Lâmpadas de LED - veja comparativo - eu adotei!

12.9.11 dona perfeitinha 6 Comentários

Primeiro... o que é LED? LED é um Diodo Emissor de Luz (Light Emitting Diode). E diodo é um componente elétrico que permite a corrente com mais rapidez em apenas um dos sentidos (acho que isso é que justifica ele ser mais 'econômico').

Economizar energia em casa é regra pra mim, afinal, com tantas tecnologias, o consumo só tende a aumentar. Mas ainda bem que a própria tecnologia se preocupa também com economia e no que diz respeito à lâmpadas, primeiro vieram as fluorescentes que já reduzem demais o consumo em relação às encandescentes e agora são as lâmpadas de LED que estão conquistando os consumidores. Aqui em casa, já aderimos. No momento do projeto de iluminação, já pensamos em não usar as dicróicas comuns que além de gastarem muita energia, esquentam demais e são perigosas. Instalamos no lugar delas, lâmpadas 'tipo dicróicas' de LED. Elas são mais caras (cerca de 18 reais cada), mas duram muitos anos, não esquentam nada e iluminam muito mais, sem falar no principal: gastam pouquíssima energia.

Olha só o comparativo que fiz... esses são pendentes do meu quarto. 

Neste coloquei a lâmpada de LED de rosca de 5 watts (48 leds):

Ela é baixinha e ideal para esse tipo pendente:

Ilumina bem mais que a lâmpada fluorescente de 7 watts que aparece nas próximas fotos - sua iluminação é mais equilibrada, de abrangência homogênia, veja:

No caso da lâmpada fluorescente, essa de 7 watts, mesmo pequena, aparece abaixo do pendente e não gostei disso.

A iluminação é menor e mais heterogênea que a da lâmpada de LED:


Nesse comparativo dá pra perceber um pouquinho o porquê da minha total preferência pela lâmpada de LED, né? Apesar do preço mais alto, como sua durabilidade é altíssima (tem algumas no mercado que duram 19 anos, mais de 100 mil horas de uso!), o retorno vem no longo prazo. E o LED não possui metais pesados na produção, o que não agride o meio ambiente e ainda é mais agradável pra leitura, eu estou encantada, virei defensora e estou claro dividindo com vocês essa ideia. Vale avaliar com carinho.


6 comentários :

  1. também estou pensando em gastar mais um pouquinho e colocar as lampadas de led, apesar que acho que o efeito da dicróica é mais bonito, porém vi esta semana a tal da dicroica de led(algo assim) no momento fiquei na duvida se era isso mesmo, mas agora com vc tb falando, sei que não vi coisas e que realmente existe. pode ser realmente uma boa opção. não sei se irei descartar totalmente a dicróica mas a de led não vai faltar. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post... o marido tá querendo comprar só led para a sanca de casa, mas eu tava preocupada se ela iluminaria bem... pelo visto acho que sim...

    bj

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou estudante do curso técnico em eletrônica e, assim como você, sou um grande defensor da tecnologia de iluminação com LED's. Posso garantir que o LED é uma ótima escolha devido a sua eficiência e alta duração. Iluminação a LED? Eu recomendo!!!

    ResponderExcluir
  4. @cristina
    Oi, Cristina,
    Na minha casa coloquei todos do tipo 'dicróica' de led também. A iluminação é menor que da dicróica comum, mas eu a acho mais bonita e como disse na postagem são muitas as vantagens. Eu descartaria as dicróicas comuns, rs, na verdade descartei e foi uma ótima escolha aqui pra casa. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. @Michelle
    Michelle,
    Ilumina sim... aqui em casa estão por toddos os lados, rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. @Leonardo Cabral
    Oi, Leonardo,
    Ótimo ter uma opinião profissional por aqui, obrigada.
    Um abraço,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com