com os ingredientes reservados para preparar essa massa que parece estar maravilhosa!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Talita
    Que delicia!
    acho que vou copiar!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  7. Talita, que fome! Vou fazer no fim de semana com certeza. Não há um ingrediente nessa receita que eu não ame!
    Obrigada pela dica! ^^

    Monna

    ResponderExcluir
  8. Oi Talita, é a primeira vez que comento aqui, mas desde ontem fique com água na boca pela receita, e hoje na hora do almoço fizemos, e olha, nos surpreendemos com o sabor. Agora só quero abobrinha assim rsrsrs, que delicia, fica perfeito!

    ResponderExcluir
  9. @Silvia
    Oi, Silvia,
    Que bom que fizeram, fico feliz... realmente abobrinha assim é mais saborosa, sempre gostei mais também.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  10. Valéri, Mônica e Monna,
    Façam sim, vão gostar!

    ResponderExcluir
  11. Fiz e amei,quando vi pela primeira vez senti que ia gostar,obrigada por esta receitinha prática e deliciosa,bjos!!!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com