O anel de compromisso tem origem brasileira?

6.9.11 dona perfeitinha 2 Comentários

Pelo que tudo indica, sim! Parece que fomos nós os brasileiros que inventamos a troca de anéis durante o namoro, justificando assim para os amigos e a família que o relacionamento é sério (nada que chegue a pensar em casamento, mas sério porque assumiram um compromisso de 'exclusividade'). E isso tem tudo a ver com o brasileiro mesmo, não acha? Hoje em dia, com a cultura das ficadas, deve mesmo ficar mais difícil de convencer a ficante ou o ficante que a partir de um certo momento do rolo, quer que ele vire namoro. Namoro SÉRIO. Aí a solução foi inventar uma aliança prata ou de aço pra usar no anelar da mão direita (mas aí é questão de reinventar também, pois já tem gente usando o anel de compromisso no dedão e até no mindinho, rs) e assim mostrar pra todo mundo que assumiram um namoro.

Começou no Brasil, mas já se espalhou pelo mundo... dizem que na Argentina e em Portugal também já se vê bastantes anéis de compromisso nas mãos dos namorados.

E o anel de compromisso, cá entre nós, é muito fofo porque representa o namoro jovem com o pensamento de compromisso e fidelidade, atitudes hoje um pouco perturbadas com tantas 'modernidades'. Mas os papais e mamães que fiquem alertas se seu filho muito novo passar a usar uma, pois parece que alguns anéis tem sido razão de acelerar os passos-a-passo do relacionamento e conversa sincera com ouvidos prestativos sempre será a melhor forma de orientar um filho.

E assim como as alianças de noivado, os anéis de compromisso ganham cada dia um mercado maior com design para todos os gostos. Se o seu namoro é sério mesmo, seu coração vai bater mais forte por ganhar um desses anéis com certeza, mas antes de aceitar o presente do namorado, combine também dos dois mudarem o 'status' de relacionamento para 'namorando' nas suas redes sociais, pois afinal... namoro sério nos dias de hoje depende de muito mais do que um simples 'eu te amo', rs (ficou tão mais complicado...).

Olha só alguns famosos que já usaram anel de compromisso (ainda não sei se foi uma boa ideia publicar tais fotinhas, já que acho que nenhum dos namoros correspondentes ao 'compromisso' vingou), mas... aí estão:




2 comentários :

  1. Talita
    A mamae antes de ficar noiva de papai. Ganhou um anel de compromisso. Um lindo anel!
    E ele ficou para mim!
    uma hora eu mostro!
    E naquele tempo nem existia este costume! Em 1950.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Vim agradecer a visita ao meu blog.
    Olhe, esse negócio de anel de compromisso, pode ter sido criado aqui, mas na maioria das vezes não tem muito a ver não.
    Eu fui noiva durante vários anos, casei e depois de 4 anos me separei.
    Casei novamente (moramos juntos) sem anel e estamos juntos há mais de 20 anos.
    O anel não fez a diferença.
    Mas pra uma certa idade, ele faz sim.
    beijos

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com