Ingredientes secretos da vez

9.9.11 dona perfeitinha 9 Comentários

De tempos em tempos, adoro reavaliar os ingredientes secretos da minha cozinha. Chamo de ingredientes secretos aqueles produtinhos que no momento são os que mais frequentam o fogão ou a mesa de preparos daqui de casa.

E hoje vou revelar meus 10 principais ingredientes secretos da vez...


1 - Ovos! Sim, ovos! Acho que eles estão em todas as cozinhas, mas na minha, ultimamente, tem sido presença mais que constante. Já não são mais destinados apenas aos bolos e ovos fritos como no passado. Agora por aqui eles tem se transformado em massas belíssimas, como principal ingrediente do molho também, além claro, dos simples e maravilhosos ovos cozidos, mexidos ou poché que temos aprendido a fazer muito bem. As omeletes apesar de serem chinesas, ganham recheios saborosíssimos à la casa nas mãos do meu marido, expert no prato. E eu não podia deixar de citar que os petit gateâus que nunca faltam por aqui, também precisam de muitos, muitos ovos pra existirem, rs - receita perfeita que aprendi com minha amiga Camila há quase (posso falar???) 10 anos!

 2 - Gorgonzola... hum! Esse queijo nunca fez tanto sucesso por aqui. É verdade que já o usamos há muito tempo, mas ultimamente tem rendido mais pratos desde sempre. Vai bem com carnes, com salada, com torradas, com risotos, nem te falo, rs. Ainda vai render muitas postagens por aqui, com toda certeza!
3 - É claro que produto e marca tem que entrar nessa listinha, porque tem alguns como esse aqui que a gente descobre e vira fã. A Maggi lançou o caldo líquido e desde então tenho sempre na geladeira. Vai em risotos, ensopados e tudo o mais que eu já tinha costume de usar o caldo em cubo, só que agora com muito mais praticidade. Adoro!
 4 - Manteiga trufada, ahhhhh! Até suspiro. Esse ingrediente secreto aqui é antigo, mas do qual a gente não desgruda mais. Desde que um grande amigo, o Galba, nos recomendou, tornou-se presença constante em alguns pratos, de entradas a arroz à piemontese.
 5 - Massa folhada. Esse é um ingrediente que me salva da mesmice muitas vezes, pois com ele se inventa e cria diversos pratos lindos, delicados. Sim, é gorduroso, mas tem SEMPRE aqui em casa. À disposição para virar sobremesa ou mesmo para ser o prato principal do jantar. Tenho dia desses que postar as delícias lindas que essa massa faz, você vai gostar de ver.

 6 - Estigmas de açafrão... nossa, esse também foi um daqueles ingredientes maravilhosos que a gente se pergunta... por que não conheci isso antes? É bom em pratos quentes, como massas e risotos. Experimenta acrescentar 8 a 10 estigmas em uma receita de risoto como essa aqui e verá que diferença, que delícia.
 7 - Outra marca entrando pra lista. Esse creme de ricota da Tirolez é simplesmente a solução pra um café da manhã maravilhoso e leve e também para tornar mais gostoso muitas receitas de massas e também como recheio de legumes como fiz aqui. É Coringa esse creminho. Dá pra inventar moda e mais moda na cozinha com ele.
 8 - Arroz Carnaroli. Esse é outro ingrediente que não quer passar a coroa. Depois do Arbóreo, esse é o arroz da vez em pratos como piemontese e risotos daqui de casa. Tempo de cozimento mais interessante que preserva-se bonito mesmo se a cozinheira aqui deixa passar um pouquinho do ponto certo, rs.

9 - Gergelim. Nossa, gente, que grãozinho mais eclético também. Meu marido insistiu e adotamos ele no dia a dia daqui da nossa cozinha. Além de ir bem com pães e torradas que fazemos, é uma delícia sobre um bife passado na hora.
10 - E o Alecrim. Fresco é um dos temperos pra carne que mais gosto, como nessa receita aqui. Mas essa folhinha é tão interessante que junto com limão ela é explêndida. É uma delícia em qualquer tipo de molho, mas principalmente nos pra carne, rs. 

E seus ingredientes secretos do momento, quais são? Vou adorar saber e quem sabe, me inspirar em alguns deles pra adotar de vez na minha cozinha também, me conta!






9 comentários :

  1. Talita, tomei nota dos seus ingredientes, pois amo novidades na cazinho. bjos e brigadinha.
    www.jeppimentinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post e até fiquei com vontade de fazer uma omelete.. rs

    Hj vim divulgar outro blog... na verdade é um brechó.

    dá uma passadinha?
    http://reciclando-o-closet.blogspot.com/

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita,

    amei o post.
    Como moro no interrrrrior você saberia me informar onde posso adquirir, através de lojas virtuais, a manteiga trufada e os estigmas de açafrão?

    Abraços e mais uma vez, parabéns!

    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Uso muito canela em po no cafe, na salada de frutas....tambem pimenta calabresa.....gosto muito em carnes ,caldos...fica muito bom Gostei muito das suas dicas vou ver se encontro aqui em Ponte Nova alguns ingredientes citados...rssss
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, Valéria,
    Também moro no interiorrrr, rs. Não sei te ajudar, pois compro em BH, sempre que vou. Beijos.

    Oi, Anna,
    Em Ponte Nova nunca achei esses especiais. Compro todos em BH. Eu também adoro a pimenta calabresa, usamos muito também... canela no chocolate quente também é tudo de bom. Beijos daqui de Ipatinga,

    Talita.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Talita!
    Acabo de conhecer teu blog e já virei fã e seguidora! Obrigada por compartilhar seus ingredientes secretos e todas essas dicas maravilhosas... Bjs, Kakau

    ResponderExcluir
  7. @Kakau Netto(Casa Charmosa)
    Oi, Kakau,
    E obrigada pelo recadinho, fico feliz que esteja gostando do blog.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  8. Talita,
    Também amo temperinhos diferentes e ingredientes que mudam uma comidinha "comum".
    Tenho usado muito requeijão e vinho! Fica delicioso em massas e carnes.
    VocÊ falou do Alecrim nas carnes, meu uso preferido é pra grelhar o salmão!!! Fica divino!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  9. @Camila Morais
    Oi, Camila... também uso muito vinho branco e tinto ao cozinhar... alecrim em salmão é mesmo uma ótima ideia, obrigada! Beijos.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com